A ansiedade pode me fazer duvidar se amo alguém?

Feita por >Iris · 4 jan 2021 Ansiedade

Eu conheço meu namorado a 4 anos, mas como moramos longe isso se dá na maior parte das vezes a distância. Confesso que não lembro o motivo do término no ano passado, mas sempre mantivemos contato por haver diálogo e uma amizade muito grande entre nós. Durante essa quarentena fomos nos aproximando e voltando a nos declarar um para o outro e assim voltamos. Porém uma frase que eu li me perturbou muito, a tal da "carentena" sobre estar com as pessoas por carência e fiquei com medo de ser isso porém isso foi um gatilho para que eu percebesse como meu corpo estava reagindo. Fiquei bem na maior parte do tempo, mas de um tempo pra cá, muitas vezes quando estamos conversando vem na minha mente um medo de não amá-lo verdadeiramente e de magoá-lo, mas isso vem junto à uma aceleração no coração, um suor mesmo sem movimento, um soco no estômago e um "pânico". (Conversei com a minha mãe e ela disse que poderia ser ansiedade, por isso coloquei no título da pergunta, mas sem diagnóstico). Quando estou conversando sem esse pensamento, está tudo bem, tenho clareza das coisas e está tudo tranquilo entre nós.
Nos encontramos 2 vezes e durante todo o encontro, não tive crises como as anteriores, ao contrário, foi ótimo revê-los.
Mas no geral elas não deixam de acontecer, estou com medo e não quero terminar um relacionamento saudável por esse sentimento que me machuca.

A melhor resposta 5 JAN 2021

Olá Iris.....
Percebo que você pode estar passando por um período um pouco conflituoso, pois está com uma pessoa e não quer magoá-lo, machucá-lo, apesar de ser um relacionamento saudável, como descreve.
Inúmeras situações podem estar fazendo com que tenha esses sentimentos e pensamentos com relação ao seu relacionamento, pois ao passo que o considera saudável, vem junto sentimentos de ansiedade, confusão, medo e insegurança de que tudo possa ser passageiro.
Oriento você a buscar ajuda psicológica para entender e compreender seus sentimentos neste momento e o porque de os estar vivenciando.
Trabalhar visando o aumento da sua autoestima, seu fortalecimento emocional e na busca do autoconhecimento, entendendo quais os motivos de ter esses sentimentos (suor, aceleração no coração, soco no estômago) e buscar meios de amenizar esses sentimentos até poder levar uma vida normal, obtendo controle sobre ele.
Busque cuidar de si.
Compreender seus sentimentos e atitudes.
Espero poder ajudar você.
Fico a disposição.
Abraços Francieli

Francieli Cristina Wingert Psicóloga Psicólogo em São Miguel d'Oeste

238 respostas

5 JAN 2021

Olá Iris! Grato por escrever. Sem dúvida, a ansiedade faz com que a pessoa fique dividida entre tempos e objetivos diferentes, com medos e incertezas, logo a pessoa não experimenta harmonia interna, por isso não pode amar a si mesma. Não amando a si mesma, não apresenta foco sereno e doce na troca com a outra pessoa.
Dois fatores, no seu relato chamam à atenção;
- Tempos de pandemia que desorganiza as pessoas e gera trocas diferentes das naturais. Por isso não é bom tomar decisões sem conseguir separar o que é decorrente da pandemia e o que é decorrente do jeito de ser da pessoa, em outros tempos;
- Morar longe e se comunicar virtualmente, é extremamente pobre para o conhecimento mútuo e para a qualidade da troca. Muitas vezes é melhor se ver menos, mas ao vivo e em cores.
As comunicações virtuais tendem a gerar mal entendidos de difícil aprofundamento e completude.
Independentemente do namorado, será importante você situar melhor tua ansiedade, através de parâmetros científicos a serem conduzidos por um psicólogo. Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento grave da pandemia, respeitemos a vida: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

5 JAN 2021

Oi Iris,
Teu dever é contigo mesma, é realizar-se, satisfazer teus desejos... A vida te deu a liberdade e o livre arbítrio para que cada um se conduza na vida. Não temas em realizar seus desejos. Cada um é responsável por si mesmo e CARÊNCIA é quando um não realiza a si mesmo e encarrega o outro realizar seus desejos.
Amor... é o que sai de ti, flui ao outro para fazê-lo ser mais.... Amor próprio é a chave para ser uma pessoa autônoma afetivamente.
O problema não é a possível ansiedade... o problema é que não está realizando seus desejos internos... por algum motivo.
Invista em Psicoterapia para conhecer-se e colocar em prática toda a tua energia. Assim, consegue fluir livremente e em paz contigo mesma.