Ansiedade me faz lembrar de uma pessoa

Feita por >gsajuniror1 · 26 mai 2023 Ansiedade

Terminei um relacionamento há uns três anos. O término foi complicado e tive inúmeras crises de ansiedade na época. Hoje, sempre que passo por alguma situação que me gera ansiedade, me recordo da pessoa e revivo sentimentos negativos ligados a ela. Isso é normal? Mesmo eu estando bem e sem nenhum vínculo, é normal associar sentimentos negativos que não tem nenhuma relação com ele?

A melhor resposta 29 MAI 2023

Olá!
Sim, é possível que você associe sentimentos negativos ligados ao término do relacionamento a situações de ansiedade, mesmo que essas situações não tenham nenhuma relação direta com a pessoa em questão.

A psicanálise nos mostra que as nossas experiências emocionais passadas podem deixar marcas em nosso inconsciente e comportamento , influenciando a forma como percebemos e reagimos às situações presentes. Nesse caso, as crises de ansiedade que você vivenciou durante o término do relacionamento podem ter deixado uma impressão duradoura em sua mente.
Como quando se come um alimento estragado e passa muito mal e depois se sente certo asco do alimento por algum tempo. A nossa mente associa as coisas de modo complexo e para "desfazer" isso requer um certo trabalho. Porque, diferentemente do asco pelo alimento, quando se trata de sentimentos complexos como a ansiedade sentida no fim de seu relacionamento, a associação pode não ser somente no nível comportamental, mas muito mais no emocional etc.
Essa associação entre a ansiedade atual e a lembrança da pessoa pode ocorrer porque o término foi um evento emocionalmente intenso e traumático para você. Quando você se depara com uma situação que gera ansiedade, seu inconsciente pode evocar memórias e emoções relacionadas ao período do término, como forma de proteção ou como um mecanismo de defesa etc.
É importante ressaltar que essas associações podem ser trabalhadas e transformadas ao longo do processo terapêutico. É necessário explorar e compreender esses padrões emocionais, ajudando você a reconstruir suas respostas emocionais e encontrar formas mais saudáveis de lidar com a ansiedade.
Ao buscar o apoio de um psicólogo ou psicanalista, você terá a oportunidade de discutir essas associações, compreender os mecanismos inconscientes em jogo e encontrar estratégias para separar os sentimentos negativos do passado das situações presentes. Dessa forma, poderá desenvolver recursos internos para lidar com a ansiedade de maneira mais equilibrada e construtiva.
Estou à disposição.
Um abraço!

Herson Alex Psicólogo em Blumenau

134 respostas

28 MAI 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então agende sua consulta comigo que irei responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

27 MAI 2023

Olá Gsajunior1! Obrigado por escrever. Falta a nós, psicólogos, saber as características, intensidade e quantidade de situações ansiosas. Sendo lembrança muito frequente e incomodativa após três anos, não será normal. Por outro lado a história de cada um de nós, e patrimônio de memória para aprendizados e modificações de vida.
Com o tempo a tendência comum será essa lembrança tornar-se cada vez mais leva, mais distante.
Será enriquecedor você ponderar com um de nós, psicólogos, essa questão.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.