Como me livrar de "pequenos” vícios?

Feita por >Miriam · 23 fev 2021 Problemas psicológicos

Meu nome é Miriam , desde de muito pequena eu tenho vários problemas , minha mãe é narcisista , e por isso vivia sobre presão e brigas, e sofri muito bullying na escola , até a adolescência . Desenvolvi compulsão alimentar, ansiedade, depressao, devaneio excessivo, e cutucava muito as minhas unhas , arrancando a pele do cantinho da unha. A seis meses atrás comecei a coçar a cabeça, fiquei sem cabelo no local . Tomo fluoxetina, ajuda bastante . Cortei ao máximo açúcar e alimentos industrializados, cutucar as unhas e o cabelo e os devaneios e comecei a caminhar . O problema eh que de vez em quando eu volto e não consigo me controlar . Essa vícios tem com parar de vez ?
Não quero passar a vida fazendo isso

A melhor resposta 1 MAR 2021

Bom dia querida Miriam!

Desenvolver hábitos saudáveis e ter um estilo de vida mais adequado, voltado para práticas construtivas e sadias, é uma tarefa que todos deveríamos assumir, mesmo sabendo que a solidificação de tais atitudes só venha com o tempo. Durante esse processo, é preciso estar sempre vigilante com nós mesmos e com nossos hábitos, para que possamos reconhecer nossos momentos de fraqueza, onde estamos mais propensos de regredir para velhos hábitos, e assim agir imediatamente. Com certeza, como você já observa e reconhece esses padrões no seu comportamento, você já deu um primeiro e importante passo rumo a sua melhora. A psicoterapia pode te ajudar com um bom suporte para que você possa estabilizar sua vida em um sentindo que seja mais adequado com suas necessidades atuais, pois você já está comprometida com sua mudança. Estou a sua disposição para atendimento on-line para te ajudar, se desejar.

Clóvis Leite - Psicólogo Clínico CRP17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

2 MAR 2021

Todo vicio precisa de um recondicionamento da mente e a psicoterapia é sempre o melhor caminho.

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

1 MAR 2021

Olá Miriam.
Você parece já ter percebido qual é o caminho e demonstra estar construindo hábitos saudáveis ajudando a diminuir os sintomas que apresentou no texto, demonstrando que você está empenhada em dar o seu melhor. Para continuar evoluindo sugiro pensar em atividades que possa manter suas mãos mais ocupadas, mas se já o faz no trabalho, procure algo que possa fazer em momentos que suas mãos ficam sem atividade, por exemplo, quando está diante da TV, ou conversando com amigos. Há várias atividades manuais que pode fazer, pesquise algo que goste, como origami, tricô, enrolar doces ou salgados, com as mãos ocupadas poderá evitar os hábitos que comentou.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

24 FEV 2021

Procure ajuda!

Rodrigo Nascimento Psicólogo Psicólogo em Belo Horizonte

29 respostas

24 FEV 2021

Miriam,
Tudo o que temos e padecemos no físico tem suas causas e origem no emocional, no mental.
Não resolve medicações se não compreender e resolver as causas energéticas emocionais.
Precisa curar-se. Precisa enfrentar um processo Psicoterapêutico para compreender e ser ajudada nesse processo.

5817 respostas

24 FEV 2021

Olá Miriam, pelo seu relato, você tem questões significativas desde a sua infância que precisam ser trabalhadas. Apesar de você tomar fluoxetina, a medicação por si só não resolverá seus problemas. Sugiro que você procure ajuda profissional de um psicólogo, para trabalhar as questões difíceis de sua vida que vem te acompanhando desde sua infância. Todos temos nossos “ lixos” emocionais e como tais, precisam ser descartados. Quando apenas acumulamos, nos causam, dor, sofrimento e adoecimento.

Ana Paula Leão Batista
Psicóloga

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul

187 respostas

24 FEV 2021

Olá Miriam! Grato por escrever. O como que você pergunta precisa ser construído, em caminhada científica com psicólogo, estando você com abertura mental, disciplina, persistência e disposição para a prática.
Bullying, compulsão alimentar, ansiedade, depressão, devaneios, são ações ou estados internos que adquirem uma personalidade e forma de manifestação e integração para cada pessoa. Por essa razão é preciso que conheçamos você, tua história, tua rotina de vida, configuração familiar, planos e metas.
Procure, o mais breve que puder, após pesquisar nossos perfis, por um de nós, psicólogos, e inicie o tratamento.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.