Como equilibrar a mente bloqueando pensamentos excessivos e negativos?

Feita por >Lucrecia · 8 nov 2017 Problemas psicológicos

Quando se sente sintomas similares á doenças e quando mais se pensa neles, a proporção só aumenta.

A melhor resposta 10 NOV 2017

Boa tarde Lucrécia, chamamos de pensamentos automáticos pois aparecem em nossa mente sem que possamos realmente refletir sobre seu conteúdo. Podem apresentar-se em imagens ou frases rápidas e são seguidos por emoções intensas. Eu oriento meus pacientes a anotar esses pensamentos e tentar questionar sua veracidade. Por exemplo, caso pense "Eu não sou amada" ou "Se sair de casa vai acontecer algo terrível", questionar as probabilidades dessas afirmações serem reais, refletir sobre fatos que confirmem e que neguem este pensamento e pesa-los a fim de identificar racionalmente se este pensamento tem validade. Em todo caso, é fundamental procurar um profissional que te ajude a lidar com esta situação.

JaDeh Psicologia Psicólogo em Barueri

27 respostas

12 NOV 2017

Lucrécia, me parece, apesar do seu breve relato, que você está experienciando sintomas referentes a ansiedade. Na ansiedade é assim, quanto mais você foca no que sente, no mal estar, nas sensações desagradáveis, mais elas se intensificam. Há uma preocupação constante e quanto mais você se preocupa, mais você sente esses sintomas. De qualquer forma, seja isto ou não, o aconselhável é você buscar a orientação e acompanhamento de um psicólogo. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

10 NOV 2017

Toda vivência psíquica não é aleatória, pensamentos excessivos independente da natureza do conteúdo, indica ansiedade. Existem algumas técnicas conscientes para lidar/afastar tais pensamentos. Porém, o mais indicado é que busque a psicoterapia para entender o que estes pensamentos estão sinalizando para você.
Abraços!

Felipe Vasconcelos Psicólogo em Belo Horizonte

12 respostas

9 NOV 2017

Pela terceira onda da terapia cognitiva comportamental (ACT), não se deve tentar controlar os pensamentos, mas sim expandi-los e desfundi-los. Junto disso, há técnicas de conexão, entre outras. Rogério

Anônimo-319606 Psicólogo em Foz do Iguaçu

9 respostas

9 NOV 2017

Boa tarde Lucrécia os pensamentos trazem muitas informações e os pensamentos excessivamente negativos produzem desequilíbrio nas funções corporais, nesse caso mente e corpo sofrem, para bloquear ou extinguir tais pensamentos automáticos sugiro que procure fazer uma terapia, indico a Comportamental, pois, irá ajudá-la a compreender e se conscientizar de tais pensamentos, sinais e sintomas fisiológicos. Um abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

9 NOV 2017

Olá Lucrécia, entendo que esses pensamentos lhe tome muito tempo do seu dia, às vezes fazendo com que você dispenda energia vital, parece-me ansiedade. A ansiedade é pensar no futuro de forma preocupante, esses pensamentos fixos, podem ser interrompidos a medida que você deixa de alimentá-los, deixe que venham mas evite ficar discutindo com eles, por que isso, por que aquilo, evite dar-lhes atenção.
Quando vierem, evite focar neles, cante, saia, converse com alguém, dessa forma vc estará desviando seus pensamentos e não os fortalecendo.
De qualquer forma, sugiro que busque uma Psicoterapia, vai lhe ajudar muito, principalmente no auto conhecimento.
Espero que eu tenha conseguido lhe ajudar
Abraço
Vera Pelizzari

Vera Pelizzari Psicóloga Clínica Psicólogo em São Paulo

295 respostas

9 NOV 2017

Lucrecia, bom dia! Na terapia cognitiva chamamos esses pensamentos de pensamentos automáticos porque eles acontecem “ do nada” ou nas suas palavras são invasores, parecem brotar na nossa mente. O ponto principal é que quando eles acontecem disparam outros pensamentos e sensações e dependendo, podem aumentar muito de frequência. A boa notícia, é que existe tratamento e você pode ser ajudada, procure um psicólogo, estou a disposição para ajudá-la. Renata Brito

Psicóloga Renata Brito Psicólogo em Rio de Janeiro

364 respostas

9 NOV 2017

Olá Lucrécia,
Os pensamentos surgem, pois é algo que está bem presente em sua vida, no momento vivido.
Acredito que para entender melhor esse período, seja importante realizar psicoterapia e assim ter um espaço para cuidar de si, analisando a situação em destaque e todos os aspectos que influenciam. Espero ter ajudado e estou a disposição.
Atenciosamente,
Henrique

Psicólogo Henrique Cota da Silva Psicólogo em Taboão da Serra

6 respostas

9 NOV 2017

Bom dia Lucrécia!
O problema que você apresenta envolve várias providências para ser enfrentado.
Pensamentos negativos invasores são consequência de uma situação de vida que os está gerando. Uma boa psicoterapia com certeza pode ajudar. Outras providências úteis e eficazes são a prática de meditação é a ARTETERAPIA. Já a preocupação com doenças pode ou não ser um sintoma de hipocondria, que também pode ser cuidado dessas formas que falei.
Espero ter ajudado.
Abraço,
Thereza Christina.

Thereza Christina Telles Psicólogo em Rio de Janeiro

14 respostas

9 NOV 2017

Nossa mente está para nos servir, para ser nossa serva e trabalhar para nosso bem. No entanto, nós deixamos que ela nos domine, ao invés de dominá-la! Há uma inversão de poder. Nós precisamos desenvolver a capacidade em discernir pensamentos funcionais e construtivos dos pensamentos disfuncionais e destrutivos. Todos nós temos tendencias masoquistas, por isso, somos invadidos por pensamentos negativos que tanto nos fazem sofrer. Saber disso pode te ajudar a escolher pensamentos mais úteis, produtivos e que sejam em prol do desenvolvimento,
Um abraço,
Léa

Léa Michaan Psicólogo em São Paulo

14 respostas

9 NOV 2017

Olá Lucrecia!
Seria indicado que você agendasse uma consulta com um psicólogo para explorar a questão mais afundo. O bloqueio, diminuição e interromper esses pensamentos requer a identificação de sua natureza. Pensamentos intrusivos e persistentes frequentemente estão relacionados a quadros de ansiedade.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

9 NOV 2017

Boa noite.
Infelizmente não existe uma resposta pronta que se adeque para todas as pessoas. É preciso investigar o que há por trás desses pensamentos, pois eles não estão se manifestando por acaso. Essa é a forma que seu corpo encontrou de te alertar para algo que não está adequado. Tentar bloqueá-los, provavelmente, fará com que se manifestem com maior intensidade ou surjam através de novos sintomas. Sugiro que procure um psicólogo.
Um abraço.

Cristiane Melo Psicólogo em Campinas

232 respostas

9 NOV 2017

Olá Lucrécia, boa noite.
Se esses pensamentos passam pela sua cabeça significa que são importantes, qualquer método que você utilize para "bloquea-los" será uma tentativa de fugir do problema. Tenho certeza que você deve se esforçar muito para essa atividade, porém perceba que ela não está sendo benéfica para você. Sugiro que marque consulta com um psicólogo e fale sobre todos os seus pensamentos, na terapia você terá oportunidade de trabalhar eles de maneira efetiva.
Fico à disposição,
Suiani Oliveira Fustinoni

Suiani Oliveira Fustinoni Psicólogo em São Paulo

224 respostas

8 NOV 2017

Olá, Lucrécia.
Realmente é muito difícil, mas é possível controlar, toda vez que você notar seus pensamentos ruins, mude-os para coisas boas.
É um treino, mas pouco a pouco é possível incluí-los.
Mas se você estiver com dificuldades, em fazer esse exercício, sugiro que procure por terapia.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo