É normal ter uma timidez excessiva?

Feita por >Eu123 · 7 jan 2021 Timidez

Dês de pequena sempre fui um pouco tímida, mas nada que me atrapalhasse,mas depois de um acontecimento na minha vida essa timidez começou a ficar mais grave me impedindo de fazer e falar muitas coisas. E é uma coisa que não consigo controlar eu me sinto nervosa, começo a me tremer a transpirar e meu coração fica muito acelerado, consequentemente minha voz sai tremola, e quanto mais eu tento me controlar mas meu corpo não me responde assim começo a me bater para ver se adianta alguma coisa mas continuo nervosa. Além de não conseguir me expressar em público com medo de ser julgada ou de ser menosprezada. Até com meus pais tenho vergonha e medo de dizer certas coisas. Gostaria de saber se tem algum tratamento para isso. Obrigado.

A melhor resposta 8 JAN 2021

Querida, sempre há tratamento, basta vc procurar e se esforçar p mudar também.
A terapia é um processo colaborativo. E tbm sigiloso.
Se interessar sou Mônica psicológa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

9 JAN 2021

Eu 123.
Grata por sua Pergunta.
Sim, tem tratamento para timidez. Existe o treinamento assertivo. Procure um psicólogo para falar de seus sentimentos e emoções e desenvolver a sua auto estima. No consultório, ou via online que é um ambiente neutro você poderá desenvolver a sua auto estima que no momento está abalada. Com os exercícios práticos você voltará gradativamente a sentir-se segura e feliz.
Fico à disposição.
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

8 JAN 2021

Oi...
Este é o efeito de emoções bloqueadas, paralisam tudo, é uma defesa natural ocasionada por experiências frustrantes.
Precisa desbloquear estas energias, esclarecer as causas e resignificar para que no momento presente possas dar as devidas finalizações.
Em pouco tempo, através da Psicoterapia consegue resolver.

5826 respostas

8 JAN 2021

Bom dia Eu123!!!
Tudo bem?
A timidez ela existe e é aceitável, temos que pensar é a partir do momento em que ela começa a trazer algum tipo de prejuízo para a pessoa. A ajuda de um profissional é importante e válida nesses casos.
Espero ter ajudado!
Estamos a disposição!!!

Fábio Vinícius Escolástico Ribeiro Psicólogo em Montes Claros

61 respostas

8 JAN 2021

Olá Eu123! Timidez excessiva já indica que você quer melhorar isso. A timidez é uma proteção e um posicionamento que facilita preparar-se para a vida, bem como evitar perigos e erros, mas precisa ser em medida razoável. É extremamente comum pessoas nos procurarem para esse tipo de tratamento. Sempre passa pela consolidação da autoestima, da identidade e do exercício gradativo de troca social. Não se trata de pensar o contrário do tímido, trata-se de adquirir maturidade, experiência, ferramentas pessoais para lidar com as situações.
A psicoterapia, com persistência, disciplina e regularidade, certamente ajudará muito a compreender e melhorar as formas de lidar com as trocas que implicam maior timidez.
Estaremos á disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento grave da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, abertura mental, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.