Vício em pornografia

Feita por >João Silva · 4 nov 2018 Problemas psicológicos

Prezados,
Tenho 23 anos e estou noivo.
Aos 6 anos de idade tive meu primeiro acesso à pornografia e fui abusado por minha babá.
Aos 8 anos de idade, eu e mais algumas crianças tinham o hábito de ver pornografia juntos.
Comecei minha vida sexual aos 11 anos de idade ( contato físico ), já que eu era bem voltado a isso.
Hoje na minha idade, percebo o quanto isso foi prejudicial por eu ter ter acesso tão cedo ( minha opinião ninguém deveria ter acesso a essa praga, isso destrói a vida de uma pessoa )
Eu faço psicoterapia há 07 meses, e não me arrependo. Hoje tenho muito mais confiança no meu trabalho, no meu relacionamento e me sinto muito mais homem... Mas ainda não me livrei da pornografia...
Amo minha noiva de coração, só desejo ela na minha vida.
Mas é muito difícil vencer isso...
É normal não se livrar tão rápido disso?
Pretendo me livrar disso só com a minha psicóloga, e não compartilhar com minha noiva, mesmo que eu sinta confiança nela.
Resumindo: É difícil largar isso? O que posso fazer para ser mais fácil a minha recuperação?
Obrigado,

A melhor resposta 5 NOV 2018

Olá João, tudo bem? Sou terapeuta sexual e entendo que para superar o vício em pornografia é necessário ressignificar o sexo. Seu relato deixa claro que, tudo o que aconteceu, afetou seu modo de pensar e sentir o sexo na sua cabeça (ideias, sentimentos). mesmo tendo sua parceira e vida sexual ativa, no plano mental você ainda busca imagens, sons e modelos sexuais previsíveis pela sua história e educação sexual. A psicoterapia é uma ajuda realmente, mas, caso necessite de resultados a curto prazo, recomendo que procure um terapeuta sexual para tratar exclusivamente o vício. Atualmente realizo atendimentos online e em consultório para estas questões também. Fico a disposição.

Marcos Santos Psicólogo em Blumenau

25 respostas

5 NOV 2018

Boa tarde, pelo seu relato sugiro que você procure um profissional que seja especialista em tratar traumas. Todo abuso traz consequências na vida de uma pessoa, ´principalmente um abuso na infância. O trauma é memória de longuíssima duração que não se apaga com o tempo a menos que seja dessensibilizada com a técnica certa. Nesses casos terapias convencionais são pouco eficazes. Procure profissionais que trabalhem com hipnose clínica, EMDR, Brainspotting, Experiência somática que são técnicas mais apropriadas para se tratar casos de abusos e traumas.

Edgard Tetsuo Utiama Psicólogo em São José dos Campos

136 respostas

5 NOV 2018

Olá!!
Pode ser difícil, mas não é impossível e depende exclusivamente do quanto esse vício traz danos pra você. Prossiga na terapia. Pelos relatos não dá pra saber um monte de detalhes que faz você permanecer com essa prática que você avalia não ser adequada pra você.
Persevere e leve sempre para a terapia.

Abraços!!

Wládia Morais Psicólogo em Rio de Janeiro