Problemas sociais

Feita por >666HELPME999 · 23 out 2019 Desenvolvimento pessoal

Eu tenho enfrentado muitas dificuldades sociais, venho perdendo amigos e sendo excluído por maioria. Eu tenho uma grande duvida se eu tenho ansiedade, fobia social, transtorno bipolar ou só timidez mesmo. Mas me sinto sei lá muito desconfortável quando alguém trás as atenções pra mim (centro das atenções) parece que fico agindo igual um idiota, tipo rindo de tudo, ou sem palavras...aí vem aquele constrangimento...às vezes quando eu vou falar algo em grupo ou até mesmo pessoalmente eu engulo palavras ou falo rápido demais e erro as palavras. Parece que tem algo me deixando ancioso ou nervoso, meus amigos dizem que eu fico vermelho muito fácil e dizem que eu fico nervosão, tipo eles não podem rir de alguma coisa sobre mim ou qualquer coisa simples(coisa que acho normal) que eu fico vermelho e sem palavras, mas eu não quero isso...tipo eu não consigo agir naturalmente e agir como eu penso, no meu psicológico eu levava na zoeira ou teria algum argumento, mas simplesmente fico sem palavras e constrangido...eu não levo a sério por dentro mas por fora eu fico besta... É horrivel ser assim, alguém faz uma brincadeira e vc não consegue ser vc mesmo, vc age igual um idiota e acaba sendo visto como um besta pelos outros e é excluido. Todos os dias eu tento não ter isso mas é impossível, eu não consigo ser zueiro e levar tudo na bagunça como sou por dentro. Depois que o momento passa eu penso eu agindo naturalmente naquele momento, mas aff, não adianta! Parece que me dá um branco quando sou o centro das atenções. Eu não sou assim em casa com meus irmãos, primos e outros famíliares. Eu só sou assim com meus amigos, não é só com as meninas...parece que sla as vezes eu acabo agindo assim, mas tem vezes que eu hajo normalmente, sendo eu mesmo. Eu acredito que tenho crises de ansiedade mas não tenho certeza disso.

A melhor resposta 2 NOV 2019

Olá! Parece apenas que você precisa de treino de habilidades sociais. Digo isso pois você diz que por dentro se sente a vontade com as brincadeiras, não se incomoda. Parece que em família você consegue por suas habilidades em prática e se continuar com os treinos imaginativos e ir aos poucos colocando em prática o que imagina em breve conseguirá agir como deseja. Apenas não se incomode de não ser como imaginou no começo. Estabeleça pequenas metas, aprenda com cada situação e orgulhe-se de cada passo!

Karolina Leite Psicólogo em Campo Grande

8 respostas

27 OUT 2019

B dia. Me parece um misto de fobia social com timidez. Seria bom vc descobrir em tratamento de onde isso vem.abs

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

27 OUT 2019

Bom dia 666HELPME9
Todas essas questões podem ser trabalhadas com a psicoterapia, e assim desenvolver habilidades para lidar com as situações que hoje parecem ser problemáticas, você verá que tem condições de lidar com facilidade.
Boa sorte.

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

24 OUT 2019

Olá! Sua descrição representa a situação de muitas pessoas. Certamente o resgate de sua história irá propiciar uma revisão das questões específicas que te afligem. Importante não é encontrar nomes para o problema, o importante é entender a lógica mental de fazer isso, e a falta de lógica quando a resultados. Quando uma pessoa quer entrar em forma física, ela treina aumentando gradativamente o grau de exigência, da mesma forma, a interação precisa do treino gradativo de convivência. Ocorre que você precisa situar mundo interno, para poder treinar, e dando passos em busca de aperfeiçoamentos. Com o tempo você aprenderá a controlar o riso, as expressões fisionômicas, a vermelhidão dentre outros. Será uma caminhada psicológica muito enriquecedora e interessante você trabalhar isso em sessões com psicólogo. Cabe alertar que será preciso você ser persistente e frequentar as sessões com regularidade. Seja insistente. Fale com as pessoas de confiança sobre seu estado interno. Um abraço: Ary Donizete Machado.

8634 respostas

24 OUT 2019

Olha, ... não interessa o que tem e não tente se descobrir para se classificar porque isso não leva a nada!
O ponto é se conscientizar que tens um problema - que és assim diante de determinadas situações. Isto não é vergonhoso nem nada. Apenas que podes ficar em alerta que quando sente que vais ficar medroso, com vergonha, etc. te prepara e racionalmente mude de atuação. É possível fazer isso com tranquilidade. Te desafie e mude.
Porém, sabendo que tu não é assim.... estás assim, por algum motivo aprendeu ou te ensinaram reagir desta forma. Então, precisa recuperar o estado inicial em que não tinhas estas dificuldades. Algo te deixou assim e precisa descobrir o que originou isso. O caminho é a psicoterapia.