Procuro motivos para chorar ou ficar triste

Feita por >Iceey · 14 jul 2020 Depressão

Tenho depressão e tomo remédios, ultimamente tenho ficado até mais feliz que o normal, mas procuro motivos pra ficar triste.

A melhor resposta 15 JUL 2020

Olá Iceey! O primeiro passo no tratamento da depressão você já deu, que é começar o uso de medicamentos. Pelo seu relato, você parece já estar sentindo alguma melhora no humor. Para analisar melhor seu relato de procurar motivos para se sentir triste precisaríamos de mais detalhes sobre sua vida e seu contexto atual. O que talvez possa estar acontecendo, isso é uma hipótese apenas, é que a depressão nos faz perder o contato com pessoas, com atividades que antes fazíamos, nós nos afastamos do mundo e de tudo que era importante para nós, e pode ser que, apesar de agora você se sentir mais feliz, você ainda não tenha tido mudanças na sua rotina (atividades de estudo, trabalho, lazer, contato com outras pessoas). Assim, ficar triste ou chorar, podem ser formas de você lidar com uma rotina possivelmente esvaziada de atividades. Além disso, quando passamos muito tempo tristes e deprimidos, acabamos esquecendo como é sentir outras coisas, como alegria, bem estar etc, sendo o choro e a tristeza algo mais familiar.
Analise a sua vida no momento, como ela está, o que você gostaria de fazer daqui para a frente, como estão seus relacionamentos com família, amigos, como está seu trabalho, estudo etc. Estabeleça pequenos passos para retomar atividades que você possa ter deixado de fazer devido à depressão.
E se ainda assim você não perceber mudanças, procure ajuda de um psicólogo, a terapia combinada com os medicamentos traz melhoras de modo mais rápido do que só o uso de medicamento e o efeito da terapia é duradouro para a sua vida.

Anônimo-370041 Psicólogo em São Paulo

36 respostas

22 JUL 2020

Olá Iceey. Juntamente com os remédios você faz psicoterapia? O tratamento fica mais rápido e eficaz quando se toma medicação e faz terapia. Você acha que não merece ser feliz? Alguém disse que você não merecia ser feliz? Há quanto tempos faz uso dessa medicação? O que é ser mais feliz do que o normal? Para você ser triste é normal? Há quanto tempo você tem depressão? Tem alguém com quem você pode conversar, desabafar? Um amigo, talvez. Você mora com quem? Como era sua vida antes da depressão? O que você ganha sendo triste? Converse com um psicólogo, ele irá ajudar a entender o que está se passando aí dentro de você. Reflita sofre os questionamentos e Seja sua prioridade e boa sorte

Maria Eni de Mattos Psicólogo em Guarapuava

243 respostas

16 JUL 2020

Olá lceey, tudo bem?

Olha, seu relato foi bem curto, e daí será bem difícil dar uma resposta mais aprofundada para você. Mas mesmo assim vamos aos fatos
Você disse que está tomando os remédios e está até mais feliz que o normal, porque isso? Como está mais feliz que normalmente você está? Reflita sobre isso
E porque você procura motivos para se sentir triste? Você acha que está feliz demais? Que não mercê ser feliz? Reflita sobre isso também
É também de grande importância que haja um acompanhamento psicológico junto ao tratamento medicamentoso para uma melhor eficácia em seu estado emocional

Abraços
Murilo Vital

Murilo Vital Psicólogo Psicólogo em Limeira

139 respostas

15 JUL 2020

Olá Iceey! Grato por citar tua percepção de si. Seu estado, precisa ser descrito, detalhado, para que possamos ter dados consistentes para nos posicionarmos e te ajudar. A organização de rotina de vida saudável, que contemple as principais áreas da vida é sempre importante.
Estamos à disposição para saber mais sobre você. Se for o caso, conduzirmos trabalho científico, próprio de psicólogo, com vistas a te ajudar a desenvolver e lançar mão de novos potenciais e novas possibilidades.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, cuide-se!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.