Pensamentos intrusivos em excesso, como lidar?

Feita por >Leonardo · 3 jun 2021 Problemas psicológicos

Estou desesperado. Já tive pensamentos repetitivos e intrusivos há anos atras mas dessa forma nunca. Ano passado abandonei uma relaxão super tóxica que só me fazia mal e segui em frente, depois de 2 meses conheci uma outra pessoa incrível que me fez sentir-se a melhor pessoa do mundo, e decidi me namorar e viver com ela. Tudo continuava sendo incrivel até que um dia aconteceu um ocorrido que me senti culpado no dia 17/04, mesmo depois que minha namorada me perdoou continuei mal. Me sentia muito culpado, insuficiente e errado entao decidi canalizar meus pensamentos em outra coisa pra voltar ao foco de ser feliz. Prefiri pensar que superei um relacionamento tóxico e agora to feliz com quem eu amo. O problema é que a culpa passou e parece que mesmo assim todos os dias lembro continuamente dessa pessoa do relacionamento tóxico, é como se minha mente estivesse programada pra lembrar dela 24h por dia e eu odeio pensar nisso porque não consigo fazer nada bem durante o dia a dia. Não quero voltar, nem sinto vontade nenhuma mas é horrível a sensação de lembrar dessa pessoa porque me recorda os dias horriveis que sofri na mao dela, e quando estou com a minha namorada fica pior porque parece que minha mente insiste em projetar que isso é extremamente errado e que eu não mereço viver esse amor, que talvez seja melhor eu deixar ela ir embora e outra pessoa melhor vai chegar até ela e etc. Eu amo muito minha namorada e não quero me afastar dela, pelo contrário ela só me dá felicidade, e ela diz que também é muito feliz comigo. Mas fico me sentindo extremamente mal porque mesmo lembrando dessa pessoa que me fez mal de uma maneira indiferente e contra minha vontade, é horrível a sensação de não curtir mais meus momentos com a mente focada na minha namorada, ou em qualquer tarefa que eu faça. Parece que não importa o que eu faça isso vai me atordoar. Estou angustiado porque parece que as pessoas que leêm meu relato acham que estou dividido ou que quero voltar atrás mas não assumo, mas não, já tive oportunidades de voltar e não quis, antes dessa fixação de pensamentos eu nem sequer lembrava muito dessa pessoa e quando lembrava era algo que sumia de instantaneo, inclusive até cheguei a perdoa-lá em mente pra não guardar magoas. Me ajudem, preciso pensar num modo de tirar isso da minha mente dessa forma constante, quero voltar a viver minha vida bem, nao só a amorosa, mas meu trabalho e faculdade também, pensar nisso está acabando comigo...

A melhor resposta 4 JUN 2021

Olá Leonardo! Grato por escrever. É gritante que você precisa amadurecer, amadurecer muito. Pelo seu relato observa-se uma ilusão clara de problemas totais rápidos e de soluções totais rápidas. Não há problemas ou soluções totais, muito menos rápidos. O que você chama de "pensamentos intrusivos", na verdade é falta de ações e pensamentos integrados. Trabalho sério, estudo sério, contribuições domésticas sérias, esportes, cansaço físico e cansaço mental, não permitem espaço para pensamentos que não estejam integrados à prática. Vamos a um exemplo claro: escrevemos em Português, e lemos em Português, porque teorizamos e praticamos em Português, embora seja muito promissor, interessante e estimulado, que nos comuniquemos em outros idiomas. Teorizamos e praticamos em Português.
Quanto se disciplina a prática e a teoria de pensamentos construtivos, não há terreno fértil para pensamentos indesejados.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia - O Brasil apresenta o pior do mundo - façamos fechamento total por quinze dias, para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, tanto para e economia, quanto para a saúde. Utilizemos máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8634 respostas

4 JUN 2021

Olá Leo!!!
Lendo o teu relato me faz pensar, que vc tem uma representatividade inconsciente, de que quando vc está feliz, vc sente culpa. Entendo que vc tenha tido um relacionamento tóxico, mas percebo tbm que vc acaba projetando para a outra pessoa, a responsabilidade de vc ser feliz. E como vc disse que agora vc está envolvido nesta nova relação, só que vc percebe que quando vc começa a se sentir gratificado, feliz, o pensamento do relacionamento tóxico retorna e acaba perturbando o teu momento atual. Sugiro vc trabalhar com estas questões do que vc se permite viver.
Abraço, Carol.

Psicóloga Caroline Garcia Silva Psicólogo em Passo Fundo