Preocupação excessiva

Feita por >Jubs · 8 ago 2021 Desenvolvimento pessoal

Tenho 24 anos, sou casada desde os 19, não tenho filhos, meu marido faz o possível e o impossível pra me ver bem e feliz, porém, não tenho visto sentido na minha vida, sinto q sou inútil (não consigo emprego), tenho a sensação q só dou gasto pro meu marido. Faço tratamento com psiquiatra, tomo remédios para dormir e ansiolíticos. Mais parece q só tem piorado cada vez mais. Eu me preocupo excessivamente com meus pais e meu irmão, preciso estar no controle de tudo, saber de tudo o tempo todo e se algo estiver errado eu entro em pânico, saio com o carro atrás de algo q nem eu sei oq é. Meu celular não pode ficar sem sinal nem um minuto pois eu acho q alguém sempre vai precisar da minha ajuda e eu não vou ver as ligações. Desespero, desespero total. Já pensei em suicídio e só não o fiz pelo amor q sinto pelo meu marido, não tive coragem de deixa-lo pensar q tudo isso fosse culpa dele... Traumas de infância me atormentam todos os dias

A melhor resposta 9 AGO 2021

Oi, Jubs. Sinto muito que esteja se sentindo desta forma.

Infelizmente, nem sempre os remédios dão conta de tudo, apesar de serem muito importante!

Durante seu relato, você traz muitos elementos importantes e possíveis gatilhos que tem te feito sentir desta forma. Duas principais talvez sejam o fato de você estar desempregada (consequentemente afeta sua autoestima) e seus traumas de infância, que sem sombra de dúvidas, trazem prejuízos na vida adulta e precisam ser cuidadosamente assistidos.

Você acredita que sua preocupação excessiva está relacionada a necessidade de ter algum controle visto que não se sente no controle de sua própria vida?

Recomendo muito que comece a fazer psicoterapia, acredito que neste momento somente isso pode te ajudar de maneira mais qualificada. Se houver dificuldades financeiras, procure pro projetos sociais que atendem com valores mais acessíveis.

Se precisar de algo mais, me coloco à disposição.

Grande abraço,
Vivian Curvelo - Psicóloga

Vivian Curvelo Psicólogo em Hortolândia

175 respostas

16 AGO 2021

olá! Eu posso lhe ajudar. Se você precisar é so agendar comigo que irei responder o mais rapido que puder

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

14 AGO 2021

Olá Jubs.
Os tratamentos com remédios ajudam a amenizar sua condição, porém os atendimentos psicológicos ajudam a mudar os pensamentos distorcidos que você apresenta e relatou acima.
Com atendimentos psicológicos você poderá ter pensamentos mais adaptados para a sua realidade.
Uma pergunta que você pode se fazer é: Se o pior acontecer como vou lidar com isso?
E lembre-se a vida não é perfeita, ninguém é perfeito o tempo todo. Todos temos virtudes e defeitos, você pode olhar somente para os defeitos e achar que tudo é ruim em você, nos outros e no mundo, mas você também pode olhar para as virtudes, o positivo e perceber que a vida é melhor do que imagina.
Seus traumas de infância precisam ser cuidados para que possa ter melhoras significativas neste olhar negativo que tem sobre você mesma.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

12 AGO 2021

Olá, Jubs! Lamento muito que as coisas tenham chegado aonde estão. Você traz uma breve descrição do que está acontecendo com você porém com muita densidade afetiva. Os traumas de infância me parecem ser centrais em relação a forma como você está se sentindo. A dificuldade para conseguir emprego atualmente é comum e é algo que está afetando muitas pessoas porém nunca é fácil de lidar e cada um vive isto de forma própria, estamos vivendo um período muito difícil socialmente que pode estar dificultando ainda mais seu êxito nesta questão. Os remédios não necessariamente são ruins se bem aplicados e utilizados não só como forma única de tratamento. Talvez tenha chegado a hora de você fazer uso de uma psicoterapia e não só de remédios como forma de se sentir melhor. Se tiver condições procure um profissional particular, caso contrário existem lugares que oferecem acompanhamento psicológico de forma gratuita, como clinicas escolas de faculdades/universidades e projetos sociais. Espero que você fique bem!

Att,

Psicólogo Evandro Goyanna

Evandro Goyanna Psicólogo em Rio de Janeiro

44 respostas

11 AGO 2021

Jubs. Vc está no caminho certo procurando ajuda..
Vc falou em psiquiatra,mas tbm precisa de tratamento psicólogico.
Se interessar conhecer sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

9 AGO 2021

JUBS,
Se quiser realmente não dar trabalho ao seu marido, pare de tomar medicamentos porque não são estes que vão recuperar a tua saúde, este, vão danificar cada vez mais a tua saúde.
Precisa é fazer Psicoterapia para se conhecer e se realizar.
Quem é voce? Qual a sua identidade, Qual o seu objetivo de vida? Quais os seus talentos?
Precisa descobrir isto. Voce não veio aqui para cuidar dos seus pais e irmãos, não veio aqui para cuidar dos outros.
Nasceu para se realizar e ser feliz.
Não está conseguindo dormir, não consegue relaxar porque estás fora, longe de ti mesma.
Precisa sim fazer Psicoterapia, ver quais os bloqueios emocionais que tens, onde esta a tua referência de vida..
Sim, o problema não é teu marido, precisa é resolver estes traumas, estes bloqueios que te impedem de viver a realidade no teu dia a dia

5817 respostas

9 AGO 2021

Olá Jubs! Grato por escrever. Será altamente recomendável que, com a maior brevidade possível, você possa passar por uma caminhada científica com um psicólogo para organizar a construção de si mesma resgatando tuas possibilidades, potencialidades e metas.
Veja nossos perfis, escolha um de nós, psicólogos, e venha, com mente aberta, persistência e disciplina, para uma caminhada científica. Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos, até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: TV Cultura, Instituto Butantan, Universidades Públicas, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.