Como lidar com pensamentos intrusivos e toc de relacionamento?

Feita por >Henrique · 20 mai 2024 Abordagem psicológica

Boa noite, tenho pensamentos intrusivos em relação a minha fidelidade com minha mulher, eu amo muito ela, jamais a trairia, porem em vários momentos vem pensamentos sobre pessoas do passado ou quando estou na rua e vejo alguém que me chama atenção tenho esses tipos de pensamentos de que vou trai-la, acontece principalmente em momentos de intimidade comigo mesmo, tenho medo de acontecer durante as relações eu deixar isso transparecer pra ela. Esses pensamentos me fazem sofrer de mais, preciso de ajuda. Sinto muita atração e gosto demais de estar com minha mulher, mas me sinto mal por ter esses tipos de pensamentos, gostaria de me livrar disso pra viver em paz com ela.

A melhor resposta 23 MAI 2024

Olá Henrique!

Todos temos pensamentos intrusivos de vez em quando, e estes podem ser perturbadores ou inapropriados, envolvendo mesmo coisas que a pessoa nunca faria ou que vão contra seus valores e crenças.

Apesar disso, para a maioria das pessoas, esses pensamentos são fugazes e são rapidamente esquecidos ou ignorados. Contudo, no seu caso, assim como com pessoas que tem TOC, esses pensamentos podem ser interpretados como significativos ou perigosos, de forma que a pessoa dá muito valor para tais pensamentos e se preocupa que o conteúdo desses pensamentos significa algo negativo sobre si mesma, como ser imoral ou estar à beira de cometer um ato indesejado.

O fato de você apontar que não tem a intenção, que gosta demais da sua esposa e que jamais trairia ela é um grande e bom sinal de que os pensamentos de traição são apenas isso: pensamentos.

A terapia pode ajudá-lo muito, Henrique, a lidar com esses pensamentos intrusivos e a regular sua ansiedade. Assim você pode ter um grande alívio nos seus sintomas e sentir a grande melhora na sua qualidade de vida.

Fico à disposição para trabalhar essas questões contigo. Fique a vontade para entrar em contato através da plataforma.

Abraço Henrique!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

166 respostas

23 MAI 2024

Ei, Henrique!
Espero que esta msg o encontre bem melhor!

Vejo que não está conseguindo dominar seus pensamentos e isto o atormenta, onde tem o medo de perder o que mais ama.

Bom seria se fortalecer e ter a segurança que precisa pra seguir sem vacilar no relacionamento, certo!?

Na Psicoterapia podemos te proporcionar isto, quando ela busca a causa que te faz ter estes gatilhos. Basta querer!
Estamos à disposição!

Sarah Souza Psicólogo em Jundiaí

8 respostas

22 MAI 2024

Voce precisa apenas administrar teus pensamentos e não se deixar levar por eles. É evidente que voce sente atração por outras mulheres como elas também sentem atração por outros homens, mas precisa compreender, administrar e comandar teus pensamentos.

6179 respostas

21 MAI 2024

Olá, Henrique. Primeiramente, quero parabenizá-lo pela coragem de compartilhar esses pensamentos tão íntimos e por buscar ajuda para lidar com essa situação. É importante entender que pensamentos intrusivos são mais comuns do que imaginamos e não refletem necessariamente nossos verdadeiros desejos ou intenções.

O que você descreve pode estar relacionado a uma ansiedade que se manifesta de forma específica em relação à sua fidelidade. Esses pensamentos podem surgir de uma preocupação excessiva com a possibilidade de trair sua mulher, mesmo que, no fundo, você não tenha essa intenção. Imagine que sua mente é como o céu, e seus pensamentos são como nuvens. Às vezes, nuvens escuras e tempestuosas passam, trazendo ansiedade e preocupação. No entanto, essas nuvens não são permanentes; elas vêm e vão. O céu azul, que representa sua verdadeira natureza e intenções, permanece constante, mesmo que temporariamente encoberto. Os pensamentos intrusivos são apenas nuvens passageiras. Eles não definem quem você é ou suas verdadeiras intenções e sentimentos em relação à sua mulher. É importante que você reconheça que esses pensamentos são temporários e não refletem sua essência ou seu amor genuíno por sua parceira. Vamos marcar uma sessão para que possamos aprofundar essa reflexão e encontrar formas de lidar com esses pensamentos de maneira mais leve e eficaz? Estou aqui para apoiar você nesse processo.

Em terapia, poderíamos trabalhar juntos para entender melhor a origem desses pensamentos, aprender técnicas para gerenciá-los e reduzir o impacto que eles têm em sua vida. Além disso, seria um espaço seguro para explorar suas ansiedades e medos, fortalecendo ainda mais a relação que você tem com sua mulher.

Gostaria de convidá-lo a marcar uma sessão de psicoterapia. Acredito que, juntos, podemos encontrar estratégias para que você se sinta mais tranquilo e em paz consigo mesmo, vivendo plenamente seu relacionamento. Estou à disposição para ajudá-lo nesse caminho.

Afetuosamente,
Tayhana Queiroz

Tayhana Queiroz Psicólogo em Fortaleza

61 respostas

21 MAI 2024

Olá, Henrique, te agradeço pela oportunidade de te ajudar.

Pelo seu relato, Henrique, depreendo que a psicoterapia é bastante indicada, pois nela poderemos acolher e escutar esses pensamentos, no devido espaço e tempo para que respeitando o ritmo de conscientização possamos chegar a esclarecimentos.

Tomemos a imagem de uma árvore: os pensamentos, como esses que projetam desejos, são os galhos e folhas no qual as raízes se encontram no solo e subsolo do relacionamento seu com sua companheira. O que aparentemente está ocorrendo, Henrique, é um conflito entre seu amor e apreço conscientes por sua mulher e esses pensamentos "desviantes" de tal amor e apreço.

A psicoterapia, Henrique, é esse momento e lugar para que, apartados de juízos preconceituosos e superficiais, possamos juntos, paulatinamente, acolher dúvidas e conflitos, e elucidando nossos afetos, emoções, medos e desejos possamos nos apropriar o máximo possível de nossas vidas — termos pensamentos, não que eles nos tomem!

Henrique, fico à disposição, realizo atendimento on-line.
Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

230 respostas

21 MAI 2024

Olá Henrique
A fantasia é uma resposta a sua capacidade de sentir desejo por outras pessoas, e isso não se caracteriza como traição, porém, você pode ter uma crença sobre fraqueza masculina, ou fidelidade que te coloque nessa situação de angústia, pois teme "não resistir" em algum momento. Precisa lidar com o pensamento de forma objetiva, eu admiro o que vejo mas não vou focar nisso, tente substituir por lembranças e criar planos de como fazer coisas diferentes com sua esposa.

Thais Lopes Psicólogo em Belo Horizonte

1 resposta

21 MAI 2024

Bom dia Henrique! Obrigado por se colocar. No fundo, lá no fundo histórico mesmo, são pensamentos que acontecem com a espécie humana, mas que não são exatamente intrusos. Dependem de espaço e terreno que permite a a sua proliferação, tal qual uma planta. De outro lado, pensar coisas assemelhadas, quase todas as pessoas, em alguma fase da vida, vivenciam. O fato de pensar é muito distante de planejar e executar, em interação com a outra pessoa (por quem se fantasia interesse), é algo extremamente distante.
O organização de rotina de vida enriquecida, a revisão das metas, o fortalecimento dos ideias e vivências, ajudam a melhorar isso. Caso persista a situação e as ações práticas efetivadas não ajudem, será recomendável que conte com a assessoria cientifica de um de nós, psicólogos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9102 respostas

21 MAI 2024

Olá, Henrique.
Entendo suas questões. O que posso te indicar é fazer terapia para lidar com seus pensamentos e mudar seus comportamentos. Assim você conseguirá viver melhor o seu relacionamento.
Caso precise, estou à disposição.
Abraço

Silvana Maria Menezes da Silva Psicólogo em Recife

10 respostas

21 MAI 2024

As fantasias fazem parte de nossos pensamentos diariamente e isso não é um problema, mas creio que é indispensável um processo terapêutico para que vc consiga se conhecer e entender as raízes que sustentam essas fantasias.

Cátia Cabral Candido Psicólogo em São Paulo