Como lidar com pensamentos que invadem e nos deixam ansiosos?

Feita por >Jumaria · 19 set 2020 Ansiedade

Comecei a ter pensamentos muito intrusivos depois de ter assistido um vídeo sensível, me abalou muito, não tenho controle e eles fazem eu me sentir ansiosa , anormal e até duvidar do meu caráter , se eu me amo.. nao sei oq eu realmente quero da minha vida...

A melhor resposta 30 SET 2020

Lidar com pensamentos intrusivos é muito confuso para a maior parte das pessoas por dois motivos: 1 - pouca gente sabe, mas esse fenômeno é bastante comum, apesar de quase não ser falado sobre isso. 2 - Não aprendemos formas eficazes de lidar com os pensamentos, pois os encaramos como realidades e não como eventos mentais passageiros.

O pensamento é uma das coisas que acontecem dentro da esfera de atenção consciente. O pensamento pode ser imagem, som, palavras, sensações, cheiros. O mais comum é o pensamento verbal e o pensamento com imagens.

A forma certa de lidar com os pensamentos ruins é não tentar afastá-los. Afastar um pensamento faz com que ele retorne, por incrível que possa parecer. O nome desse fenômeno é processo Irônico cognitivo, ou Princípio do Urso Polar Branco.

Não pense num urso polar branco. Conseguiu? Se você não conseguiu é por que tentou não pensar no "urso polar branco". Mas acontece que na nossa atenção não existe a negativa. Há como pensar em algo, não há como pensar em "não-algo". Se você pensar em um urso polar rosa, você consegue desviar o foco da imagem do urso branco, e consegue "evitá-lo".

Em resumo, a melhor forma de evitar pensamentos negativos é:
1 - aceitar o pensamento como evento mental, não como realidade ou indício de quem você é.
2 - trabalhar o treino da atenção e concentração (com o Mindfulness, por exemplo) para que você consiga aprender a redirecionar a atenção a o que quer de fato.
3 - Colocar intencionalmente a atenção em outra coisa, pensamento, sensação (pensando por exemplo num urso polar amarelo).

Não podemos afastar nem evitar, podemos perceber, aceitar, e simplesmente focar em outra coisa.

Espero ter ajudado . Jean Alessandro - Psicólogo e Host do podcast Psicologia do Cotidiano.

Jean Alessandro Psicólogo Psicólogo em Pelotas

3 respostas

22 SET 2020

Olá Jumaria! Obrigada por sua participação.
Mesmo você descrevendo com poucas palavras o que aconteceu, percebi sua angústia com a situação que está enfrentando agora.
Acredito que você precise de auxílio psicológico para ajudá-la nessas questões. O que você acha? Pense sobre isso.
Se precisar de mim, estarei por aqui. Não hesite em me procurar.

Abraços,
Bruna C. Laureanti R. - Psicóloga
CRP 08/30665.

Bruna Cristina Laureanti Ribas Psicólogo em Curitiba

169 respostas

20 SET 2020

Olá Jumaria! Grato por participar. Você escreveu poucos detalhes do contexto. Vale à pena ponderar que somos compostos de uma complexidade de aspectos e fatores que conectados prendem ou desligam experiências. Visão, audição, olfato, tato, paladar, memória, ação física, leitura, etc., Pensamentos não são mais fortes do que planos em execução. Será importante ponderar como você está organizando tua rotina de vida, em busca dos objetivos que tem. Atividade física, interação social real e verdadeira, sono saudável, alimentação correta e boas companhias, são infalíveis para que nos sintamos bem.
Teatro, esporte coletivo de contato, jardinagem, circo, são exemplos de atividades que reconectam corpo e mente com maior integração e alegria.
Experimente.
Espero ter ajudado. Estou à disposição para maiores fundamentações científicas.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: ética, abertura mental, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.