Meu filho de 17 anos é viciado em jogos online, não sai do quarto para nada

Feita por >Cláudia Ferreira · 5 jan 2018 Ludopatia

Olá, meu filho de 17 anos tem vício em jogos on line.troca a noite pelo dia, ficou muito agressivo quase impossível ter um dialógo com ele.Saiu da escola, não tem amigos não sai de casa para nada e nem do seu quarto. Só interage com seus amigos dos jogos.se nega a tomar banho, escovar os dentes passa dias assim.Só sai do quarto para comer, com isso engordou muito, e está com mais de 120kg. Já tentei levar ele em uma psicóloga, porém ele na terceira consulta começou a se negar de ir eu conversei com ela e ela me disse que teria de ser de livre espontânea vontade, eu não poderia obriga lo.Estou desesperada não sei o que fazer !

A melhor resposta 8 JAN 2018

Olá, tudo bem?
Segundo seu relato, seu filho está passando por um momento bastante difícil e delicado. É muito importante buscar um profissional, o diálogo é de extrema importância, aparentemente o vício pelo jogo foi uma maneira que de certa forma, seu filho encontrou para deixar evidente sua instabilidade emocional, há várias questões que precisam ser investigadas, que provavelmente irão se intensificando, caso não sejam tomadas as medidas necessárias.
Procure um médico Psiquiatria, é importante para ajudar a reorganizar a desordem emocional e tornar possível o tratamento psicoterápico com o Psicólogo. A família é muito importante neste processo, muitas vezes o sujeito não se vê como importante, e começa a tomar atitudes autodestrutivas e punitivas.

Jessica Moreira Carvalho Psicólogo em Londrina

170 respostas

8 JAN 2018

Olá Cláudia, todo tipo de compulsão ou adicção é bem complicado de ser tratada, primeiramente por conta da negativa do paciente em não aceitar que seu comportamento está trazendo para ele uma série de prejuízos. Em geral o tratamento não é feito apenas com psicólogo, mas com psiquiatra que prescreve medicações para diminuir as sensações desagradáveis provenientes da abstinência e outros sintomas. Todavia temos o problema da resistência do seu filho ao tratamento. Sugiro que você busque algum psiquiatra especialista em dependência na sua cidade e converse com ele alguma estratégia de tratamento. Como médico ele tem mais respaldo para definir certas ações para cuidado do paciente. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

5 JAN 2018

Ola Claudia.

Sinto muito por estar passando por isso. Pelo seu relato, seu filho pode estar em uma fase compulsiva por jogos. Se for isso, realmente ele não aceitará ajuda por não conseguir perceber o quão prejudicial esta sendo pra ele manter esse tipo de comportamento.

Uma série de questões pode ter construído essa situação: Aspectos de personalidade do seu filho, as experiencias de vida dele, as relações familiares/sociais e etc.

Penso que, se mesmo com suas intervenções ele continuar nessa fase de negação do problema, sem perceber os danos para ele e para a família, um caminho viável é procurar alguma Comunidade Terapêutica que trabalhe com essa questão para passar um período sem contato com os jogos e tomar consciência dos prejuízos através das intervenções dos profissionais da Comunidade. Além dele, você e as pessoas que mais convivem com ele também precisarão de acompanhamento, pois foi algo construído dentro do cotidiano de todos vocês.

Espero ter ajudado e estou a disposição.

Psicólogo Wallace Jones Psicólogo em São Roque