Como viver tendo devaneio excessivo?

Feita por >Ônaís · 30 abr 2022 Psicologia clínica

Em 2018 eu criei um mundo na minha mente, que por si era fantasioso. Apenas fiz isso para me distrair, mas não percebi que com o passar do tempo eu fui amadurecendo e desenvolvendo esse lugar de uma maneira insana, ao ponto de ficar como uma arquitetura extremamente calculada.

Estou escrevendo um projeto sobre isso, mas nunca mais pude viver normalmente. Não enxergo mais o mundo da mesma maneira, com os pés no chão, sempre vejo tudo em dois planos, O Portal (meu mundo) E a realidade, como se fosse um prédio de dois andares.

Demorei 4 anos para desenvolver esse lugar gigante e sinto que se parar de viver por lá, terei jogado meu trabalho fora. É frustrante ser dessa maneira, é difícil me olhar no espelho pq não me reconheço. É horrível ter duas vidas.

Sinto como se não tivesse saída, O Portal é o meu conforto, como uma droga que me alegra, mas ao mesmo tempo é um peso nas minhas costas.

Apenas gostaria de nascer novamente para não passar por isso.

A melhor resposta 1 MAI 2022

Olá
Talvez você possa usar isso a seu favor, produzindo alguma forma de arte e literatura sobre o assunto. De qualquer forma, "abandonar" esse espaço não seria desperdício de tempo, uma vez que, se compreendido, vamos encontrar um motivo para construção desse lugar. Um terapeuta pode te ajudar a compreender esse espaço com bastante sensibilidade.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

911 respostas

1 MAI 2022

Oi Ônaís,
Isso que está percebendo não é nada fantasioso, não é transtorno, não é problema... é simplesmente um recurso que a sua mente criou para suportat e passar por uma realidade que voce estava passando, na primeira fase do tu desenvolvimento, quando ainda estava em gestação... Voce cria um mundo paralelo e vive nele, como um refúgio...
Porém, também desenvolveu muitos recursos que deve saber e usar deles para teu sucesso, prezer e felicidade. Voce é muito criativa e pode explorar e ter muitas vantagens por ter este traço de caráter.
Por não se conhecer, julga que seja transtorno; claro que precisa eluir, passar da condição de dor para o recurso.
Precisa apenas se conhecer e ver como realmente a sua mente funciona, qusia os recursos que tens e que identifica a sua forma de se relacionar, sua forma de agir, reagir e amar.

5912 respostas

1 MAI 2022

Oi! Que tal se você criar algo nesse mundo aqui que te conecte? Você pode criar um jogo de computador, uma série de livros, uma história em quadrinhos...as possibilidades são infinitas! Agora, seria interessante também entender porque esse mundo é tão viciante. Não seria ele uma fuga? E se for, fuga de quê?

Psicóloga Larissa Silva Psicólogo em Belo Horizonte

62 respostas

1 MAI 2022

Olá Ônaís! Obrigado por escrever. Desculpe-me a questão tua é: "Como parar de alimentar devaneios excessivos?"
Claro que, embora você não tenha dito, estás vivendo vida isolada, sem estudos consistentes, sem trabalho consistente, sem turma de colegas consistentes, sem esporte coletivo de contato consistente. Um devaneio pode ser uma excelente oportunidade de criação, mas preciso estar temperado com a cultura, com a razoabilidade, com hábitos adequados, com saúde, com ética.
Cada um colhe o que planta. Passe a plantar estudar seriamente com consistência, passe a conviver de forma mais aberta com grupo de colegas, conhecidos, turma de esportes, trabalho, estudo. A prática de vida real precisa preponderar sobre os devaneios para que ofereça matéria prima para a aplicabilidade criativa surgida de um devaneio.
Será importante você aprofundar reflexão com a ajuda científica de um psicólogo. Uma prática vale por um milhão de teorias.
Abraços virtuais (a pandemia ainda é real, há grande maioria de falsos políticos, maior parte ainda de falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento- até alguns falsos cientistas. Diante disso devemos seguir recomendações de instituições como: Anvisa, Tvs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Pondere o uso de máscara, enriqueça a proximidade afetiva, evitando aglomerações.