Isso é gerado da ansiedade?

Feita por >Elaine · 3 jan 2024 Ansiedade

Já faz meses , sendo mais exata 6 meses e meio que ando tendo ,coceira e urticárias pelo corpo todo (alergia), além disso , dores de cabeça,espasmos pelo corpo todo , literalmente corpo todo até na língua tenho na face também em toda parte do corpo que tenha músculo,tenho dificuldade para dormir, tenho arritmias, crises de ansiedade, fico sem ar e coração dispara e parece que vou morrer eu sei disso mas meu corpo não entende e mesmo eu sabendo que não vou morrer ele reage como se eu tivesse morrido ou tivesse tendo um infarto,além disso tenho dores de cabeça fortíssimas , tontura sinto que quando ando minha alma sai do corpo ou que o mundo tá girando, teve vezes que nem sai da cama com medo de desmaiar a qualquer momento,devido a essas sensações,por vezes minha vista ficava embaçada,as vezes fico triste devido a todas essas enfermidades físicas que vieram do nada sempre cuidei da minha saúde me alimentava bem , fazia exercícios, e do dia pra noite fiquei assim , um dia dormir bem e no outro acordei cm coceiras dores de cabeça , tonturas , espasmos pelo corpo calafrio, suando, e tudo que listei acima ,quando pesquiso na Net diz que possa ser muitas coisas , já fui no clínico ele não sabe oque possa ser , já fui no neurologista foi marcado uma tomografia pra ver se possa ser algo no meu cérebro,sistema nervoso algo assim e também não era , deu normal na tomografia, no exame de sangue deu normal , fui na dermatologista não deu nada também ela não sabe oque tá causando as alergias , e eles dão uns remédios pra aliviar ou talvez melhorar tipo analgésicos , antiflamatorios, histamínicos, antialérgicos, para as dores de cabeça mas nada funciona, um dos fatores que diz na internet que podia ser também era do emocional que desencadeia em doenças ou seja ansiedade estresse , e algumas colegas minhas também disse pra verem se não é algo psicológico e então decidi procurar ajuda, realmente não sei oque está acontecendo só sei que estou muito mal nunca me achei uma pessoa ansiosa nem estressada , mas aqui estou eu ,bem enferma e preciso tirar essas dúvida , isso é gerado da ansiedade e estresse ou de algo emocional ?

A melhor resposta 6 MAR 2024

Olá Elaine!

Pelo que você relatou, já foram feitos vários exames que não detectaram nenhuma causa física que justificasse seus sintomas. Tendo feito todos exames e procedimentos que seu médico indique para investigar causas físicas, a próxima etapa é avaliar fatores psicológicos que possam estar causando seus sintomas.

É possível sim que a questão psicológica desencadeie reações corporais e sintomas. Por mais que falemos em saúde física e saúde mental de forma separada, elas estão muito relacionadas e para que estejamos bem é preciso que cuidemos de ambas. Se há um problema que se interprete como sendo 'físico' ele pode afetar o emocional e vice-versa.

Portanto, é importante você buscar uma avaliação psicológica. Através da avaliação, o psicólogo analisa os sintomas, características, eventos, experiências que você vivenciou, histórico médico, dentre outros fatores, para identificar o que está gerando isso e indicar o melhor tratamento para sua demanda.

Precisando de orientação e auxílio nesse momento, fico à disposição para conversar.

Abraço!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

56 respostas

29 FEV 2024

Oii, Elaine! Fico feliz por ter tido coragem de compartilhar a sua história, e espero poder ajudá-la!

primeiro, você precisa realizar a consulta médica e os exames necessários para descartar qualquer hipótese de reação alérgica a um sintoma físico. Após obter a confirmação do seu médico, você pode analisar suas questões emocionais.

Sim, emoções e estados emocionais podem desencadear reações corporais. O sistema nervoso, que inclui o sistema nervoso autônomo, está interconectado com o sistema endócrino (hormonal), e ambos desempenham um papel importante nas respostas emocionais do corpo. a Mente e o corpo estão conectados.

Aqui estão alguns exemplos de como as emoções podem influenciar as reações corporais:

1. Estresse:
- Pode desencadear a liberação de hormônios do estresse, como cortisol e adrenalina, que afetam várias funções corporais, como a frequência cardíaca, a pressão arterial e a digestão.
- Pode levar a tensão muscular, dores de cabeça, sudorese excessiva e distúrbios do sono.

2. Ansiedade:
- Pode causar sintomas físicos, como batimentos cardíacos rápidos, respiração rápida, tremores e sensação de aperto no peito.

3. Tristeza ou Depressão:
- Pode estar associada a sintomas físicos, como fadiga, alterações no apetite, distúrbios do sono e dores físicas sem causa aparente.

4. Felicidade ou Excitação:
- Pode resultar em aumento de energia, sorriso, relaxamento muscular e até mesmo liberação de endorfinas, que são neurotransmissores relacionados ao prazer.

A conexão entre mente e corpo é complexa, e as emoções podem ter efeitos significativos na saúde física. Mudanças no estado emocional podem desencadear reações bioquímicas e neuroendócrinas que afetam diversas funções do corpo. É importante lembrar que essas respostas podem variar de pessoa para pessoa. Portanto é necessário que você inicie o seu tratamento psicoterapêutico para entender a origem dessas reações, e tratá-las.

Espero ter te ajudado. Desejo melhor, um abraço!

Samanta Xavier - Psicóloga CRP 04/74671.

Samanta Xavier Psicólogo em Uberaba