É normal o meu filho de 6 anos se masturbar a noite quase toda?

Feita por >KiPe · 30 mai 2023 Psicologia infantil

O meu filho pediu para dormir com ele e notei que se masturbava repetidas vezes durante a noite (entre a 1 e 5 da manhã), com interrupções. Chegava ao ponto de se levantar e voltar a deitar. Perguntei o que era e dizia que não era nada. Tivemos uma babá de fim de semana durante 4 anos e desconfio que tenha sido estimulado.
Este episódio aconteceu durante o final de semana.

O que devo fazer?

A melhor resposta 31 MAI 2023

Olá, tudo bem?
Nem sempre a masturbação infantil se inicia mediante um abuso. É normal que crianças explorem o próprio corpo e, por vezes, acabem descobrindo o prazer em estimular suas zonas erógenas, podendo resultar no ato de se masturbar. Entretanto, ainda assim, devemos nos atentar na frequência desse comportamento e os motivos que o levaram a isto. A masturbação pode significar um pedido de socorro, pois a criança pode ter encontrado neste ato uma maneira de dar vazão a certos sentimentos e emoções, em especial a ansiedade.
Recomendo que você procure o auxílio de um psicólogo infantil para te orientar a lidar com a situação.

Paulo Eugenio Ferreira Rocha Psicólogo em Taubaté

27 respostas

6 JUN 2023

Lhe aconselho a buscar um psicólogo infantil que seja especialista nesse assunto sexual para lhe orientar melhor.

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

31 MAI 2023

Olá Kipe, obrigada por escrever.
Seu filho se encontra na fase fálica, fase essa em que ele descobre seu corpo e sua sexualidade.
Porém, tudo deve ser bem avaliado antes e investigado sobre a questão da babá.
Vamos marcar uma sessão e conversar sobre isso?
Estou a sua disposição
Sinta se acolhida
Fique bem
Um abraço

Karim Silvestro
Psiccóloga

Karim Cristina Silvestro Psicólogo em São José do Ouro

33 respostas

31 MAI 2023

KIPE
Sim, possivelmente foi estimulado a se masturbar.
Nesta idade ainda não tem conotação sexual, apenas percebe um estímulo prazeroso.
Converse normalmente com ele e entenda o que ele fala.
Não condene, não o reprima, entenda a tentativa de apenas sentir satisfação.
Oriente ele que ocupe este tempo para descnasar, dormir para no outro dia brincar, se divertir.
Apesar de toda a criança descobrir por si, hoje, com tantos estímulos que ela recebe pela televisão, revistas, livros, professores, pode também ter recebido estímulos da babá, hipótese apenas.
Acompanhe para ver como ele age com o passar dos dias.
Abraços

5817 respostas

31 MAI 2023

Olá KiPe! Obrigado por perguntar. Situações assemelhadas acontecem com certa frequência. Será preciso observar e ponderar cada caso específico. Cuidado para não explicar as coisas com certeza que pode não ser certa (história da babá). Você precisa observar melhor, verificar as vivências de outras frentes comportamentais próprias da idade. Também poderá ser retomada a questão do tempo imediatamente anterior ao citado final de semana. Nas escolas, com certa frequência, nas aulas, os professores identificam crianças se masturbando. Diante disso, solicitam a elas ajuda para coisa incompatíveis com a continuidade e elas se desligam disso gradativamente. Não se pode perder de vista que a criança concebe a sexualidade como criança, não a partir dos preconceitos, tabus e oportunismos que o adulto pondera. Criança pensa e sente as coisas muito diferente de nós.
Continuando a questão, será importante que você trabalhe as especificidades com a ajuda de um de nós, psicólogos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.