Preocupação excessiva com meus pais me impede de viver a minha vida!

Feita por >Aline · 8 out 2022 Abordagem psicológica

Não consigo ter uma vida normal, me preocupo com eles o tempo todo, sinto que devo estar sempre por perto, resolver todos os seus problemas, quero saber de absolutamente tudo, qualquer ida ao hospital ou alteração em um exame deles, já me faz perder o sono, nem sempre foi assim, piorou depois que eu fiquei mais velha, me casei e saí de casa, tenho muito medo de perde-los, eu não tenho amigos, nem trabalho, sou casada e tenho 1 filho pequeno, mas sinto que não consigo me conectar totalmente com minha vida de mãe e esposa, isso me angustia, gostaria de me desapegar um pouco, me preocupar menos e viver mais a minha vida.

A melhor resposta 11 OUT 2022

Oi Aline,
Como percebe, voce desconhece quem é você, desconhece sua identidade e o que veio fazer aqui, o seu objetivo de vida.
Voce nasceu através dos seus pais, mas não é deles e nem pode fazer qualquer coisa por eles.
Eles vieram antes do que voce; eles tem as suas questões para resolver;
Voce, como filha, precisa cortar o cordão umbilical com a família, promover o nascimento de ti mesma e deixar que eles se realizem.
Dessa forma, voce está se escondendo de ti mesma com a justificativa de que teus pais precisam de ti.
Não, eles não precisam. Eles sabem se cuidar. Voce é que tem medo de si mesma e quer fazer caridade com os teus pais.
Por isso, não está contente nem contigo mesma, nem como esposa e nem como mãe.
Precisa ousar romper com este comodismo e recuperar-se. A Psicoterapia é o melhor investimento para si mesma.
Caso contrário, se não resolver, vai sempre sentir mais vazio interior, mais infeliz vai se sentir.
A vida é ciência exata: faz o que ela exige e terá saúde, prazer e alegria. Não faz o que ela exige e terá a doença, a frustração e a infelicidade.
Abraços

5830 respostas

10 OUT 2022

Oi Aline,
A psicoterapia é fundamental nesse momento, o processo terapêutico ira te ajudar a identificar os motivos e conflitos que estão gerando toda essa insegurança que podem levar a ansiedade, medo e pânico.
Caso queira se aprofundar, estou a disposição.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

10 OUT 2022

Olá, Aline! Não é nada simples responder a sua pergunta. A verdade é que vejo um monte de outras questões ocultas nessa questão. Com certeza, deve se sentir muito solitária nesse mundo onde você não tem um lugar de importância. Vamos conversar? Marque uma consulta.
Psicóloga Cristiane Marins Soares.

Cristiane Marins Soares Psicólogo em Saquarema

16 respostas

9 OUT 2022

Olá! Se você precisar de ajuda pode entrar em contato comigo e agendar a sua consulta que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

9 OUT 2022

Olá Aline! Obrigado por escrever. Há vários fatores:
Um deles é que todos nós somos fortes e frágeis ao mesmo tempo. Todos morreremos, não sabemos quando nem de que forma. Alguns morrem por razões simples, outros vivem longo processo decorrentes de razões profundas.
É preciso ter colegas e conhecidos de convivência mais ou menos regular; é preciso ter ocupações significativas e
realizadoras para você.
Certamente seus pais não são mais frágeis ou mais fortes do que foi possível na história deles. Nesse aspecto, não há diferenciadores injustos.
Não se organize pelo medo, se organize pela ousadia da construção de vida, com amizades, ética, saúde, harmonia, integração cultural, empatia, persistência em coisas boas.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Escolha a Democracia, não aprofunde a ditadura!
Vacine-se! Vacine as crianças! Não descarte totalmente as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.