Olá, Saberia me dizer quais são as causas do devaneio excessivo?

Feita por >Thabita paula · 22 abr 2023 Abordagem psicológica

Há muito tempo venho tendo devaneios no entanto so agora vi os prejuízos, não sei ao certo quando começou, só sei que não estou conseguindo dar um basta e está interferindo absurdamente na minha vida. Alguém saberia me explicar como e porque essa condição acontece e como posso fazer para parar.

A melhor resposta 24 ABR 2023

Thabita, obrigado por enviar sua pergunta. Deixar a mente viajar pode acontecer com qualquer um em qualquer lugar ou situação, todavia quando isso se torna excessivo precisamos avaliar para entender todo o contexto por trás disso. Nós psicólogos avaliamos tudo, precisamos entender o histórico de vida da pessoa, como ela lida com a vida, com os pensamentos, entender o momento atual do indivíduo, entender seus hábitos, porque tudo isso vai influenciar de certo modo nesse comportamento. Depois avaliamos o comportamento em si, vamos atrás do tipos de pensamento, em que tipo de momento ocorrem e que tipo de prejuízo está gerando para a pessoa. Não existe assim uma receita simples para te dizer como parar isso, porque nós temos uma tendência natural para pensar nas coisas. Entretanto quanto mais conscientes ficamos dos nossos pensamento e dos conteúdos, mais podemos lidar melhor com eles. Em alguns casos esses pensamentos são fugas de uma realidade chata, monótona e cheia de responsabilidades. Mas tudo isso precisa ser visto pois cada caso é um caso. Se tiver como fazer uma acompanhamento com um profissional isso poderia te direcionar melhor. Espero ter ajudado. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

26 ABR 2023

Primeiramente, entender que tipo de devaneios, entender tua personalidade, teus mecanismos de defesa. Não tem uma receita pronta, você precisa se submeter a um processo terapêutico para entender tua realidade, os motivos, o que esses devaneios te proporcionam, se é fuga da realidade por estar muito difícil, não sei. Entre em contato para aprofundar mais.
Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

24 ABR 2023

Olá Thabita, espero que esteja tudo bem com você.

A nossa mente tem a incrível capacidade de produzir conteúdo. Com o dia a dia cheio de atividades e com muita estimulação, é muito fácil a mente entrar em um estado de produção constante de pensamentos, o que pode atrapalhar nossas atividades diárias, como estudo, trabalho e também em nossos horários de descanso, como nosso sono. O que vai ajudar a equilibrar a nossa mente, para que entremos em estados mais tranquilos e harmônicos de pensamentos, é a nossa consciência de nosso momento presente, tentando dar o máximo de nossa atenção ao que estamos fazendo no momento, e somente a isso, pois é exatamente neste momento que a vida realmente acontece. Procurando agir desta forma, você certamente irá experimentar uma diminuição do fluxo de seus pensamentos, para que você possa se concentrar nas atividades que você está fazendo no momento. Se seus devaneios te direcionam para projeções de seu futuro, procure trabalhar, através de ações práticas em seu dia a dia, para que você obtenha o que deseja. Um profissional de Psicologia pode te ajudar neste momento. Através de um processo de psicoterapia você pode entender melhor como lidar com esses devaneios, e como construir estratégias para modificar e conduzir melhor seus pensamentos em seu próprio benefício, aumentando também seu autoconhecimento. Por isso, se sentir necessidade de compreender com mais detalhes o tema, um profissional de Psicologia pode te auxiliar.

Espero ter te ajudado, e desejo que tudo fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

23 ABR 2023

Olá Thabita! Obrigado por se colocar. Devaneios, de forma genérica, são sonhos acordados. Eles precedem as invenções, as conquistas pessoais. São necessários antes da execução das mais nobres criações. Nesse sentido são ótimos e promissores. Parece que o jeito que você escreveu indica outros conteúdos. Quais são esses conteúdos. Por que te incomodam? Quando e como você chegou a conclusão de que eram excessivos?
Será que você está falando de teorizar muitas coisas e praticar poucas? Será que está falando de planos sem base na realidade? Será que você está pensando, pensando, planejando, e depois postergando?
Vamos entender de forma mais detalhada e específica?
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.