Vivo com pensamentos negativos

Feita por >Cleiton · 25 mai 2023 Abordagem psicológica

Olá, a mais o menos uns 2 anos abri meu próprio negócio é estou até o momento trabalhando com ele, mas ultimamente me sinto sem vontade de trabalhar, vivo cheio de pensamentos negativos e só tenho vontade de chegar em casa deitar e ficar no celular, a única coisa que faço e chegar o fim de semana e sair para beber com os amigos. Gostaria de saber o que posso fazer para me sentir melhor e mais feliz, pois parece que nada está bom para mim, meu negócio não está tão mas não está mal.

A melhor resposta 30 MAI 2023

Olá Cleiton, me parece que você tem muitos pensamentos intrusivos e me parece ter uma dinâmica ansiosa. Parece evitar lidar com os problemas indo para situações que te geram conforto e prazer. Pelo menos tive essa impressão. Não existe uma receita para que você se sinta melhor. Você precisa entender o que está incomodando (pode ser algo consciente ou inconsciente), e lidar com isso de uma forma mais adaptativa. Recomendo que você busque um psicólogo pois assim esse profissional poderá te avaliar melhor, investigar melhor seus pensamentos e comportamentos e propor uma estratégia de intervenção mais sólida. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

29 MAI 2023

Oi Cleiton. Vai ser preciso investigar o que está acontecendo, investir seu tempo e talvez até dinheiro para olhar para essas questões. Parece que você está associando seu trabalho a essa falta de motivação e pensamentos negativos, então penso que esse seria um bom lugar para começar as investigações. Quanto a se sentir melhor, fazer atividade física, passar um tempo em contato com a natureza ajudam muito no bem estar. Além disso, converse com seus amigos ou outras pessoas que você confia. Falar e se ouvir trazem muitos insights. Se puder, faça terapia, tenho confiança de que vai te ajudar. Abraço

Gisele Rodrigues Psicólogo em Florianópolis

25 respostas

29 MAI 2023

Olá Cleiton, espero que esteja tudo bem com você!

Entendo que você esteja passando por um momento em que sente falta de motivação e se vê envolvido por pensamentos negativos em relação ao seu negócio. É importante reconhecer e valorizar que você deu um passo corajoso ao abrir seu próprio negócio há cerca de dois anos. No entanto, é natural enfrentar desafios e períodos em que a motivação diminui.
Ao sentir-se sem vontade de trabalhar e com pensamentos negativos predominantes, é fundamental explorar as possíveis causas dessa desmotivação. Um processo de Psicoterapia pode ser muito útil para investigar esses sentimentos e compreender o que está ocorrendo em um nível mais profundo.
Durante esse processo terapêutico, podemos explorar seus pensamentos e emoções, examinando o que pode estar afetando sua motivação e satisfação no trabalho. É importante considerar que a satisfação e a felicidade vão além do sucesso financeiro do negócio. Dentro de um processo de psicoterapia, é possível identificar suas necessidades emocionais e encontrar um equilíbrio entre trabalho, lazer e autocuidado. É possível explorar atividades e hobbies que o ajudem a se reconectar com sua essência, além de encontrar prazer e renovar sua energia.
Além disso, é válido analisar a dinâmica do seu negócio e verificar se há aspectos que podem ser ajustados para torná-lo mais gratificante e alinhado aos seus valores e objetivos. Isso pode envolver fazer mudanças na forma como você administra seu negócio, procurar apoio ou orientação em áreas específicas, ou até mesmo considerar a possibilidade de diversificar suas atividades.
Lembre-se de que você não precisa enfrentar esses desafios sozinho. Um profissional de psicologia pode ajudá-lo a explorar essas questões, encontrar novas perspectivas e desenvolver estratégias para recuperar sua motivação e redescobrir sua felicidade. Estamos aqui para apoiá-lo nesse processo de autodescoberta e crescimento.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

919 respostas

27 MAI 2023

Cleiton
O que precisa fazer é Psicoterapia para ver o que não está bem; há desarmonia em tua vida.
Quem tem negócio próprio não desperdiça tempo e nem sai para beber a não ser de vez em quando mesmo, numa comemoração.
Precisa identificar as travas mentais que tem e não te fazem prosperar.
Voce está fugindo de ti mesmo ficando nas redes sociais ou sair com os amigos.
Do que está fugindo?
Conheça-se, saiba do teu objetivo de vida. Saiba como a tua mente funciona. Tome posse do que é teu para não perder pelas doenças ou vicios.
Abraços

5830 respostas

26 MAI 2023

Olá Cleiton... Obrigada por compartilhar aqui!!
Nossos pensamentos são o que impulsionam nosso comportamento... Muitas vezes não sabemos como controlar e como mudar esses pensamentos.. Perceber a necessidade dessa mudança é fundamental e vc já conseguiu fazer isso...A psicoterapia pode te ajudar a fazer essa mudança. Estou a sua disposição para agendarmos uma sessão.

Sinta se acolhido
Fique Bem
Um abraço

Karim Silvestro
Psicóloga

Karim Cristina Silvestro Psicólogo em São José do Ouro

33 respostas

26 MAI 2023

Olá, tudo bem?
Fiquei com a impressão de que, para ti, sua saúde mental se regula muito alinhada ao seu trabalho, é assim para ti?
Muitas pessoas relatam sentimentos parecidos, afinal nossa sociedade tem girado em torno do ambiente laboral há anos. Para tentar lidar melhor com essa situação, gosto de pensar no que é a minha vida para além do trabalho. O que eu faria hoje se não tivesse que trabalhar? Se dinheiro não fosse importante?
Acredito ainda que um psicólogo conseguiria te ajudar com mais tranquilidade nessa situação, uma vez que o que sentimos se pauta com base em toda uma vida para além do trabalho, incluindo nossa vida social, afetiva, amorosa, financeira, familiar, etc.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

26 MAI 2023

Olá Cleiton
O fato de você admitir que vive com pensamentos negativos já é o suficiente para que você procure o mais breve possível apoio psicoterapêutico. Fazendo terapia você vai administrar melhor seus pensamentos e sentimentos em busca do seu bem estar em sua rotina. A Psicologia é uma Ciência que oferece ferramentas muito eficazes para o aprofundamento do autoconhecimento do indivíduo.
Creio que você investindo no atendimento psicoterapêutico em pouco espaço de tempo irá reorganizar melhor suas idéias e ações no seu cotidiano.
Estou inteira a seu dispor para iniciarmos sua jornada psicoterapêutica. Agende um horário comigo o mais breve possível.
Abraço, Anamaria

Anamaria Barros de Almeida Psicólogo em Salvador

104 respostas

26 MAI 2023

Olá Cleiton! Obrigado por escrever. Celular, bebidas, prazeres individuais, certamente são receita para fracasso. Você precisa mudar de vida. Está plantando uma coisa, como pode querer colher outra? Quem quer ter negócio próprio, precisa viver autonomia e independência. Celular é predominantemente ilusão virtual descomprometida, álcool é droga de distorção da percepção e do entendimento da vida e do mundo. Trabalho precisa ser significativo e realizador, ao mesmo tempo que saudável, ético e integrado com as demandas e necessidades da sociedade.
Antes de ter negócio próprio, você precisa aprimorar o ato de ser pessoa própria. Hoje você está dominado pelo celular, álcool, pensamentos negativos, hábitos inadequados com amigos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8664 respostas

26 MAI 2023

Olá Cleiton,

Sou Luciene Rusczaki, especialista na área sobre pensamentos, exatamente sobre seu caso, que aparentemente é bem comum de acontecer.
Nos pensamentos sempre antes de agir, ele é o maior responsável por nossos comportamentos, e por impedir também.
É um ciclo de: Pensamento - emoções - comportamentos.
Vamos marcar uma sessão para analisar melhor o seu caso?

Luciene Martins Rusczaki Psicólogo em Guarapuava