ansiedade, disforia ou pensamentos intrusivos?

Feita por >Natalia · 14 fev 2023 Orientação sexual

oi boa tarde. faz um mês que estou tendo dúvidas sobre o meu gênero e também tendo pensamentos intrusivos relacionados a ele e acaba me perturbando muito, me fazendo ficar ansiosa. já me aconteceu antes de ter pensamentos intrusivos e eu acabar acreditando neles, fazendo eu ter dificuldade de separar a realidade da imaginação. e por eu estar desempregada e sem estudar, tudo fica muito mais difícil de distrair a cabeça e isso faz a minha cabeça ficar a mil. ultimamente estou sentindo ansiedade por conta dos meus seios, mas as vezes ela some e depois volta, eu comecei a perceber que ela volta quando eu começo a pensar demais ou reparar demais no meu seio e quando a minha mente esta focada em outra coisa, eu esqueço do meu seio também. também estou sentindo ansiedade pelo meu nome. eu só queria que tudo isso parasse e eu voltasse a ser a garota de antes. eu já pesquisei sobre esse assunto várias vezes e acabou me deixando ainda mais perturbada e com mais medo, fazendo eu ter pensamentos que antes eu nunca tive.

A melhor resposta 15 FEV 2023

Olá, tudo bem?
Vou escrever no feminino para acompanhar como você se referiu a si mesma, espero que esteja ok com isso, beleza?
Senti uma confusão de vários sentimentos se misturando e fiquei com vontade de respirar fundo e organizar esses pensamentos. Fico curiosa com você ter dito que já havia acontecido algo semelhante antes. Gostaria de ouvir mais sobre como isso se deu na sua história, assim podemos entender melhor de que lugar estamos falando.
Te sugiro elaborar sobre isso num processo de terapia, assim o profissional pode te ajudar com algumas técnicas de relaxamento e respiração que te possibilitem uma concentração e organização mais calmas sobre esse momento, ok?
Boa sorte no seu processo
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

17 FEV 2023

Oi Natália.
Voce tem exatamente o corpo que precisa para cumprir com o teu objetivo de vida; Este é o corpo que voce pediu.
Voce precisa se conhecer, precisa descobrir o teu objetivo de vida para entender toda a realidade que está te acesando.
Voce está intelectualizada demais, está se deixando influenciar pela sua mente racional, pelo que aprendeu no meio ambiente;
Voce está dominada pelo sistema e por isso está transtornada.
Precisa recuperar, resgatar a tua inteligência vital e aprender a usar o sistema em teu benefício.
Não pense e não programe o que quer ser.
Seja o que voce é; viva o que voce é;
Se precisar, faça Psicoterapia para ter clareza disso tudo
Abraços

5817 respostas

15 FEV 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

15 FEV 2023

Oi Natália! Obrigado por escrever. Parabéns pela linha de raciocínio: você já apontou os principais problemas que precisa resolver. Certamente sem trabalho comprometido, sério e consistente, sem estudos sérios, sem objetivos definidos e direcionados, tua mente e ações caminham sem direção. Escravizam-se por teorias de internet, sem o devido contexto e ponderação, gerando confusões mentais. Em resumo, uma das coisas que mais prende e escraviza as pessoas é a liberdade sem direção ou propósito temperado.
Arranje um trabalho simples, mas não fique sem trabalho, volte aos estudos, com seriedade, pratique esportes coletivos de contato, construa turma de colegas e conhecidos que sejam éticos, saudáveis e ocupados, veja literatura, vivencia alguma expressão artística. Cabeça vazia vira oficina do diabo.
A sexualidade de cada ser humano é uma construção. A sociedade é preconceituosa e dificultadora para aqueles que vivenciam aparência de sexualidade, discrepante do corpo originário: gerará limitadores e sofrimentos.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Quem apoia terrorista, antidemocrático, bárbaro, se faz um deles.