Timidez excessiva e medo de interagir

Feita por >Elena · 3 dez 2022 Habilidades sociais

Olá. Bom dia para todos vocês.
Quando eu era pequena eu era bem extrovertida, mas chegou uma fase, entre os 10 anos que eu comecei a ficar tímida, mas essa timidez nunca me atrapalhou em nada, por isso nunca dei muito importância pra isso antes. Eu tinha vergonha de falar com pessoas que eu não conhecia, mas eu conseguia fazer amizades, ir á escola e ter uma vida social. Porém nos meus 13 anos eu tive que mudar de cidade, ou seja, recomeçar em uma cidade nova onde eu não conhecia ninguém. Foi difícil no começo, mas novamente, nunca pensei que a vergonha e a timidez eram coisas muito sérias, até perceber que na verdade, elas eram sim, porque eu estava em um nível que tinha crises de pânico sempre antes de ir pra escola. Eu não saía de casa, ficava trancada no quarto. Só de pensar em falar com outras pessoas me deixava super nervosa. Hoje, com 19, melhorou um pouco, consigo falar, mesmo com um pouco de dificuldade não é tão forte como era no começo, mas infelizmente, isso não passou. Pensei que com o tempo as coisas iam melhorar, mas não melhorou. Até hoje fico nervosa em pensar em conversar com pessoas que não conheço, tenho vergonha de ir nos lugares sozinha. Meu coração acelera e eu fico muito nervosa, porque na minha mente, eu sempre vou ser rejeitada, humilhada, ridicularizada. Não consigo cumprimentar as pessoas exatamente por esse medo de passar vergonha. Sei que as pessoas me acham estranha, confesso, que até eu me acho também. Não consigo me encaixar quando estou no meio de algumas pessoas, me sinto perdida, como se eu não pertencesse a esse mundo. Minha vergonha é muito maior quando se trata de falar com pessoas da minha idade, normalmente pessoas mais velhas eu consigo conversar na boa, mas jovens eu fico deslocada. Consigo fazer amizades e interagir facilmente na internet, seja com quem for, porém fora dela me sinto em uma bolha. Sei lá, na minha cabeça é como se eu fosse o centro das atenções na vida das pessoas, ela faz eu acreditar nisso, mas não de forma positiva, e sim que, constantemente vou ser julgada, constantemente vão olhar para mim e pensar coisas ruins á meu respeito. Eu sei que não sou o centro na vida das pessoas, e que eu não deveria me importar, e eu tento colocar isso na minha cabeça o tempo todo, penso nisso o tempo todo, mas chega na hora, parece que dá branco e eu não consigo controlar. E eu gostaria de entender o que é isso, pois é algo que atrapalha a minha vida há 6 anos de forma severa. Estou entrando na fase adulta e receio não conseguir conquistar minhas coisas justamente por isso! Enfim, obrigada pelo tempo.

A melhor resposta 5 DEZ 2022

Oi Elena!
Pelo modo que falou, você tem uma crença muito forte em relação ao modo como você se olha e para as pessoas ao seu redor.
Teria que analisar como era/é seu âmbito familiar e se essa timidez veio com alguma insegurança em relação a sua aparência, inteligência intelectual
ou algum outro fator.
A exposição é um ótimo recurso, que pode ser usado justamente para tirar aos poucos essa timidez e medo da interação.
Nós somos seres sociáveis e essa interação precisa existir até mesmo para nos desenvolvermos cognitivamente. Com ela, podemos trabalhar a resiliência, empatia, inteligencia emocional e inúmeros outros fatores!
Recomendo que você invista em si mesmo, veja seu potencial e procure ajuda para trabalhar esses fatores que lhe incomodam. O melhor investimento é em você mesmo, de modo que vá te dar uma melhora de vida e bem estar. Pense nisso!?

Thamine Welter Psicólogo em Recife

4 respostas

5 DEZ 2022

Oi Elena
ISTO O QUE ESTÁ ACONTECENDO CONTIGO É O RESULTADO por ter abandonado a tua inteligência vital e se adaptado aos outros, ao ambiente, aos pais, aos valores e crenças que o sistema implantou.
Por isso mesmo hoje sente vergonha de ti mesma, fica insegura e nervosa quando vai agir, quando se relaciona, tem sempre medo de ser rejeitada, humilhada, ridicularizada, não consegue cumprimentar por medo de passar vergonha, se acha estranha, julgada...
Embora a vida tenha te dado a liberdade e o livre arbítrio, aprendeu a seguir os outros e hoje, não se reconhece mais.
Agora precisa recuperar, resgatar a tua inteligência natural e aprender a usar o sustema, os valores, as crenças em teu benefício.
Precisa de Psicoterapia para ser auxiiada e descobrir quem realmente voce é e como usar os recursos que tem, para que possa ser dona da sua vida, construtora de ti mesma.
Abraços

5817 respostas

4 DEZ 2022

Oi Elena! Obrigado por escrever. Que texto interessante, ilustrativo. Você descreveu com precisão, idades e frequências de transformações, muito frequentes nas pessoas. Também, ao falar dos seus entendimentos, mostrou nitidez de raciocínio, até certo ponto, que serão muito promissores e interessantes para você aprimorar o entendimento da autoestima e da troca social necessária, enriquecedora e saudável.
Certamente você agiu certo ao escrever e se beneficiará muito da assessoria científica de um psicólogo.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.