Namorada com depressão

Feita por >Marcelo · 20 ago 2019 Depressão

Boa tarde, tenho uma namorada que tem depressão durante anos, ela ia direto em psicólogos e agora parou de vez alegando que está melhor assim. Estou namorando atualmente a 8 meses e já não sei mais o que fazer. Porque ela fica triste praticamente sempre, tento agradar ela de todas as formas fazendo de tudo que ela gosta e parece que nunca é o bastante.
Tudo vira motivo de brigas e ciúmes. Se eu demoro na academia ela briga, se eu for conversar com ela sobre esses assuntos fica pior. Se eu digo que quero dormir em casa e não na casa dela ela fica pior.
Os sintomas delas é:
- chorar até soluçar.
- fala muito que tem vozes na cabeça dela dizendo que ela é fraca e precisa se matar.
- fala o tempo todo em morrer
- sempre quer terminar dizendo que ela não é o bastante para mim.
- sente um vazio no coração dela.

Uma coisa da depressão eu percebi, que tudo parece que é mais agressivo. Se uma briga que seria uma discussão leve vira um caos. Se eu não faço algo que ela não queira tudo é motivo pra brigar.

Não sei se vou fazer o certo, mas quero conversar com ela pessoalmente e praticamente dizer pra a última vez de tentar deixar eu procurar um psicólogo pra ela. Caso ela não aceite o nosso relacionamento pode acabar.

Será uma coisa certa a se fazer ?
Porque eu já fiz praticamente tudo.

A melhor resposta 26 AGO 2019

Boa noite Marcelo tentar barganhar seria uma boa ideia, mas você precisa esta preparado, pois a resposta pode ser negativa, o paciente com depressão que resolve parar o tratamento pode ter diversas reações, você já observou como é o comportamento dela em situações que não deveriam terminar em brigas e termina, isso já pode te dá uma ideia do que pode acontecer ou não.

Marcelo sugiro que, pesquisa sobre a depressão, tem literatura e filmes como Garota, Interrompida, As Faces de Helen, Ela, As vantagens de ser invisível, Melancolia ,As virgens suicidas, As horas, "Se Enlouquecer, Não se Apaixone", são filmes que podem te esclarecer como é a doença e que, qualquer pessoa pode ser acometida não depende de outros fatores por ser uma doença, os sinais e sintomas, o comportamento, a afetividade, relacionamentos.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador