O que devo fazer com meu futuro se meus pais o impedem?

Feita por >Larissa · 3 jan 2023 Abordagem psicológica

Sou filha caçula com 18 anos, vivo com meus pais desde pequena com meus 2 irmãos, e durante esse tempo meu pai sempre desmontrou ser muito tóxico, demonstrando ciúmes excessivo a ponto de minha mãe não poder nem olhar pro celular.
Ambos tomam medicamento tarja preta para depressão.
Muitas vezes ele fica bêbado falando absurdos culpando minha mãe por tudo por ter deixado ele assim, eu e meus 2 irmãos chegamos a ligar pra policia porque ele tava parando de respirar por medo de perder minha mãe.
Felizmente nunca houve agressão da parte dos dois, até hoje, mas ambos já tentaram se matar diversas vezes fazendo até o meio irmão que trabalha trabalhar em casa para olhar os dois já que eu e o mais velhos estavamos fora estudando.

Em fim, conversei com minha mãe em particular sobre meu futuro, que desistiria da faculdade para não ficar dependente do meu pai durante esse tempo, que procuraria empregos para ter meu próprio salário, mas ela acabou com todos meus planos falando que vou deixar ela sozinha com ele, já que ela depende do salário dele para viver, todos nos da família na verdade.

Não sei se vou aguentar mais viver nessa casa, mas também não quero deixar ela, porque se eu fizer isso e certo que vou levar minha mãe junto e meu pai pode persegui-la, ela eu temos muito medo disso.

Quem diria que ter 18 anos seria tão difícil, pela primeira vez vou fazer uma escolha na minha vida mas preciso de um empurranzinho, já que meus pais tão fora de questão, independente da escolha alguem concerteza vai acabar morto.

A melhor resposta 24 FEV 2023

Olá Larissa.
O histórico dos seus pais exigem não só acompanhamento com remédios, mas também psicológico para os dois, a medicação é importante, mas é com o acompanhamento psicológico que pode-se buscar mudanças profundas no pensamento e em ações mais positivas.
Quanto a você, por viver neste ambiente também se faz necessário que tenha um acompanhamento psicológico, no sentido de buscar maior foco em resultado, assertividade em ações, palavras e pensamentos, além de se proteger das situações que vivencia ser ser "esponja".
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

5 JAN 2023

ola! Você precisa de ajuda? então é só agendar comigo que eu lhe responderei e marcarei da forma mais rapida possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

5 JAN 2023

ola! Você precisa de ajuda? então é só agendar comigo que eu lhe responderei e marcarei da forma mais rapida possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

4 JAN 2023

Oi Larissa,
Primeiro, precisa entender o que está acontecendo: Ambos, pai e mãe se colocam como vítimas... a culpa é dele, a culpa é dela... ficam na queixa, não vivem bem, estão insatisfeitos, mas se suportam... não tem o que fazer... é compromisso deles se resolverem, não teu.
Segundo, entender que voce apenas veio, nasceu deles, mas não é deles. Voce escolheu nascer deles, se desafiou passar por este meio para realizar o teu objetivo de vida a través dele, ser feliz.
Portanto, foca a tua vida, o teu sonho, vai resolvendo e saneado a tua dependência, as tuas carências até se tornar dona da sua vida,
Com o tempo, precisa se responsabilizar pela sua vida, ter um trabalho realizador e se autosustentar. Isso te possibilita fazer tuas escolhas, voce decidir o que voce quer e o que não quer para a sua vida. Voce tem o poder de escolha e será na vida o que voce escolher ser. A vida te deu a liberdade e o livre arbítrio... esta é a lei maior, seja fiel a si mesma.
Com o sistema (pais, educação, religião, crenças) precisa saber lidar com flexibilidade sempre em teu benefício.
Se precisar, faça psicoterapia... teu futuro será de acordo como vive o seu presente, como enfrenta o teu presente.
Nunca fique no papel de vítima... os problemas são desafios à sua inteligência.