Sou muito supersticioso, gosto de destruição. Tenho problema mental?

Feita por >Eduardo Alves · 25 nov 2018 Psicologia clínica

Bom dia. Estou começando a achar que tenho algum problema mental, estou passando por algo semelhante quando eu tinha uns 7 anos, pelo que me lembro.

Eu fico tentando controlar tudo. Eu fico achando que se eu controlar minha mente, meu comportamento, poderei fazer as pessoas interagirem comigo do jeito que eu quero. Não tenho amigos, fico o dia todo no quarto. Outra coisa estranha é que eu gosto de ser muito diferente das pessoas, me afirmo sendo sempre o oposto e me sinto superior com isso. Tenho um certo pensamento de gostar de "destruição", por exemplo fico imaginando as nuvens mais densas como se fosse vir um furacão, quando vem vento forte gosto de imaginar como se alguma casa fosse cair (Da um certo medo até disso acontecer, mas sinto como se eu fosse poderoso, sinto prazer em saber dessa informação). Sou ateu.

De uns anos pra cá acabei me envolvendo com astrologia, e sempre tento afirmar que as coisas ruins (planetas em posição ruins) são verdade e tem haver com minha vida. Fico até afirmando pra mim mesmo que tal fato aconteceu porcausa do planeta (tenho saturno em gêmeos, então afirmo que sou timido, que eu era super calado na infancia, mudo, porcausa dele). Sim, na minha infância eu era muito calado. As pessoas me chamavam de mudo. N sei pq eu era assim... n acho que era timidez. Hj tenho 18 anos, sei falar normal com as pessoas mas não gosto de me envolver muito, tipo não gosto de fazer muita amizade, só ser colega. Outra coisa é que não sou nada amoroso igual as outras pessoas. Rejeito qualquer gesto de carinho, prefiro afirmar que tenho uma personalidade fria. Agr esse ano meu estado piorou. Estou o ano inteiro vendo vídeos de auto-ajuda (Só os que envolvem coisas espirituais que eu me interesso. Os normais eu acho clichê), e isso n tem contribuido em nada. Só piorou. Por exemplo, eu fico pensando q se eu não fazer meditação do chakra 2 (o chakra 2 é uma energia que ajuda nos relacionamentos) eu não vou conseguir fazer amigos (eu queria amigos pra me sentir normal igual os outros jovens da minha idade, eu não sei nem andar de ônibus direito. Fico me comparando com meus primos que ja trabalham e um até namora. Não saio de casa e nem tenho vontade, a unica vontade q tenho é ficar no celular ou computador jogando jogos). Enfim, tenho preguiça de fazer essas meditações e então fico pensando no pior. Eu tenho algum transtorno de personalidade? Teve uma vez q eu tava com tantos pensamentos e derrepente eu só olhei pra frente e vi que na vida real não tinha nada haver com meus pensamentos ou "imaginação", como se a realidade fosse nada. Outra coisa é que fico pensando que se as pessoas me tratarem ruim é porque eu estava pensando coisa ruim de mim. Outra coisa é que mts vezes quando estou fazendo meditação eu mesmo fico imaginando uma sensação no meu corpo como se fosse algo bom porcausa da meditação, e a sensação acontece pq imagino, embora seja fraca. Outro pensamento que de vez em quando acabo pensando bastante é que sou a única pessoa nesse planeta, como se as outras pessoas não exitissem, como se fossem sla como se as pessoas só existissem na minha imaginação. Mt confuso :S

Ah e as vezes eu sinto um vazio na barriga (n é fome, é como se fosse sentimento). Essa sensação é como se fosse uma sensação muito amarga na barriga. Teve uma vez q eu li um artigo de "excesso de informação na internet", comecei a controlar minha mente rejeitando meus pensamentos com rigidez. Dizendo Não. Teve uma hora que começou como se fosse descendo da mente até a barriga uma sensação horrível como se fosse sentimento denso de hospital. Aí veio uns pensamentos tipo "Somos todos iguais", "igualdade", veio até um pensamento que o comunismo é melhor que capitalismo (Nao estou brincando, isso é serio), e depois o sentimento foi passando pra um outro sentimento de maternidade, de amor pela minha mãe. (Lembro q ja senti esse sentimento na minha infância, inclusive minha mae diz q na minha infancia eu era bem amoroso, diferente de quando cresci). Eu fui tentando controlar meus pensamentos pra esse sentimento continuar e ele sumiu. Isso aconteceu em 2016. Nunca mais consegui fazer dnv...

Enfim, tudo isso é algum problema mental? Eu queria ir num psicologo mas n tenho coragem de pedir pros meus pais. Minha unica esperança é que eu consiga um emprego pra ver se melhoro meu jeito... Algm pode me dar um conselho?

A melhor resposta 26 NOV 2018

Olá Eduardo. Não é possível diagnosticar um quadro psiquiátrico somente com uma narrativa. Porém percebo que você apresenta muitos pensamentos que nem sempre são racionais e estão impactando em comportamentos mal adaptados.
O bem estar se sustenta por quatro pilares: atividade física, boa alimentação, relacionamentos interpessoais e percepção adequada de si, dos outros e do futuro. Acredito que o processo de psicoterapia será importante para você reestruturar esses pensamentos.
Espero ter colaborado de alguma forma. Estou à disposição. Abraços. Eliana Benedetti.

Eliana Benedetti Psicólogo em Americana

363 respostas

26 NOV 2018

Olá Eduardo, gostaria de começar pelo final de seu texto, pois me parece que você escreveu o texto para chegar nessa pergunta: Tudo isso é algum problema mental? Eduardo, você traz vários sentimentos e pensamentos que me fazem pensar o quanto é difícil ficar sozinho nisso. lidar com tudo isso sozinho e sem um norte. na sua idade você esta saindo da adolescência, e traz sua dificuldade de relacionamentos. (que a mim, parece timidez, mas isso é para mim, não sei o que é para você.)

Pensamentos ditos ruins, não são privilégios de poucos, diria que é até natural. as vezes temos vontade de quebrar uma janela de alguém, de xingar, de agredir. Tirar algo de nós de uma forma mais rápida do que o tempo pede. Entendo que mais importante que os pensamentos que temos é tentar entender o que nos levou a pensar assim. Se tenho vontade de agredir algo ou alguém, sabendo que não farei isso, olho para mim e me pergunto, por que me sinto assim.

Isso leva a vários caminhos, Eduardo, não só da solidão, como também a busca de outras alternativas que, muitas vezes podem nos prejudicar. (uso de álcool ou drogas por exemplo). Muitos adolescentes fazem isso apenas para se enturmar, pensando que precisam fazem parte de algo, independente do que seja.. Trazendo, à médio prazo problemas a sua vida e de seus próximos.

Mas há outros caminhos, como o de sua busca por meditação, uma forma mais saudável e às vezes mais difícil, principalmente por estar sozinho. Fazendo algo que goste e criando diversidades de ambientes (academias, cursos profissionalizantes, escolas de dança, ou qualquer outro que seja de seu interesse). Como citei, não é fácil. Não conheço o dono da frase, mas a tenho como verdadeira "Diversidade traz felicidade".

Eduardo, se você tem interesse em ir a um psicólogo, hoje várias faculdades oferecem atendimento terapêutico com alunos do último ano. É gratuito e acompanhado por psicólogos que supervisionam o atendimento. pode ser uma opção.

Way Psicologia Psicólogo em Campinas

32 respostas

26 NOV 2018

Eduardo, bom dia! Primeiramente fico feliz por você ter se permitido para um pouco a sua rotina e dá conta do que se está passando em você! Bem como, procurar ajuda pelo site. Realmente o interessante e importante é buscar acompanhamento de um psicólogo. Através das consultas, o profissional poderá dividir com você as percepções e caso necessário indicar um profissional especializado de acordo com cada caso, como um Psiquiatra. Não há uma receita pronta ou um diagnóstico pronto para dar conta da subjetividade. Cada ser é único e preciso ser compreendido de acordo com a sua forma de ser, sentir e viver! Espero ter lhe ajudado! Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro