Nervosismo social, timidez, ansiedade ou algo do tipo?

Feita por >Ednaldo Farias · 26 ago 2023 Habilidades sociais

Desde a minha infância eu preferi ficar mais tranquilo sozinho no meu canto, só agora comecei a perceber algumas coisas que acontecem principalmente em uma conversa(seja familiar, amigo ou alguém que não conheço) onde eu não consigo deixar minhas mãos quietas, tipo, fico passando mão no cabelo ou arrumo outra coisa pra fazer, não consigo deixar meu corpo quieto, sinto meu coração estranho(não sei dizer se ele só tá acelerado ou é um aperto de desconforto no peito mesmo), não consigo manter contato visual por muito tempo, apenas se eu me esforçar mas mesmo assim, nada que atrapalha de fato minha vida no geral, só pra socializar que fico meio nervoso mesmo, então faço a pergunta, isso seria ansiedade ou algo do tipo?(Também quero adicionar que fui alvo de bullying em minha vida escolar mas isso é mais pessoal mesmo).

A melhor resposta 30 AGO 2023

Olá Ednaldo, os sintomas relatados por você se enquadram sim em um quadro ansioso, como você citou, desde sua infância você preferiu estar sozinho, portanto, suas habilidades sociais foram pouco treinadas, isto pode ter gerado em você um sentimento de incapacidade nestas relações sociais e consequentemente a ansiedade, esta se caracteriza por um excesso de futuro, tente prestar atenção nos seus pensamentos e sentimentos enquanto estiver passando por estes momentos, um processo psicoterápico irá te ajudar a elaborar melhor estes pensamentos e identificar as causas e motivos desta ansiedade, para que você possa reduzir estes sintomas aos poucos até que sejam sanados, espero ter ajudado, um grande abraço!

Gabriel Guimarães Hass Psicólogo em Brasília

23 respostas

29 AGO 2023

Ednaldo
É sintoma de que estás agindo de forma mecânica, programado pelo sistema, dar respostas diferentes daquelas que gostaria de dar.
Precisa entender e conhecer quem é e qual o objetivo da tua vida para se orientar nessa direção e não tomar uma direção dada por outros. Hoje voce é um ser comandado por outros.
Precisa fazer Psicoterapia.
Abraços

5822 respostas

27 AGO 2023

Olá Ednaldo! Obrigado por escrever. Teu texto, embora não tão grande, dá a resposta: falta de treino social. Certamente somente nos tornamos tranquilos, hábeis naquilo que treinamos. Certamente por não ter treinado a socialização, você treinou muitas outras coisas. Assim sendo, você tem muitas habilidades que não está percebendo, colocando em prática. Provavelmente você não foi alvo de bullying, você interpretou assim, dado seu estado psicológico. Socialização é treino, muito treino. Envolve sim ansiedade, timidez, nervosismo, mas a base está na falta de treino social.
Sugiro que, inicialmente conte com a assessoria científica de um de nós, psicólogos, para começar de forma constante e regular a incrementar treino social.
Estarei a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8654 respostas

27 AGO 2023

Olá Ednaldo.
Sim, você descreve sintomas ansiosos.
O Bullying é prejudicial na idade da criança ou adolescente, como também na fase adulta.
Muitos adultos têm medo em se expor social e profissionalmente devido traumas provocado pelo Bullying.
Sugiro acompanhamento psicológico para trabalhar ansiedade.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro