Choro todas as noites sem motivo, isso é normal?

Feita por >AAA · 3 jan 2020 Depressão

Preciso de ajuda. Sinto uma tristeza imensa que já vem se estendendo por anos. Tive uma depressão profunda quando era adolescente e nunca procurei ajuda profissional, pois não me sentia a vontade, sentia até vergonha.
Ultimamente essa tristeza tem tomado conta do meu dia a dia, chegando ao ponto de me afastar de amigos e de redes sociais. Chego a dormir mais de 15h por dia (em dias que não estudo) e mesmo assim acordo com muito cansaço. Me tranco no quarto e começo a chorar como se algo de muito ruim tivesse acontecido. Choro por mais de uma hora, como uma crise de choro. O problema é que isso acontece todos os dias.
Sinto o peso do mundo nas costas, tenho dores por todo o corpo e me sinto sem disposição para atividades simples.
Saio de casa às vezes, mantenho inclusive um relacionamento amoroso, vivo minha vida "normalmente", mas sempre escondo meus sentimentos e não quero que ninguém saiba dessa tristeza. Mas infelizmente pessoas próximas a mim já estão percebendo meu comportamento e comentam sobre isso, o que me deixa extremamente desconfortável.
Ir atrás de um psicólogo/psiquiatra não é muito fácil para mim, pois não tenho como pagar e não penso em pedir ajudar para familiares. Como tenho consciência de que preciso da opinião de um profissional, vim até este site. Por favor, o que acham dessa situação? Tenho depressão e ficarei pra sempre nesse estado?

A melhor resposta 6 JAN 2020

Oi AAA! Quando tentamos esconder o que sentimos, nosso corpo começa a dar sinais de alerta que algo não está certo. Você tem sido forte, mas chega um momento que você precisa buscar ajuda. Não tenha vergonha de procurar ajuda e falar tudo o que está te fazendo mal. Como você diz que não é fácil buscar um psicólogo, pois não quer se expor diante de sua família, te dou uma sugestão: Procure na sua cidade faculdades que ofereçam curso de psicologia, pois estas faculdades dispõe de clínica escola onde fazem atendimento para a comunidade. Em dias de muita angústia você pode também entrar em contato com o CVV (Centro de Valorização à Vida) pelo telefone 188.
Desejo sinceramente que você se erga desta situação e possa desfrutar de saúde plena.
Um abraço,
Regiane Simões

Regiane B. Simões Cruz Psicólogo em Manaus