Minha namorada tem depressão e apresenta sintomas apáticos

Feita por >Felps · 27 set 2021 Depressão

Eu sou o Felipe, minha namorada tem depressão e vem apresentando apatia recentemente, ela mal consegue demonstrar afeto por mim, não como antes. Nossa situação se iniciou o contrário, eu não demonstrava nada mas ela sempre demonstrava, com diversas declarações, mas talvez por eu ficar quase um ano inteiro sem corresponder direito pois eu ainda não a amava, tenha tido um desgaste e ao junto a depressão venha criado isso até quanto a mim. Ela teve relacionamentos traumáticos o que agravou demais a situação depressiva dela, e criou essa apatia, ela tentou se livrar dela no começo comigo mas agora parece estar voltando, e agora sou eu que demonstro sempre. Eu sei que ela me ama muito, provavelmente até mais do que eu amo ela, mas ela fica triste por não conseguir demonstrar, mesmo estando com alguém que ela ame de verdade, as sequelas deixadas pelos relacionamentos anteriores criaram esse bloqueio. A vida dela anda muito conturbada, desde pequena a família dela sempre foi a raiz dos problemas, brigas, manipulações, ameaças, medo, tudo isso assola ela desde pequena dentro daquele calabouço que ela chama de casa. Mas voltando, eu dou todo apoio emocional que eu posso a ela, mesmo a distância, tento ajudar ela mas parece não surtir mais tanto efeito assim, ela está muito mal mesmo, principalmente esses dias, e por mais que eu fale com ela não parece resolver, eu tento convencer ela a tentar se ajudar, mas ela disse que já tentou e ela não consegue mais, não tem mais energias. Eu sugeri atendimento terapeutico diversas vezes, mas ela parece não querer, ela reprova e quando eu "consigo" convencer ela, eu sinto que ela diz que vai pensar só para eu não insistir na ideia depois. Ela parou com os comentários suicidas esses tempos, porém o sofrimento parece ter multiplicado, ela está mal de um jeito que nem eu consigo mais fazer ela ficar melhor como eu fazia antes. Eu já estou meio perdido quanto ao que fazer, mas continuarei dando todo meu apoio e sugerindo a terapia.

A melhor resposta 28 SET 2021

Sim, Felipe,
Sua namorada precisa de Psicoterapia, precisa se curar, precisa resolver em si mesma os problemas emocionais, os traumas, tudo.
Mas, muito cuidado para não se colocar demais aos cuidados dela, ela não pode entrar no vitimismo, se considerar vítima dos outros.
Ela precisa tomar consciência e isso, através da Psicoterapia... é um processo, uma caminhada... sozinha, ela não vai conseguir.
Pode dar força para ela, mas ela terá que se responsabilizar por ela.

5817 respostas

28 SET 2021

Olá Felipe! Grato por escrever. O afeto entre duas pessoas que se vinculam costuma mudar de lado com grande frequência. Quando o amado sente mudança na outra pessoa, troca de posição com ela. Ter depressão é diferente de estar com depressão, mesmo assim, uma pessoa que tem depressão é uma pessoa que tem voz, vontade, história, memória, possibilidades, aprendizados, estudos, trabalho, conhecidos, colegas, objetivos, metas. Uma pessoa, mesmo com depressão, é muito maior do que a depressão. Será preciso reorganizar rotina de vida, atualizar metas e objetivos, manter dia-a-dia que contenha alimentação saudável, sol, atividade física, trabalho, estudo, troca social.
Estaremos à disposição para aprofundamentos científicos que se fizerem aceitos por ela.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.