Chorar por um único motivo é sintoma de Depressão?

Feita por >Ricardo F. · 27 fev 2024 Depressão

Tenho 25 anos, as vezes, eu choro por não ter namorada, tenho dificuldades de socialização, mas não perco o prazer pelas atividades que já desempenho em minha rotina normalmente, então, mesmo assim isso pode ser um indicativo de algo mais sério ou seria apenas uma tristeza momentânea?

A melhor resposta 6 MAR 2024

Sentir-se triste ou desanimado ocasionalmente é uma experiência comum e nem sempre indica um problema mais sério. No entanto, se esses sentimentos persistem ou interferem significativamente em sua qualidade de vida, é importante prestar atenção e considerar buscar apoio profissional.

É importante considerar diversos fatores, há quanto tempo há essa tristeza, se há outros sintomas e quais são, características próprias da sua história, entre outros fatores. Por isso, se você vem sofrendo é importante buscar um auxílio profissional. Mesmo que, talvez, não se configure num quadro de depressão, ainda assim a terapia pode ser útil para você desenvolver estratégias para lidar com as dificuldades de socializar e promover maior qualidade de vida para você.

Precisando de orientação e auxílio nesse momento, fico à disposição para conversar.

Abraço!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

56 respostas

25 MAR 2024

Oi, Ricardo. Fico feliz por ter compartilhado sua história e espero poder ajudar.

Primeiro, precisamos entender que é a Depressão é uma doença muito complexa e precisa de uma avaliação mais aprofundada para ser diagnosticada.
Agora, com relação aos seus sentimentos, é importante entender porque eles estão te trazendo sofrimento. Algumas perguntas que você pode refletir são:
Em quais momentos você se sente triste e quais pensamentos te ocorrem?
Você se sente sozinho? Como é isso?
Você sente falta de alguém?
Como é a sua rotina?
O autoconhecimento é muito importante para compreender nossas dores. Procure a ajuda de psicólogo para buscar entender seus sentimentos melhor.

Espero ter ajudado, um abraço.
Samanta Xavier - Psicóloga (CRPMG 04/74671).

Samanta Xavier Psicólogo em Uberaba

12 respostas

25 MAR 2024

Olá, Ricardo, te agradecemos pela oportunidade de poder te ajudar.

Aparentemente seu choro é consequência da sua dificuldade, seja para socialização, seja para o estabelecimento de uma relação afetiva significativa, um namoro; a gravidade dessa reação só pode ser posta acolhendo e escutando essa dificuldade; como você pontua, seu prazer pelas atividades rotineiras está intacto, então já por aí fica improvável o diagnóstico de uma depressão patológica, contudo, se sua dificuldade te interessa em ser superada, a psicoterapia é esse trabalho de autoconhecimento e transformação.

Ricardo, fico à disposição, realizo atendimento on-line.
Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

183 respostas

20 MAR 2024

Olá, Ricardo !!!

É complicado apenas com esse relato dizer o que você tem ou não tem mas me parece que você está sensível a algumas questões, como o de não ter namorada, se sentir um tanto retraído. O mundo contemporâneo exige muito que a gente demonstre e seja muitas coisas, inclusive ser sociável, mas não precisamos ser aquilo que nos forçam a ser. De qualquer forma me parece que você suspeita que exista algum problema com você, pode ser que de fato exista e seria interessante você buscar um acompanhamento. Mas você não precisa se forçar a ser aquilo que você não é.

Att,

Psicólogo Evandro Goyanna

Evandro Goyanna Psicólogo em Rio de Janeiro

42 respostas

20 MAR 2024

Olá Ricardo.

À primeira vista, sem uma análise mais profunda da sua história, não me parece ser o caso de depressão. Você relata dificuldade em se socializar, o que talvez o limite fazer novos vínculos de amizade e que, por sua vez, pudessem evoluir para um namoro.

Você tem sua rotina e gosta das atividades que realiza, mas agora sente fortemente a falta de alguém para compartilhar seu dia a dia, ou mesmo ideais ou sonhos.

Ricardo, acreditar em si mesmo é um processo contínuo, mas à medida que você cultiva essa confiança, você abrirá as portas que hoje lhe parecem fechadas. Sem dúvida, investir em terapia poderia ajudá-lo a se sentir seguro e a enfrentar os desafios que a vida lhe reserva.

Caso este conteúdo tenha despertado algum interesse em você, estou à disposição para ajudá-lo.

Abraço,
Patrícia Menezes

Anônimo-427854 Psicólogo em Rio de Janeiro

10 respostas

13 MAR 2024

Olá.
O choro, dentre outras possibilidades, tem a potência de ser um transbordamento do que não cabe mais aí dentro. O que quer dizer que "chorar por não ter namorada" pode corresponder à apenas uma parcela de suas lágrimas.
Na terapia, a fala é utilizada como ferramenta de vazão à esses afetos que transbordam, com a diferença de que falando em terapia há pelo menos duas escutas: a sua e a do terapeuta.
Podemos agendar uma sessão para conversar melhor sobre isso. Será um prazer escutá-lo.

Adilson Ferreira Psicólogo em Rio de Janeiro

6 respostas

11 MAR 2024

Olá, deve ser só seus traços de caráter em conflito mesmo. Existe traço que ama a rotina e curte estar numa caverninha (não socializar). Quer entender melhor e saber como lidar ? Entre em contato comigo que posso te ajudar muito aí a se entender mais profundamente.
Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

9 MAR 2024

Olá Ricardo!
Sentir-se triste e chorar por uma situação específica significa que esta situação está te incomodando.
Seria muito importante debruçar sobre essas questões em análise para poder entender o motivo das suas questões e desenvolver sua autoestima e habilidades sociais.
No entanto, as características que você cita não são suficientes para um diagnóstico. Mas é importante buscar psicoterapia para que você possa se conhecer e se entender melhor.
Me coloco à disposição!
Vamos juntos cuidar de voce?!

Carol Freitas Psicólogo em João Pessoa

8 respostas

8 MAR 2024

Olá Ricardo,
O choro é sinal de algo que o Incomoda e se tem algo te incomodando sugiro que busque acompanhamento para entender seus sentimentos e dificuldades. Fico a disposição para falar como a psicoterapia pode ajudá-ló neste processo, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

217 respostas

6 MAR 2024

Olá Ricardo! Obrigado por perguntar. Chorar é uma expressão humana básica. Você vivenciar dificuldade de socialização é algo sobre o que devemos debruçar com uma análise mais específica. Precisamos da socialização. Da socialização vem a habilidade de entender a cultura, as pessoas, suas diferentes formas de sentir, pensar, se comunicar. Namoradas se tornam acessíveis pelo treino, desenvolvimento dessas habilidades. É preciso aprimorar trocas com conhecidos, colegas, amigos. Os esportes coletivos de contato, são ótimos para isso, escola de teatro, ajudam muito, cursos presenciais em turmas, também. Os elementos que você apresentou não são minimamente suficientes para avaliar questão de depressão ou não.
Faz-se fascinante a forma como a Ciência organiza suas verdades. Os usos éticos das verdades científicas são altamente contributivos. Ainda há muito bandido fingindo ser religioso, negando, por conveniência, os saberes sólidos.
Atenciosamente,

8607 respostas

5 MAR 2024

Ola Ricardo tudo bem?
Busque uma psicoterapia mesmo que online para entender seus medos, e gatilhos que estão por trás desses medos e choros.
Eu atendo online se precisar e meu insta é Psicologa Natalia Martins

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo