Como me livrar do vício das redes sociais?

Feita por >Katty · 24 jul 2021 Desenvolvimento pessoal

Todo dia sinto vontade de me desconectar por um longo tempo das minhas redes sociais, porém pra mim é bem difícil porque sou acostumada a postar todo dia status e percebo q já está ficando chato, mas nada mais me anima do que isso, sinto que se eu parar de aparecer ativa virtualmente, serei esquecida pelos meus seguidores.

A melhor resposta 27 JUL 2021

Olá, espero que esteja bem!

É um problema comum não sabermos como administrar nosso tempo de forma produtiva e eficaz para nosso próprio desenvolvimento. Você deve buscar ocupar seu tempo para que as redes sociais possam te oferecer um suporte saudável para seu crescimento, e não como uma lacuna para ocupar seu tempo vazio e ocioso. Antes de entrar nas redes sociais para "postar" um status, ou fazer qualquer outro tipo de interação, viva a vida de verdade. Arrume seu quarto, arrume seu guarda roupa, lave a louça, cuide do jardim, leia um livro inspirador, veja um filme inspirador, estude algo que goste, e agindo assim diariamente, você estará caminhando para a construção de sua vida real, e não virtual, e pode ter certeza que é sua vida real que te dará raízes e sustento para atravessar os dias, e passar por todos os períodos de transição que a vida ira colocar para ti. Algumas indicações:

-Nunca ligue o celular assim que acordar (no mínimo depois de 2hrs que já tiver acordado);
-Deixe seu celular no modo avião nos momentos em que estiver fazendo atividades diárias;
-Desligue o celular pelo menos 2 horas antes de dormir (Por exemplo, se for dormir às 22hrs, desligue às 20hrs);
-Não fique andando com seu celular o tempo todo dentro de casa. Deixe ele sempre em um local seguro e específico durante o dia;
-Ative no seu celular controles de tempo de uso para os aplicativos de redes sociais (o recomendado é 30 minutos de uso diário);
-Escolha horários específicos em seu dia para checar as Redes Sociais, e se limite a eles;
-Busque conteúdo produtivo e significativo para seu desenvolvimento pessoal nas redes sociais (Não siga todo mundo, não veja qualquer coisa);
-Ative o filtro de luz azul de seu celular a partir das 19hrs;
-Não utilize as redes sociais para "postar" status, mas sim para aprender coisas que podem ser úteis para você e para seu desenvolvimento no futuro.

Você não deve alimentar a ideia dentro de si que será esquecida pelos seus seguidores, mas você deve alimentar dentro de você a ideia de crescer na vida real independentemente de seus seguidores. Construa tua estrada real, e seja protagonista de seu destino. Se sentir que precisa de mais ajuda com isso, busque orientação de um bom profissional de Psicologia para te ajudar com essa questão. Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!

Clóvis Leite - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

17 AGO 2021

Ola! Eu posso lhe ajudar. Se você estiver precisando de ajuda e quer ser atendido é so agendar comigo que irei responder o mais rapido que puder

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

28 JUL 2021

Katty vc e mais um monte de pessoas pensam assim. As redes sociais se tornaram um vício realmente.
Vc precisa querer mudar. Parar.
É como parar de fumar por exemplo. Vc sabe q fã mal mas n consegue parar.
Força katty. Se precisar de ajuda existe um ramo da psicologia p esse fim.
ABS Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

27 JUL 2021

Olá Katty..
As mídias sociais podem trazer muitos ganhos quando a divulgação do seu trabalho, mas também pode gerar muitos malefícios, como a dependência, o que acaba te prejudicando diariamente, te fazendo ficar horas e horas postando conteúdo e storis como uma forma de aparecer nas mídias sociais, mas até que ponto essa divulgação está sendo benéfica para você ou trazendo benefícios profissionais?
Oriento você a buscar ajuda psicológica para te ajudar a compreender essa situação e quais seus sentimentos com relação a isso.
Busque trabalhar sua autoestima, rever o que é importante para você e no que precisa mudar.
Espero poder ajudar.
Fico a disposição.
Abraços Francieli

Francieli Cristina Wingert Psicóloga Psicólogo em São Miguel d'Oeste

238 respostas

27 JUL 2021

Olá Katty! Grato por perguntar. A humanidade tem milhões de anos, as redes sociais, com esforço, apresenta em termos de intensidade social, dez anos. Um contato de rede social é um milésimo de vez menos intenso do que um contato real. Tenha coragem: experimente, seja persistente. Você descobrirá um mundo maravilhoso, educativo, de pessoas reais, com limitações e superações, com coerências e incoerências, mas real. A partir do mundo real, você poderá direcionar sua vida, suas ações com bases concretas realistas.
Seguidores de rede social são tão vulneráveis, são em imensa dosagem, ilusão.
Espero ter ajudado. Estou à disposição, para esclarecimentos e aprofundamentos que se fizerem necessários.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de políticos falsos, de imensa maioria de religiosos falsos, até de alguns falsos cientistas, sigamos as recomendações de instituições como: instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

26 JUL 2021

Olá Katty!
Será complicado e danoso você simplesmente parar de usar as redes sociais, sendo que já é algo rotineiro seu.
Recomendo que você comece restringindo seu horário de usar as mídias, e faça outra atividade nesses horários.. Muitas plataformas, como o Instagram, oferecem recurso de te avisar quando você está passando muito tempo nelas, de forma que você pode estabelecer a si mesma um limite. Se você atualmente usa, por exemplo, por 5h ao dia o aplicativo, começa na primeira semana diminuindo para 4h30, e assim por diante até você alcançar seu objetivo.
Se você posta 2x stories por dia, comece diminuindo para 1x por dia, depois para dias intercalados, e assim em diante.
E aproveite esse seu tempo a mais para fazer outras coisas, como um hobby ou atividade.
Seria legal também você iniciar psicoterapia para entender melhor seu uso intensificado das mídias e da necessidade de aprovação dos seus seguidores.

Att
Ingrid Oliveira
Psicóloga
CRP 06/168161

Anônimo-390081 Psicólogo em São José dos Campos

40 respostas

25 JUL 2021

Bom dia Katty.
Redes sociais são consideradas vícios, com direito à depressão, ansiedade e perda de sono quando se está em abstinência.
Sugiro que procure se desligar gradativamente diminuindo a frequência e fazendo experiências.
Será que as pessoas que te segue te considera realmente importante?
Qual benefício você está tendo com esse compromisso?
Boa sorte.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

25 JUL 2021

Katty, lembre que sua vida está passando e que o que realmente deve fazer está sendo deixado de lado. Crie focos de real produtividade.

Ana Rique Psicólogo em Recife

45 respostas

25 JUL 2021

Pacientes viciados em redes sociais não devem se privar, mas precisam encontrar um equilíbrio entre a vida online e offline. O segredo é aprender a usar a Internet com moderação, redescobrir a diversão de estar com os amigos e começar a curtir o momento verdadeiramente.

Para encontrar o equilíbrio, consultar um bom psicólogo geralmente traz bons resultados. Nas conversas com o profissional, o paciente tem oportunidade de entender os motivos de seu vício. As possibilidades são inúmeras: o desejo de fugir da vida real, a dificuldade de se relacionar fora da Internet ou a busca constante por ideais perfeitos, que só são possíveis em postagens nas redes sociais. Uma vez encontrada a causa, é muito mais fácil lidar com o problema.

O psicólogo desempenha um papel importante neste processo. O importante é aprender a se desconectar para garantir uma vida emocionalmente saudável, cheia de momentos felizes - mesmo que não sejam postados.

Carina Rocha Meneghetti Cassi Psicólogo em São José do Rio Preto