Meu namorado fuma maconha e meus pais não aceitam

Feita por >~sah · 19 jun 2020 Drogas

Me apaixonei por um rapaz que gosta de fumar de vez em quando, ele é um pouco mais velho que eu e é uma pessoa maravilhosa e me trata super bem, trabalhador e de boa família, meus pais haviam gostado dele de início mas minha mãe acabou descobrindo tudo e agora não o aceitam mais. Eu estou dividida entre dar ouvidos aos meus pais (acabar com tudo e deixá-lo, ja que segundo eles eu vou sofrer mt com um viciado ?) e em não desistir dele e continuar tentando. Isso tá acabando com nós dois, preciso mt de uma ajuda! Desde já mt agradecida!

A melhor resposta 20 JUN 2020

Olá Sah
O uso de qualquer droga consciente não é prejudicial, mas quando passa a ser abusiva causa muitos danos para a pessoa e para aqueles que estão a sua volta. O fato dele dizer que fuma de vez em quando, pode ou não ser real, pode acontecer dele mesmo não ter noção do quanto usa. O discurso de quem usa qualquer tipo de droga ou álcool é: “paro quando quiser”. Mas isso não é verdade. Talvez você não saiba, mas maconha quando usado em excesso pode causar danos irreversíveis ao cérebro de quem faz uso. Para saber mais sobre isso, busque informações.
Sugiro que tenha um diálogo franco com seu namorado e perceba qual é a relação dele com o uso da maconha, depois disso você pode tirar suas conclusões, se deve ou não continuar nesta relação.
No entanto, muitos pais não proíbem suas filhas de namorar pessoas que bebem muito, mas saiba que assim como a maconha o álcool pode ser tão prejudicial quanto as drogas, tanto para o relacionamento como para a saúde da pessoa.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

27 JUN 2020

Boa noite Sah, é um grande dilema, pois o uso da maconha no Brasil é permitido a partir da edição da RDC 17/2015 liberado só para uso medicinal diferente de alguns países que já liberaram o uso por qualquer pessoa, uso recreativo, como é uma droga ilícita, pode causar dependência, tem algumas substância que pode afetar o sistema nervoso, mas, também é usada no tratamento de glaucoma, abrandar ou diminuir sintomas desagradáveis da quimioterapia, como dor, náusea e vômito, distúrbios de movimento, perda de apetite em pacientes com AIDS. A plataforma de pesquisa Scielo possui artigos, ensaios, muitos trabalhos de pesquisa sobre o uso da maconha. Sugiro que você pesquisa, recomendo:

O site da ANVISA: http://portal.anvisa.gov.br

Após ler os artigos e pesquisar sobre a cannabis benefícios e os prejuízos do uso nos sites acima, você terá conteúdo baseado em pesquisa de sites confiáveis, informações fidedignas, e o site da ANVISA com informações oficiais para argumentar com seus pais a respeito do uso da maconha pelo seu namorado, e também decidir sobre o seu relacionamento com ele a partir do que você entender sobre a droga ilícita cannabis.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

20 JUN 2020

Olá Sah! grato por participar. Algumas ponderações: Certamente seus pais gostam muito de você. O maior namoro que uma pessoa pode ter será sempre ela mesma! Namoros com o sexo complementar, são ensaios , que na maior parte das vezes, não dão certo. Maconha, sabidamente prejudica seus usuários. Tudo isso não é a mesma coisa que transformar as pessoas que usam maconha em sinônimo de defeito. Cada pessoa é uma infinidade de comportamentos, hábitos, posturas, potencialidades e possibilidades. Também, por essas mesmas considerações, o que impede seu namorado, sabedor desse entrave, de deixar de usar maconha? Mudança essa que certamente será muito boa para ele e para você. Pondere. Não se esqueça de colocar a si mesma como a prioridade da construção da tua história, também não se esqueça que, com erros e acertos, seus pais querem o teu bem! Estou à disposição para maiores ponderações. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar mais uma morte de próximo!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.