autismo ou ansiedade social?

Feita por >Isabel Santos · 23 nov 2022 Abordagem psicológica

Boa noite! Me chamo Isabel, tenho 40 anos e em 2018 tive depressão devido à um longo periodo se não todo o periodo anterior dos 40 anos ficar me escondendo atras de mascaras sociais, somente hj consigo entender melhor que foi isso que eu fiz a vida toda, desde pequena nunca tive muitas habilidades sociais e de comunicação, porem fui aprendendo muita coisa observando os outros, mas me identifico com alguns traços do espectro de nivel 01: tenho dificuldades em me comunicar ( as pessoas parecem nunca entender o que eu digo, embora para mim esteja explicito o que estou dizendo), tenho de fato dificuldades com metáforas que nunca ouvi, fico ansiosa em estar num lugar com pessoas independente de quantidade, não consigo me sentir fazendo parte de grupo algum e muito menos das conversas, por mais que eu tente é como se todos falassem muito bem e eu não... nunca gostei muito de contato fisico ( mas aqui entra tb questões de abuso) existem outros fatores que me levam acreditar que seja autismo de alto funcionamento mas vou resumir, em 2018 - 2019 tratei uma depressão profunda por conta de perceber que eu me esforcei esse tempo todo a toa e que eu nunca sabia dizer pra mim mesma que eu era, tomei medicamentos para depressão e descobri um trasnstorno de ansiedade ( que não sei ate onde posso classificar assim pois não recebi nenhum laudo do prossional) na epoca a terapeuta me disse que eu era uma pessoa extremamente sensivel e de fato percebi que sou ( sinto a energia dos outros de uma intensa e sofro como se tivesse sentido a dor alheia), assim que terminou o tratamento iniciou a pandemia e eu precisei ficar 1 ano de isolamento, mas ainda dentro do tratamento percebi uma sensibilidade auditiva que nunca tinha percebido...

Esse ano pensando mais sobre o passado percebi que sempre tive mas era algo em menor intensidade, tanto ela quanto ao toque... depois da depressão e da pandemia, estou sentindo muito mais forte a hipersensibilidade auditiva e de toque, me irrita profundamente o toque leve, as vezes o meu próprio toque é insuportavel pois nesse caso é como se eu sentisse ainda mais forte o peso da minha mão sobre, não sei explicar. quanto a sensibilidade auditiva, se eu não consigo fugir dos sons quando são muitos eu quase surto, mas ja cheguei ao ponto de não querer estar em lugar com tanto “barulho” ´´eu escuto detalhadamente todos os sons, não consigo mais criar bloqueios, o que me leva a um estado de não saber o que eu escuto e não consigo prestar atenção nas pessoas se tiver alguem falando comigo ( as vezes é apenas um chinelo sendo arrastado ou um som repetitivo tudo depende) , a ultima vez cheguei a tremer da tensão nervosa que fiquei… esta acabando com minha vida isso! Eu fico exausta depois de iterações…

Eu estou tentando trabalhar por minha conta, e percebi nesse processo que tenho muito problema em planejar e executar funções , se não houver um passo a passo para eu imitar das coisas não consigo... é como se meu cérebro só funcionasse com um tutorial visual ( tenho que me esforçar muito pra conseguir fazer um mapeamento mental dos processos ). Não consigo entender tão facil e tão rapido como as demais pessoas as coisas, por outro lado as vezes parece que meu cérebro funciona rápido ate demais diante de algumas reações fisicas! Mas tambem depois que consigo pareço uma avião… perdão pelo textão, somente assim consigo me comunicar bem, estou em busca de um bom profissional neurologista para encontrar uma resposta, pois minha psiquiatra iniciou tratamento emocional como ela disse, e saiu da clinica…

A depressão e o isolamento podem ter trazido a tona um transtorno que estava “escondido”? é o que esta me parecendo, que sempre fui mas me modulei e agora nessa confusão de depressão e pandemia perdi todas as habilidades… atualmente estou tomando medicamento para ansiedade e me sinto menos ansiosa, acalmou demais a minha mente , mas as hipersensibilidades permanecem e o incomodo diante das pessoas também…as vezes na madrugada acordo com fortes ficadas na cabeça, o que geralmente no dia seguinte permaneço o dia inteiro assim.

Desde já agradeço a todos que responderem!

A melhor resposta 25 NOV 2022

Olá Isabel Santos
Não, não é autismo não!
Poderá ser ansiedade, temos que conversar e analisar... pode também ser depressão, pois voce pode sestar funcionando de acordo com a tua mente e nesta estão todas as experiências passadas, estão lá gravadas no seu emocional...
Ter depressão ou ansiedade não é problema, estes são sintomas de algo que os causa.
De nada adianta tomar medicação (melhora sim, atenua, mas não cura); precisa é compreender porque tem depressão e ansiedade e o que fazer para curar.
Por isso o processo passa pela Psicoterapia para conhecer a si mesma, saber quem é, qual o objetivo da sua vida, como se enxerga, como a sua mente funciosa, como se organizou para funcionar diante da pressão que voce sentia quando era criança.
Há pessoas sim muito sensíveis ao toque, baixa tolerância ao barulho... porém isso não são maus, são características de pessoas que são altamente sensíveis e uma capacidade superior para perceber coisas que os outros não percebem.
Precisa aprender a lidar consigo mesma e com os outros; não são os outros melhores do que você; é voce que quer se igualar aos outros e aí entra em conflito porque voce é voce e os outros são os outros.
Voce está querendo se encaixar nos padõres sociais, mas não vai conseguir, teus pés cresceram e os sapatinhos não te servem mais.
Não se julgue e não julgue os outros; apenas perceba e deixe ir... o que te serve ok, o que não te serve deixe passar. Cada um com as suas características.
Tão logo inicie a Psicoterapia, vai ficando mais claro e vai compreender e saberá como agir.
Abraços

5817 respostas

24 NOV 2022

Oi Isabel! Obrigado por escrever. Seu título coloca uma dúvida: "autismo ou ansiedade social?". Tentando imaginar empatia com você, é possível supor que nesses quarenta anos você viveu tantas buscas, tantos ensaios de respostas. Eles não caberiam em um texto ou espaço como esse. De outro lado, nós, profissionais, também temos tantos anos de estudos, de vivências, de questionamentos, sensibilidade, lutas por construções de respostas significativas. Parece a mim que precisaremos respeitar tuas vivências, você precisará respeitar nossos estudos e vivências, integrando as duas partes: a tua e a nossa. Somente assim construiremos elevações de entendimento de tua identidade, personalidade, possibilidades, riquezas, potencialidades, conforto e harmonia. Quando você cita psiquiatra e neurologista, em espaço de psicólogos, talvez você busque outras respostas.
No fundo, honestamente, creio, pelo que você escreveu, que entendimentos e construções, apresentam maior probabilidade de ocorrerem na construção com psicólogos.
Caso entenda assim, estarei a disposição para essa jornada, com dedicação, empatia, respeito e ética.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.