Pensamento intrusivos

Feita por >Ise · 17 ago 2020 TOC

Algum tempo atrás comecei até pensamentos ruins, o que me assustavam, pensamentos que me davam medo, pensamentos de machucar alguém, comecei a evitar a ficar perto de tudo q pudesse ferir fisicamente alguém ,esses pensamentos começaram a me trazer muita angustia e além do medo de me tornar uma pessoa má e medo de mim, quanto mais eu tentava ñ pensar, mais eu pensava,Isso me causava um estresse mental, uma angústia, meu coração ficava acelerado. Comecei a buscar algo sobre isso na Internet, eu acabei encontrando um artigo q explicava sobre TOC de pensamentos, percebi que os relatos das pessoas contido no artigo eram parecido com os meus, comecei a assistir vídeo no YouTube de psicólogo explicando mais sobre pensamentos obsessivos e como poderia lidar com eles, eu tô tentando colocar na minha mente q são apenas ideias e não fatos, e que eles ñ me representam, é o fato de dar importância a eles, só fazem ficar mais forte, eu tenho q aceitar que eles estão lá , e focar minha mente em outras coisas, tem dias que esses pensamentos amenizam, mas parece que quando eu não tô pensando neles e tô bem, eu vou atrás deles, parece q eu ñ quero me livrar deles,me saboto parece que gosto de sofrer, eu ñ entendo porque eu faço isso, se eu sei que vou ficar mal e angustiada e com medo, as vezes isso me faz ficar com raiva de mim mesmo por fazer isso.

A melhor resposta 2 DEZ 2020

Ise quanto sofrimento. Vc pode acabar c isso tudo fazendo tratamento psicológico e psiquiátrico.
Procure ajuda.
Se desejar conhecer meu trabalho sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

19 AGO 2020

Olá Ise! grato por participar. Pelo relato, você já está caminhando nas providências. Sem se dar conta, as pessoas começam a alimentar determinadas concentrações e caminhos mentais. Na medida em que a pessoa diversifica suas interações, contempla uma variada gama de atividades, não resta muito espaço para tais pensamentos. É sempre importante lembrar que uma ação vale por mil palavras. A associação dos sentidos, dos movimentos corporais, dos contextos de troca, faz com que eles, em conjunto prevaleçam sobre os pensamentos. De forma prática, se quero estudar sobre mapas e estou com dificuldade de parar de pensar em puxar meu cabelo, por exemplo, pego um mapa, levanto-me para vê-lo de cima para baixo, resolvo, medir a proporção entre o tamanho do Estado do Amazonas em relação a Sergipe, acabo por mover braços, pernas, pensar local, proporção, cores, regiões. Esse conjunto de mobilizações, juntos, combatem os pensamentos insistentes.
Ter uma rotina de vida planejada, com realismo, flexibilidade e comprometimento, faz com que se saiba o que se espera fazer para cada hora, por exemplo: das 22h30 às 6h30, dormirei. Alimentação, esporte, higiene pessoal, limpeza de casa, cultivo de planta, estudo, descanso, sonhos, planos, metas, adequadamente distribuídos, faz com a cabeça tenha direções claras que se conectarão com o corpo, com as pessoas, com a motivação.
Experimente! Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: amor, solidariedade, ética, abertura mental, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8604 respostas

18 AGO 2020

Olá Ise, sou Geime Rozanski – Psicoterapeuta.
Perfeito o que descreve acima. Trata-se de uma compulsão, pensamentos obsessivos.
Podes tratar com Psicoterapia energética espiritual.