Como faço para perder minha timidez e pensamentos negativos?

Feita por >Haru · 26 abr 2023 Timidez

Fazem mais de 1 ano que agendei uma consulta pelo SUS com um psicólogo, até agora não deu em nada! Desde minha adolescência vivo com essa angústia e pensamentos negativos, tenho 18 anos e moro com minha mãe ainda, não trabalho e não tenho nem ciclo social. Nenhum psicólogo me examinou então tive que dar meu jeito de pelo menos saber o que eu estava sentindo pra ver se realmente é algo grave. Uma das que mais fez sentido é a Ansiedade, mas junto com ela (obviamente o causador da minha ansiedade) vem minha timidez que tenho desde a infância. Só tive duas amigas no pré escolar, depois que entrei no fundamental ninguém falava comigo, e continuou assim até eu terminar o ensino médio. Com isso comecei a ter crises de ansiedade, que sempre aconteciam com agressividade, chegando a tentativas de mutilação. Já comentei diversas vezes com minha mãe sobre minha saúde mental, mas pra ela isso não passa de frescura e que eu devia procurar Deus. E a coisa que mais me incomoda é que não tenho ânimo pra fazer quase nada. Sinto que as atividades que eu gostava antes não me dão mais o pico de dopamina que antes dava. Comecei a ficar extremamente sedentária e meu vício em pornografia aumentou muito. Poisé, ainda tento parar com esse vício mas sempre volto.
Eu queria muito saber como faço pra sair desta situação.

A melhor resposta 1 MAI 2023

Olá, Haru!
A primeira coisa importante que você deve saber é que a busca pelo autoconhecimento e cuidado com a saúde mental é um passo muito importante na vida de qualquer pessoa, e é natural que possam surgir obstáculos no caminho. Sua coragem em buscar ajuda e tentar entender melhor suas questões é um grande passo.
Entretanto, é preciso ressaltar que autodiagnósticos não são indicados e podem ser prejudiciais, visto que cada pessoa é única e pode apresentar sintomas diferentes mesmo para condições semelhantes. É importante que você procure um profissional capacitado para avaliar da melhor forma as seus queixas e sintomas, e assim, lhe fornecer um tratamento mais preciso e adequado.
É compreensível que a demora no atendimento possa causar frustração e desânimo, mas é importante que você continue buscando ajuda profissional. Um psicólogo, por meio de diversas abordagens, incluindo a psicanálise, pode te ajudar a compreender melhor suas angústias, a superar seus medos e inseguranças, além de trabalhar juntamente com você na construção de estratégias para lidar com as situações que lhe causam desconforto.
Também é importante que você considere a importância do trabalho em conjunto com sua família/mãe, de forma a buscar uma maior compreensão e apoio dela no seu processo de cuidado com a saúde mental. Por fim, é fundamental que você se mantenha empenhada em cuidar de si mesma, mesmo que o caminho possa ser difícil. Busque atividades que lhe tragam prazer e que sejam saudáveis para sua vida, e principalmente, não desista de buscar ajuda profissional para cuidar da sua saúde mental.
Estou à disposição.
Um abraço!

Herson Alex Psicólogo em Blumenau

134 respostas

9 MAI 2023

Olá Haru, imagino como deve estar sendo difícil para você lidar com esses sintomas, que dificultam muita coisa, trazem mal estar. O primeiro ponto é que de fato às vezes é difícil ter acesso a saúde mental de forma gratuita. Uma sugestão para você é procurar as faculdades de Psicologia da sua cidade, geralmente elas atendem de forma gratuita a população ou cobram um valor simbólico que também é mais acessível. Outra alternativa são os atendimentos sociais nas clínicas de Psicologia que são valores bem abaixo do mercado. E uma terceira sugestão são projetos que acontecem em algumas cidades em que psicólogos atendem de forma social também, cobrando bem barato. Basta você procurar para ver qual a melhor alternativa para você. E com relação ao que você sente está claro que é muito importante para você fazer terapia nesse momento. O tratamento vai ajudar você a entender melhor esses sintomas e lidar com todos eles. Não existe uma resposta simples para você, você tem muitas questões para trabalhar em terapia. Cuidado também com fórmulas prontas que você encontra na internet. Eu entendo que é o que você tem acesso no momento, mas o trabalho do psicólogo vai muito além de explicar em vídeos de 10 minutos sobre como lidar com a ansiedade. Espero que de tudo certo para você, boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

2 MAI 2023

Vejo aí um grande apego à mãe, uma dependência forte, o que por si só gera ansiedade, medos do futuro, do amanhã...é preciso se libertar, entender quem você é, alguém diferente da sua mãe, alguém que precisa se posicionar, colocar a cara no mundo. Sim, a timidez tem a ver com isso de temer colocar-se no mundo e ser rejeitado, por isso, a importância dessa diferenciação entre você, seus pensamentos, desejos, sentimentos e sua mãe. Não tem a ver com falta de Deus simplesmente, mas sim com isso de querer e poder ser você, sem ter que agradar os demais para ser aceita. Você sabe que não está bem e pronto, não precisa que sua mãe diga isso ou aquilo, pois já é maior e vai ter que enfrentar o mundo lá fora e para isso precisa de ousadia e cortar o cordão com a mãe. Essa ansiedade tem a ver com isso dos medos de ter que enfrentar, se expor, viver, o que talvez sua mãe não tenha possibilitado, mas agora cabe a você. Te aguardo.
Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

28 ABR 2023

Haru
Se voce se desafiar, vai conseguir se superar, tanto da ansiedade, da pornografia, como da timidez.
Precisa se dar conta de que voce é um ser, uma "filha de Deus", como as religiões ensinam e como tal, tem esta força, esta energia em ti mesma. Precisa ousar deixar esta divindade que voce também é, se expressar, fazer, ser como voce deseja.
Neste aspecto, sua mãe tem razão, "devia procurar Deus", mas não Deus das religiões, o Deus é a vida que está em ti. A vida te teu a liberdade e voce nasceu para viver esta liberdade, experimentar...
Voce tem 18 anos e a partir de agora, procure sempre orientar-se e se responsabilizar pelas tuas escolhas e decisões;
Seja voce dona da sua vida. Teus pais te ensinaram o que e como sabiam... o resto é contigo agora.
Precisa corrigir muitas coisas do que eles te ensinaram, pois tem a bússola interna da tua vida; só voce tem acesso a essa bússola; portanto, o que os outros te dizem é apenas um ponto de vista; voce deve analisar, mas decidir se te convem ou não.
Voce se torna gradativamente como escolhe, cada escolha gera suas consequências, seus resultados e se não está gostando dos resultados que tem agora, mude as tuas escolhas, faça novas escolhas, aquelas indicadas pela tua intuição e sabedoria.
Percebe que voce é única, não tem como se comparar a alguém;
Por que ficar tímida? Quem é voce?
Assim, vence o medo, ousa se expressar na tua forma e como gosta e não deve satisfação a ninguém.
Agindo assim, terá cada vez mais alegria e prazer na tua vida... se tem prazer em viver, não tem porque apelar à ponografia.
Pornografia é apenas a busca de um prazer que não está conseguindo ter ou encontrar na tua forma de vida.
Vai perceber também que não vai mais ter ansiedade, pois a ansiedade é apenas o diagnóstico de querer viver uma vida que deseja e que, se começar a viver de fato teu dia a dia, acaba com a ansiedade.
Espero que tenha conseguido te dar orientações seguras para a tua vida.
E não esqueça da tua atividade, teu trabalho, pouco importa se estuda ou não, escolha o que gosta de fazer, o que te dá prazer em fazer. O dinheiro e a criatividade vêm como consequência.

Abraços

5817 respostas

27 ABR 2023

Olá Haru! Obrigado por escrever. Salvo engano, você já escreveu outras vezes aqui. Certamente você relata um quadro que precisa ser cuidado. Como você está esperando faz mais ou menos um ano, e não pode esperar, proponho, que tenhamos uma conversa, para que possamos te ajudar a direcionar algumas coisas.
Estarei a disposição, basta você manifestar e combinarmos horário.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8644 respostas

27 ABR 2023

Olá, tudo bem?
Eu sinto muito que você esteja vivendo esse sentimento.
Entretanto, não há como resolver "um problema de cada vez" nessa situação, já que todos as aspectos que você citou podem estar relacionados: ansiedade, timidez, vício em pornografia, falta de prazer, etc.
Acredito que uma boa forma de pensar essa situação seja com um psicólogo que te acolha e te ajude a compreender como isso se deu, buscando caminhos possíveis dentro do que você vive hoje. Quando falamos sobre o que sentimos com uma ajuda especializada, abrimos espaço para que a gente entenda mais sobre aquilo, de forma que mão conseguiríamos fazer sozinhas.
Se o SUS não é uma opção possível nesse caso, te sugiro buscar um psicólogo que consiga fazer um valor viável a vocês dois, por isso entre em contato com colegas aqui na plataforma (ou comigo mesma) para que vocês possam conversar sobre isso. Tenho certeza que você vai encontrar alguém que possa te ajudar.
Boa sorte mo seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

27 ABR 2023

Olá haru, que bom que você veio solicitar uma orientação! Fica tranquila você é super jovem e vai conseguir se encontrar! É preciso trabalhar o seu autoconhecimento,buscar sua autoestima!
O que você gosta que não faz mais?
Foca em coisas simples aos poucos,pra você se sentir importante e útil com vc mesma!
Se quiser fazer terapia comigo estou a disposição! Atendimentos online 100%,trabalho na ansiedade social !

Jacqueline Progresso Psicólogo em Taubaté