Uso de maconha e não-aceitação

Feita por >Ana · 20 jul 2021 Drogas

Ja terminei com meu namorado a primeira vez pelo uso da maconha , alcool e rivotril, mas depois com a promessa dele reduzir e usar só p dormir eu resolvi dar outra chance mas tudo voltou como antes.
Ele tem dependência química e trocou a bebida pelo excesso de maconha, antes ele bebia e fumava todo dia mas com tantas brigas ele só fuma agora. Mas se vamos viajar ou algo assim onde não pode fumar ele bebe, troca um vicio pelo outro, não fica zerado de nada. E se não fuma na compulsão que ele gosta ja fica de mau humor.
Eu fico muito incomodada pois ele fuma demais, aos domingos e sábado quando esta em casa vai umas 8 vezes por dia na sacada p fumar, tem dias que acorda demanhã e ja fuma antes de ir trabalhar em jejum, não come sem fumar, não assiste um filme sem fumar e não dorme sem a mesma.
Ele é uma pessoa maravilhosa mas esse vício não me deixa em paz p levar meu relacionamento, e agora esta me afetando me causando incômodo.
Um dia eu estava pedindo p Deus uma orientação e sai pedalar de bicicleta pois toda essa situação me deixa aflita e então peguei a bicicleta e sair pedalar e ao passar na frente do trabalho dele ele estava fumando maconha na rua atras de uma árvore, ai tive ceretza do nivel do vicio dele.
Ja cheguei a ir viajar e ele acender a maconha dentro do quarto do hotel q era proibido fumar e estragar toda viagem.
Na volta da viagem eu dirigindo ele veio com baseadão ao meu lado do carro só fumando bem viciado , eu me sinto ridícula e fico constrangida de alguem me ver ja penso que vão falar aquela ali empresária com um maconheirinho.
Se saímos p algum lugar ele fica bem irritado pois quer voltar p casa p fumar, varias x ja fomos a praia e ele fica bebendo mais quando acaba ele fica bem irritado ate me destrata p voltar p casa p fumar a maconha pois acabou a bebida.
Eu sinto que ele tem problemas relacionados a perda do pai e o fato de não ser realizado proficionalmente e o fato de ter desenvolvido diabetes tipo 1 emocional tbem ai ele fuma p ficar alienado p vida, desde que a conheço nesses 2 anos tem planos mas nada sai do papel pois fuma e parece que tudo fica realizado e resolvido!!! Não tem impulso pras coisas e só fica fumando maconha p ficar alienado p vida jogando jogos one line e vendo séries netflix, as vezes nao temos nem diálogo mais pois ele só fica fumando maconha e querendo ver séries, se esta em casa ver series e jogos one line dia todo.
Tenho pena de largar ele pois ele é diabético porem esse exesso esta acabando comigo. Eu ando tendo alterações de humor muito forte.
E quando ele ve que estou bem ai mesmo que ele usa em exesso pois estou " boazinha" ele me mede como um termômetro pra saber o nivel do uso dele.
Outra coisa acho que a maconha compromete toda a saude bucal e eu fico com nojo e raiva dele quando esta com a maconha na boca.
Eu o Amo porém acho ele um fraco e um perdedor por ser viciado assim, ai fico com nojo nem transar mais eu quero pela relação ter esse desgaste.
Outra coisa que afeta meu psicologico ele não tem um parâmetro quando chamo ele p comer diz que esta sem fome que nao quer, fica rodeando ate fumar a maldita dele e depois que fuma ai vem com uma fome de Leão descontrolada uma coisa bem estranha, nem tem um equilibrio. Estou ficando descompensada e pior nao tenho como ajula- lo ele acha que sou careta e só faz amizades com pessoas que usam, os que criticam ou não gostam ele ja se afasta não mantem a amizade. Perguntei aos amigos dele que usam com ele se conseguem ficar sem usar alguns dias me disseram que sim mas ele nao fica sem e bem viciado mesmo!!
Eu tenho amigos que usam e não tenho nada contra eu mesmo ja usei as vezes p curtir, mas depois deu a vida segue normal sem....
O problema dele realmente esta no vicio.
Eu não tenho como ajuda-lo tbem pois bebidas e maconha ja faz parte da vida dele desde muito tempo e ja vem do laço familiar, irmão, primos, etc.
E agora tenho que me tratar ou me afastar mesmo o amando.
Ele tem diabete tipo 1 e não tem disposição p ir nos médicos, incrivel isso, mas p buscar maconha antes mesmo de acabar ele faz tudo certinho. Ae me revolto com isso.
Soube de fonte segura que seu ultimo relacionamento ja era conturbado por esses exessos acho que isso ja faz parte da natureza dele e realmente eu nao me adpto a isso pois na minha familia nao tem casos de drogas nem bebidas, quando meu irmão mais novo pendeu p esse lado nos ja cortamos ele e lhe mostramos o caminho certo. E se minha familia sorber que ele é usuario ja vão falar p eu sair dessa!! Ai escondo deles e so falo com amigas. Porem meu irmao mais velho ja percebeu que ele não interage e só fica alienado em series e joguinhos.
E agora sera que sou preconceituosa?? Não estouu conseguindo sair disso tudo.

Obrigada.

A melhor resposta 21 JUL 2021

Oi, Ana!

Não! Você não está tendo nenhuma atitude de preconceito, suas preocupações são legitimas assim como sua angústia.
Infelizmente não tem muito o que eu possa dizer para te ajudar, visto que, o grande conflito não está instalado em você, mas sim em uma terceira pessoa. Acredito que você já tenha aconselhado que ele procurasse ajuda médica e psicológica, neste caso não tem mais muito o que você possa fazer por ele.

Sobre você, acho interessante você pensar sobre seus princípios e valores de relacionamento, até onde vai seus limites, e a longo prazo, como vai ser? O quanto você esta disposta abrir mão por essa relação? O quanto você acha possível ele mudar?

Tente responder todos esses questionamentos para si mesma e a partir disso, chegar em algum lugar...

Espero que ambos fiquem bem, juntos ou separados!

Se precisar de algo mais me coloco à disposição!

Grande abraço,
Vivian Curvelo - Psicóloga

Vivian Curvelo Psicólogo em Hortolândia

175 respostas

24 JUL 2021

Olá Ana, espero que esteja bem.

Pelo comportamento de seu namorado, parece que ele parou de amadurecer enquanto indivíduo, agindo atualmente como um adolescente agiria. Ele deixou questões em aberto na vida dele, oriundas de outras vivências do passado, como por exemplo a perda do pai e o fato de não ser realizado profissionalmente, e isso pode estar atrapalhando seu desenvolvimento enquanto ser humano. Essas questões podem ser trabalhadas através da ajuda e acompanhamento de um bom Psicólogo, se ele se dispuser a isso, evidentemente. E você não está sendo preconceituosa em explanar sua opinião. A sua atitude se chama Autocuidado.
Primeiramente, é importante você falar abertamente com seu namorado sobre essa questão dele com a maconha, e deixar sempre claro qual sua posição sobre isso, qual sua opinião sobre o fato dele usar sempre maconha, principalmente em momentos inapropriados, e ser incisiva nesse ponto. Realmente, ao contrário do que muitos pensam, a maconha pode viciar sim, dependendo do uso, da frequência, da forma como ela é consumida etc. Associada a outras drogas, principalmente o álcool, seu efeito é bem pior. Seu relato é rico em detalhes, e por ele podemos inferir que seu namorado tem sérios problemas com uso de maconha. Um ponto importante que você deve entender, é que é muitíssimo raro alguém parar de usar completamente de uma hora para outra qualquer substância que cause algum tipo de alteração no comportamento, como álcool, tabaco, café, por exemplo. Então, você deve aceitar esse fato se pensa em continuar com seu namorado, porque muito dificilmente ele irá parar repentinamente. O que pode acontecer é ele ir diminuindo esse consumo, até desaparecer, ou até se limitar poucas vezes por ano, ou, usando em momentos que não te incomodem tanto, como nos momentos de lazer, folga, etc. E é importantíssimo também você entender qual o seu limite e tolerância para isso, e se respeitar nesse sentido. Se você achar que não dá mais, é importante você olhar para essa sensação. Olhe um pouco para você, seus sonhos, seus objetivos, seus desejos, e se pergunte se é isso que você quer para sua vida futura? Se pergunte onde você vai chegar com esse relacionamento dessa forma? É onde você gostaria ir? Mas, é possível parar de usar sim, eu mesmo já testemunhei casos assim, mas vai depender muito da força de vontade do seu marido e do comprometimento dele com a relação de vocês, que pelo seu relato parece que não são tão fortes assim. Aconselho você a buscar ajuda de um profissional de psicologia para te dar suporte e orientação nesse momento em que está passando, se sentir necessidade, isso com certeza irá te ajudar a atravessar isso de uma maneira menos conturbada e mais consciente de suas escolhas. Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!

Clóvis Leite - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

22 JUL 2021

Ana,
Voce está namorando e namoro é a época de conhecer e depois decidir se escolhe esta pessoa ou não. A escolha da pessoa terá um peso de 80% na tua felicidade, porque compromete tudo.
Se ele está passando por tudo isso é porque está com conflitos, está com problemas... manda ele se curar, manda ele ao Psicoterapeuta, fazer tratamento para ver as causas... na verdade ele faz uso das drogas porque quer alcansar determinados objetivos, só que ele não está enxergando e por isso precisa de ajuda para clarear a mente dele.
Mas isso, ele deve querer isso. Se ele não se interessar pela cura deste problema e não procurar Psicoterapeuta e se livrar dessa dependência, voce é que deve se retirar da vida dele, a menos que queira sofrer , porque só ele pode mudar a ele mesmo.
A decisão de cura é dele e quanto mais voce ficar dando apoio para ele neste momento, pior é, pois ele não se esfoça para sair dessa dependência.
Se voce continuar com ele, mesmo sabendo que isso piora o estado dele, voce se torna corresponsável pelo destino dele.

5817 respostas

21 JUL 2021

Olá Ana! Grato por escrever. Compreenda a direteza da conclusão: seu texto indica com ênfase, que você precisa namorar a si mesma. Pelo relato, ele não quer se modificar, não há futuro bom em vista. Melhor você, com os devidos cuidados e ponderações, interromper essa vinculação e, sendo possível, contar com a assessoria científica de um psicólogo. Essa assessoria pode até acontecer, para que se organize a melhor forma de terminar essa relação. A posição, aqui expressa, não tem nada contra ele, mas apresenta a honestidade em busca da tua construçao.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de muitos políticos falsos, de maioria de falsos religiosos, até de alguns falsos cientistas, sigamos as recomendações de instituições sérias, como: Institututo Butantan, Universidades Públicas, TV Cultura, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.