A ansiedade pode deixar os sentimentos confusos e atrapalhar o relacionamento?

Feita por >Adriele Gomes · 25 mai 2022 Ansiedade

Faz uns dois meses que estou tendo esses pensamentos , será que amo a pessoa que estou . Eu sei que amo e quero estar com a pessoa, mais minha mente está com esses pensamentos intrusivos

A melhor resposta 1 JUN 2022

Olá Adriele, tudo bem?
Realmente a ansiedade ela pode ser estressora e aversiva, principalmente em excesso. Todavia a incerteza envolve uma relação de insegurança, como também se expor a uma nova realidade pelo qual não temos controle, tudo que é novo assusta e causa ansiedade. Nesta ocasião, se envolver em um relacionamento (mesmo que já havia antes se relacionado amorosamente com outras pessoas ou não) envolve sempre insegurança como também acesso a afeto, neste contexto, um acompanhamento profissional para dialogar sobre seus conflitos e receios é o mais assertivo nesse momento, para elucidar todas essas situações que está passando, principalmente o que envolve a ansiedade em excesso, afeta outras áreas de nossas vidas. Deixo meu contato como referência.

Att. Psicólogo/Psicoterapeuta Paulo Victor Rodrigues.

Paulo Victor R Oliveira Psicólogo em Limeira

55 respostas

22 JUN 2022

Olá! A ansiedade pode fazer que você tenha perocupações e com isso te gerar dúvidas. É preciso saber quais são os conteúdos desses pensamentos intrusivos e o que está te levando a ter dúvidas em relação aos seus sentimentos.

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

31 MAI 2022

Adriele, pensamentos intrusivos podem provocar ansiedade e deixar a mente confusa.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

27 MAI 2022

Olá Adriele.
A ansiedade pode sim atrapalhar muito os relacionamentos amorosos, sociais e profissionais e quando está fora de controle pode causar perdas irreparáveis nessas áreas. A ansiedade serve para nos alertar de que podemos estar correndo perigo e que precisamos tomar algum cuidado. Mas ela também pode dar alarmes falsos quando associada com algum descontrole fisiológico, hormonal, emoções, traumas não tratados entre outras ocorrências na vida pregressa ou atual. Alterações nas áreas da comunicação, afeto, irritabilidade, sono, alimentação, estudos, concentração entre outros podem aparecer. Procure um psicólogo para ouví-la e tratar esses sintomas que podem causar a curto e longo prazos sofrimentos os quais você pode evitar se olhar para eles e identificar o que eles estão querendo lhe comunicar. O profissional com ética e num ambiente seguro poderá auxiliá-la nesse processo de autoconhecimento.
Fico à disposição,
Maria Nair de Castilho Ramlow
Especialista em Psicologia Clínica
Terapia Cognitiva Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

27 MAI 2022

Olá, Adriele!
Bom....de onde vêm estes pensamentos intrusivos? Qual o significado deles para você? O que eles estão querendo te comunicar? Algo precisa ser analisado por você. Ajuda profissional pode facilitar o caminho. Estou à disposição. Att,

Anônimo-380213 Psicólogo em São Paulo

3 respostas

26 MAI 2022

A ansiedade prejudica os pensamentos. Podem ficar negativos mas a produção de pensamentos pelo cérebro é infinita e não se deve acreditar em todos os pensamentos. Pondere, portanto os pensamentos que tem a respeito do sentimento que tem por seu marido

Aline Tavares Guerreiro Psicólogo em Rio de Janeiro

13 respostas

26 MAI 2022

Olá! Os nossos pensamentos influenciam na forma que a gente se sente, se pensa Será que amo essa pessoa isso pode gerar um sentimento de dúvida em você. O que te faz duvidar dos seus sentimentos?
A ansiedade quando ela é intensa e frequente pode afetar não só seus relacionamentos mas sua vida como um todo.
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

26 MAI 2022

Olá Adriele, espero que seteja tudo bem com você.

Sim, a ansiedade pode atrapalhar os relacionamentos, não apenas os afetivos, mas os sociais, os familiares, os profissionais. O mais importante é buscar entender as causas desta ansiedade, como elas surgiram, como elas começaram a atrapalhar de fato seu relacionamento, e como isso acontece em seu dia a dia. Um processo de psicoterapia pode te ajudar a responder essas questões, e propor o acompanhamento mais adequado para seu caso, com o objetivo de superar estes estados de ansiedade que descreve, criando condições favoráveis para o restabelecimento do equilíbrio saudável de suas emoções e pensamentos. Se desejar averiguar mais detalhadamente essa queixa que descreve, criando condições para uma melhora, a psicoterapia pode te auxiliar bastante nesse sentido.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique tudo bem!

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

26 MAI 2022

Olá, a ansiedade pode ser considerada "normal", como um estado de alerta para algumas situações que podem ou não acontecer, desde que não traga prejuízos as áreas de sua vida. Assim como, os pensamentos também pode estar gerando, contribuindo para o desenvolvimento de sintomas ansiosos.
Seria interessante estar buscando um profissional para ajudá-la mais efetivamente.

Romulo Cunha Psicólogo Psicólogo em Manaus

1 resposta

26 MAI 2022

Olaa Adrieleee!!
Claaaro que sim.. a ansiedade por deixar tudo confuso e distorcido!
Mas, vem cá, o que te põe dúvida? Tem alguma expectativa sobre o relacionamento que está muito alta?
O que tem provocado essa preocupação?
Ao invés de colocar na conta da ansiedade, busque se aproximar do sentimento e entender o que ele está apontando sobre você!
Um abraço, com afeto!

Marina Heluy Máximo Marques Psicóloga Psicólogo em Varginha

41 respostas

26 MAI 2022

Olá Adriele!

A ansiedade é uma resposta importante e saudável do nosso corpo, porém em certos casos pode surgir como um sintoma que gera sofrimento, é o que parece ocorrer na sua história. Algum tema ligado ao seu relacionamento pode ter funcionado como um gatilho para que ela se manifestasse. Isso não significa que a relação em si seja um problema, mas se esse sentimento faz com que você se sinta mal e tenha prejuízos em sua vida, pode ser importante explorar mais sobre ele. Eu entendo que a ansiedade, nesse contexto, é um jeito que nossa mente encontra para dar um recado de que algo está "fora de ordem", e a psicoterapia pode ajudar a compreender os possíveis motivos disso e trabalhar seus impactos.

Espero ter ajudado.
Abraços!

Psicóloga Alice da Silva Psicólogo em Balneário Camboriú

4 respostas

26 MAI 2022

Oi Adriele Gomes,
A ansiedade pode alterar a percepção das coisas, uma vez que não consegue viver bem o momento presente, não deixa você realmente se entregar. Mas a causa pode ser outra e para isso, precisa se conhecer, precisa ver como a sua mente funciona... está dúvida, este “será que” pode ser apenas uma característica da sua personalidade. Mesmo assim, pode sair desta zona de funcionamento e usar os recursos que tem e ficar mais tranquila com a sua forma de sentir, de se relacionar e de amar. Faça Análise para descobrir isso... vale a pena! É a possibilidade de você se tornar uma mulher autêntica, curar suas dependências e atrair pessoas de valor, escolher realmente a pessoa que contribui contigo.
Abraços.

5817 respostas

26 MAI 2022

Olá Adriele! Obrigado por perguntar. Sem dúvida, a ansiedade gera confusões porque propicia competição entre temas e demandas, em espaços e tempos inadequados, acontece o fenômeno de estar presente de corpo, mas não de alma. Nessa condição o foco não fica integral e não se vê as coisas em sua profundidade e essência.
Será altamente enriquecedor aprofundar reflexão.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue estão vigentes - A maioria dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos líderes religiosos, querem é dinheiro - são falsos, atores, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Seja ponderado com a máscara, destrua criadouros de mosquitos. Enriqueça o afeto, mas evite aglomerações.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

26 MAI 2022

Olá
É quase como perguntar quem veio primeiro, o ovo ou a galinha. Ela pode ser a "causa" como pode ser o "fruto" dessa situação. É importante compreender que a ansiedade por si só não é ruim. Ela tem uma função protetiva em alguns momentos, mas quando gera tamanho sofrimento, recomendo que busque um profissional para que ela possa ser entendida. Esse sofrimento, em geral, diz de um sinal que nosso corpo da de que algo não vai nem e precisa de nossa atenção. Por isso é não me preocuparia tanto com a "origem" desse sentimento, mas com sua forma: de que forma ele se relaciona com seu relacionamento? Como essa ansiedade se manifesta? Como é estar angustiada nessa relação?

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha