Comparação e vícios.

Feita por >Joao · 21 jul 2023 Abordagem psicológica

Boa tarde. Me chamo João, há muito tempo venho consumindo muita pornografia, há anos . Já tentei fazer reuniões pela internet, de fato ajudou. Mas com o andar da vida, voltei ao vício. As vezes consigo ficar meses sem ver, mas recaio. Não me sinto bem, não tenho vontade de tirar minha vida e nem nada. Mas isso afetou minha vida de um jeito enorme. Nunca tive um relacionamento com nenhuma garota e isso me incomoda! Sempre estive muito perto, mas nunca de fato " consegui ". Me sinto mal por ver mulheres como troféu e não como ser humano de fato. E outro problema é a comparação com a vida dos outros. Porque eles conseguem um bom trabalho? Porque eles conseguem se relacionar e eu não? Porque eles vivem a vida e eu fico preso no meu quarto? Isso me mata aos poucos. No momento estou afastado do serviço por problema de saúde ( coração ) então estou com tempo livre, mas não consigo fazer nada de bom com isso. Nao consigo focar, fico fuçando a vida dos outros até o passado, me sinto derrotado, sem esperança. Mas agradeço a Deus por estar vivo. Quero uma vida melhor, me relacionando com pessoas, saindo, curtindo. Afinal, tenho só 24 anos. Quero ter qualidade de vida, saborear ela, mas no momento não consigo ver isso.

A melhor resposta 27 JUL 2023

Oi João! Que bom que você escreveu. Certamente você está com a autoestima baixa. Também está com dificuldade para organizar rotina de vida que te realize.
Você tem razão, quando diz que tem apenas vinte e quatro anos. É idade para organizar melhor estudos sérios e consistentes, trabalho comprometido, turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, grupo de esporte coletivo de contato, grupos de estudos, teatro, arte, cultura, dentre outros.
Quem se sente por baixo, acaba se cobrando muito, treinando pouco, aumentando ainda mais sua falta de experiência das trocas humanas, com falhas, limitações, contradições, mas também com acertos, realizações.
Um de nós, psicólogos, no início, poderá te ajudar muito.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.

8654 respostas

25 JUL 2023

Olá João.
Antes do vício em pornografia você já devia ser ansioso.
Claro que qualquer vício agrava a ansiedade.
Sugiro acompanhamento psicológico para trabalhar ansiedade e vício em pornografia.
Estou disponível para ajudar.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

664 respostas

23 JUL 2023

Joao
Voce precisa fazer Psicoterapia para se conhecer e encontrar o teu objetivo de vida.
Não está aqui por acaso; está aqui para realizar o teu propósito de vida, descobrir teus talentos e através destes ser feliz, se realizar.
Enquanto não encontra, tudo o que tenta fazer é sem valor, é apenas ocupar o tempo, é se iludir.
Por isso se compara, por isso usa pornografia, por isso já está sofrendo problemas físicos.
Quanto mais adia a Psicoterapia, mais complica a sua vida, mais desanima.
Tudo depende de uma escolha e de uma decisão sua.
Abraços

5826 respostas

22 JUL 2023

João, Boa noite - você já tentou iniciar um acompanhamento psicológico? - existem situações na vida que acabam virando hábito enquanto defesa. Ou seja, medo de se relacionar e se decepcionar ou causar decepção a alguém. Isso não apenas na esfera sexual, mas também social, profissional.... a interação social inicia-se na nossa primeira infância, então conversar sobre como foram essas situações pode ser uma forma de encontrar resposta para o que você busca hoje...Você pode iniciar com um acompanhamento online, e na medida que for ganhando confiança em si, novamente, você vai para o atendimento presencial, pois para você será importante para que você veja na prática que você consegue sim.

Quanto a forma como você vê as mulheres, é algo instigante porque existem padrões de comportamento que são aprendidos, ou seja, aparentemente, você aprendeu em algum momento da infância e adolescência a ver a mulher como objeto, então naquela época isso se consolidou como verdade absoluta e hoje esse pensamento gera conflito porque você percebe que não é dessa forma que se deve ver ou tratar uma mulher. O sexo, pode e dever ser uma troca de prazer e examinar esses pensamentos junto com um profissional é a possibilidade de ser ouvido com isenção de julgamentos e críticas.

Espero ter te ajudado de alguma forma.

Carla Glenda Souza da Silva Psicólogo em São Gonçalo do Amarante