Pensamentos involuntários negativos

Feita por >Luana Vinhas · 8 abr 2023 Abordagem psicológica

A todo momento tenho pensamentos involuntários violentos de situações aleatórias que podem acontecer comigo ou com pessoas que amo. Pesquisei sobre pensamentos intrusivos, mas não parece ser isso, pois geralmente não é algo que inflinjo em mim ou em outra pessoa, mas eu ou quem amo sofre alguma violência ( acidente de carro, assalto violento, ataque cardíaco fulminante). Esses pensamentos sempre me geram ansiedade e caso eu não perceba conscientemente que estou tendo um, vagueio na situação ( geralmente imaginando o que fazer caso aquilo aconteça ou simplesmente tecendo o pensamento com mais detalhes) e posso até ter uma crise ansiosa. É horrível, sinto que preciso estar em constante estado de presença, consciente dos pensamentos e reações do corpo e, no momento que percebo que algum pensamento não me gera boas sensações físicas, desvio a atenção. Como posso chegar a raiz disso para poder tratar ou diminuir a frequência? Já evito jornais, filmes violentos e qualquer conteúdo semelhante, mas a violência do país e o cercear do nosso ir e vir já me gera muita ansiedade e medo. Já limito muito as saídas por isso. A insegurança geral pode ser a fonte desses pensamentos, junto com ansiedade e necessidade de ter um plano de ação para qualquer eventualidade? (Mais exemplos: caso eu venha a óbito por qualquer motivo, tenho anotado senhas, logins, e o que meus pais podem fazer caso eu venha a óbito por qualquer motivo; preparei um manual de primeiros socorros para a família, pois ninguém sabia como desengasgar alguém ou mesmo fazer massagem cardíaca - tudo isso como prevenção a situações violentas/negativas que já cruzaram minha mente)

A melhor resposta 25 ABR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

13 ABR 2023

Oi Luana
Qual é a tua profissão? Uma boa dica para voce.
Quanto aos pensamentos... não temos poder sobre eles; o único controle possivel é não seguir eles; eles aparecem, mas voce pode escolher, seguir eles ou não. Então, deixe eles virem e ao mesmo tempo deixe eles irem... não siga eles.
Cada um faz a sua realidade de acordo como se alimenta... no ambiente, acontece de tudo, mas voce é que precisa escolher o que voce quer ver, assistir, ler... precisa identificar quais são os instrumentos do sistema, a TV e grande parte do Youtube e outros são os principais e como tais, eles querem que voce assista para te manipular... quem permite é voce. Voce comanda a tua vida e não é o sistema. Seja esperta!

5830 respostas

12 ABR 2023

Oi Luana, eu imagino o seu sofrimento e sua dor, são situações muito difíceis que você tem vivido, mas podem sim com a psicoterapia diminuir o seu quadro de ansiedade, percebo que pode estar relacionada a TAG (transtorno de ansiedade generalizada), mas para ter certeza precisaria de um acompanhamento.
O que isso quer dizer? é quando os pensamentos ruins não param de chegar, a toda possibilidade de acontecimento você já tem na sua cabeça tudo de ruim que pode acontecer, é preciso modificar os pensamentos, cuidando deles e incluindo outros pensamentos que te ajudam e não que te atrapalham pode ser que seu quadro de imaginar catástrofes e situações sempre muito ruins diminua, porém é necessário buscar ajuda, estou a disposição caso queira conversar.
Atenciosamente psicóloga Rafaela.

Rafaela Ivalel Psicólogo em Cascavel

8 respostas

9 ABR 2023

Oi Luana! Grato por escrever. Não sabemos do futuro, não modificamos o passado, mas aprendemos a interpretar de formas mais amadurecidas e realistas, nossas vivências. Prever situações futuras ruins, apresenta algo inacessível ao ser humana, e quando essa imaginação é ruim, implica tentar antecipar sofrimento. Atencipar alegria não é adequado, tanto quanto imaginar coisas ruins não é adequado. Ações propósitivas e significativas, com persistência, se sobrepõem a pensamentos. Atenciosamente:

8664 respostas

9 ABR 2023

Oi Luana,
você sente que as coisas estão críticas e lhe falta a esperança.
O acompanhamento psicológico poderá lhe ajudar a compreender e, melhor conviver, com esses pensamentos e sentimentos gerados.

Claudio Segura Correia
Psicólogo

Claudio Segura Correia Psicólogo em Viçosa do Ceará