Sou viciado em pornografia, como me livrar disso?

Feita por >Delanodia974 · 30 ago 2021 Terapia sexual

rafia enquanto eu não gozo, eu não paro me sinto muito carente e tambem pra aliviar um tensão que eu sinto uma ansiedade extrema parecia que eu ia morrer se não fizesse era uma angústia que ia me engolindo ate eu cometer o ato denovo. Eu ja tentei parar dou um tempo de 2 semanas sem e volto pior eu tenho uns poblemas de confiança e sou frouxo as garotas se interessam por mim mas eu sou tão passivo não sei oque falar e sempre me acabo mal sozinho em casa e de novo e denovo este ciclo. Por favor me ajude eu quero ter uma vida Melhor sem ser Rastejando. Desde ja AGRADEÇO

A melhor resposta 1 SET 2021

Olá Delanodia974, espero que esteja bem!

O vício em pornografia tem tido um aumento de casos devido ao fácil acesso a esse conteúdo nos dias de hoje, e seu consumo inadequado se mostra bem prejudicial para o desenvolvimento de nossa sexualidade, bem como de nossa capacidade de se relacionar socialmente com possíveis parceiros afetivos.

Quando consumimos pornografia em excesso, com o tempo nossa mente começa a se condicionar ter prazer somente com esse tipo de estímulo especifico, e isso se dá porque quando vemos esse tipo de conteúdo, nosso cérebro libera dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer em nosso organismo. Quando o nível desse neurotransmissor cai em nosso cérebro, tendemos a repetir o comportamento que levou nossa mente a produzir mais dopamina. E assim esse ciclo vai se repetindo.

É preciso mudar sua postura drasticamente. Como você esperar conseguir uma namorada, para compartilhar uma vida sexual em conjunto, se você não age para isso, mentalmente e sentimentalmente? Nenhuma parceira vai chegar do nada na sua frente, se oferecendo toda para você. Se seus colegas tem namorada, alguma coisa eles "ofereceram" para elas, e buscaram isso também, além de, provavelmente, saberem o que querem em uma relação a dois. Você já sabe o que deseja em uma relação a dois? Isso requer que você desenvolva sua maturidade e responsabilidade em sua vida.

Um outro ponto, é sua masturbação em excesso e o consumo de pornografia. É preciso ter cuidado com essas atitudes, pois você pode gerar um vício nesses tipos de conteúdos e práticas, o que irá te afastar cada vez mais de conseguir aquilo que você deseja em sua vida real, que é uma namorada para compartilhar uma vida juntos, e uma vida sexual junto. Não imagine que você vai encontrar na vida real o que você vê em filmes pornográficos, são coisas tão totalmente diferentes. É bom você estar preparado para o que irá encontrar na vida real. Eu sugiro você cessar por completo seu consumo de pornografia, e diminuir sua prática de masturbação consideravelmente, para que você possa, cada vez mais, entrar em contato com a vida real, para que você possa aprender a lidar com ela, e com as frustrações que ela pode trazer, além de começar a aprender a se relacionar de maneira mais positiva com o sexo oposto.

Procure focar apenas na sua ação para conseguir aquilo que você deseja. Não desperdice sua preciosa energia com pornografia e masturbação em excesso. Se aventure com coragem a encontrar a mulher que você busca, e esteja preparado para os "nãos" que virão nesse caminho. É muito provável que seus problemas de confiança, de se sentir frouxo, e de se sentir mal já sejam reflexos desse seu consumo excessivo de pornografia..

É altamente recomendado que você busque acompanhamento de um bom Psicólogo para te auxiliar nesse processo, e não deixe de fazer isso o quanto antes. Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!
Clóvis Leite - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

919 respostas

6 SET 2021

Olá! Para tratar é preciso ajuda profissional, é muito difícil para sozinho.
Você precisa começar a analisar quais os pensamentos que estão te levando a utilizar a masturbação. No primeiro momento pode trazer um sentimento de alívio para a tensão, mas o problema continua para ser resolvido. você não menciona se utiliza a pornografia ou se é só a masturbação, mas pela minha experiência vejo que geralmente estão associados e precisa ser tratado com ajuda profissional.

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

6 SET 2021

B noite. Porque vc não pode ter um relacionamento normal? O que te impede? Porque vc canaliza o seu tesão para pornografia se vc pode viver isso em vida real?
Sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

5 SET 2021

Olá.
Enfrentar este problema sozinho será muito difícil, sugiro atendimento psicológico e também psiquiátrico.
O psiquiatra poderá verificar a possibilidade de um diagnóstico como por exemplo: ansiedade e compulsão.
O psicólogo poderá te ajudar inclusive na insegurança e formas de trabalhar seus pensamentos disfuncionais que levam ao vício da pornografia.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

3 SET 2021

Caro amigo...
O problema não é pornografia que voce assiste, esta está sendo usada apenas como válvula de escape, como o escape de uma panela de pressão... Voce tem que resolver outros problemas, pode ser a ansiedade, a angústia, o sentimento de rejeição ou outro...
Estes, os verdadeiros problemas que precisa resolver via Psicoterapia.
Quanto à pornografia, é uma válvula de escape perigosa que te destroi e te impossibilita de amar e satisfazer uma mulher.
Os homens são vítimas de uma má aprendizagem sexual que tem como objetivo a frustração tanto dos homens quanto das mulheres.
Sexo é vida, é força, é energia dr criatividade e de prazer e alegria, mas é preciso aprender a se relacionar... Também isso podes trabalhar na Psicoterapia.
Enquanto isso, ame as mulheres, aproxime-se das garotas, mas deixe que elas te ensinem a se relacionar com elas. Voce, a pornografia ensina sexo cerebral, mecânico, só faz o homem gozar e não cuida do prazer das mulheres... Se relacionar com uma mulher não é fazer sexo... é amar, acariciar, estimular e só no final, pode rolar o sexo, mas não antes das garotas experimentarem vários orgasmos.

5838 respostas

2 SET 2021

Olá Delanodia974,
Eu imagino o quanto é difícil para você lidar com essa situação. É preciso buscar ajuda terapêutica para trabalhar sua autoconfiança e autoestima. A psicoterapia é fundamental para você lidar com os impulsos, angústias e ansiedade.
Fico a disposição.
Rute Martins -Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

1 SET 2021

Olá Delanodia974! Grato por escrever. Seu caso é clássico de falta de autoconfiança, de fugir da troca por imaturidade. Certamente você não alimentando a tua vivência do exercício real da troca com pessoas, de forma ética, saudável, com o desenvolvimento gradativo da confiança, terá sensação constante de incapacidade. Nossa mente é alimentada daquilo que plantamos nela. Quem planta pepino não pode querer colher morangos.
Sendo somente esse vício, será razoavelmente fácil lidar com ele. Você apresenta falta de confiança na troca social.
Cabe lembrar que cada ser humano é único, complexo, rico de possibilidades e potenciais. Esse ser humano estando autêntico, original, espontâneo, se torma altamente atraente e interessante.
Para se tornar autônomo e manter sua riqueza integrada à sociedade, precisar ampliar grupo de conhecidos reais, aumentar relação de colegas, tentar aprimorar e aprofundar suas amizades, precisa cuidar de dormir corretamente, ocupar-se de coisas que sejam éticas, motivadoras para si, integradas à cultura, significativas para a sociedade, precisa alimentar-se saudavelmente, cuidar dos estudos, da preparação para o trabalho, colaborar com os afazeres da familia, ter atividade física regular. Não pode sobrar tempo nem interesse para a pornografia. É preciso tempo para construções sociais e culturais, inclusive para a adequada vivência do sexo real e sereno, quando essa condição for adequada.
Será muito promissor você amadurecer com a assessoria científica de um psicólogo.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos, até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.