Acho que a minha namorada tem depressão e acabou o relacionamento

Feita por >Romeu · 23 jun 2018 Depressão

Namorava há 4 anos com uma rapariga incrivel, ela era alegre, sempre com muita energia e vontade de viver. Ela sempre me mostrou que me amava muito e que queria ficar comigo sempre e que do que dependesse dela, ficariamos sempre juntos. A familia dela é complicada pois os pais estão separados, o pai não fala com ela e a mãe pouco se importa. Com isso sempre quis sair de casa, e eu e os meus pais construimos um T0 para ela, o que a fez dar pulos de alegria e logo começou enchendo a casa das suas coisas. Há cerca de 1 ano o avô dela, que lhe era como o pai que nunca teve, faleceu de um câncer longo e doloroso. No dia do enterro ela não derramou uma lágrima, ficou quase sem sentimentos. O primeiro mês foi complicado pois ela ficou achando que era mentira. Ela sempre me dizia que era muito dificil e que chorava sempre que estava sozinha e tinha muitas saudades dele. O tempo passou e ela começou a ficar apática, não tinha interesse em nada e só queria ficar em casa comigo deitada na cama ou dormindo. No início deste ano fizemos uma viagem que correu de forma incrivel, eramos inseparáveis e ela parecia feliz. Também em Março deste ano, ela resolveu ver uma psicologa, o que parecia muito bom pois ela dizia que levantar da cama lhe era uma tarefa muito dificil e que sabia que cada vez mais estava apática. A psicologa disse-lhe que ela teve um bloqueio emocional e que agora é que 'estava a tirar as roupas do armário', que agora é que os sentimentos tinham sido despertados e ela ia sentir tudo o que até agora guardou. As primeiras sessões correram muito bem e ela veio com 'missões' a cumprir como fazer exercicio e exprimir mais as suas emoções. No entanto ela começou a dizer-me que já não sentia nada, ela dizia me amar porque sabia que era verdade, porque na verdade não sentia nada. Ela se culpava muito dizendo que era o problema e que não sabia se conseguia ficar bem algum dia. Toda a alegria que tinha foi embora e ela só ia do trabalho para casa e dormia ou ficava vendo coisas á toa no Face. Ela fez anos a 25 de Abril e seria o primeiro aniversário sem o avô, então ela parecia fora deste mundo, sem vontade de o celebrar ou estar com ninguém, e tivemos uma briga nessa noite pois todos os amigos se juntaram e ela nem falava. No dia 12 de Maio o avô fazia anos, e ela foi pela primeira vez ao cemitério, ela disse que foi a realidade nua e crua e lhe doeu muito, que até ali pensava estar estável mas que agora sentia que não. Dias depois deu a entender que queria terminar comigo, que se sentia farta de fingir estar tudo bem para os amigos e eles não falavam do assunto com ela, e eu sempre lhe disse que ela podia falar, que agora que sabíamos que tinhamos errado, era uma boa forma dela se abrir e falar tudo. Ela continuou dizendo que sabia que não me fazia feliz e que era a culpada disso tudo, que precisava de um tempo para si, se sentia vazia e que não conseguia mais. Também tirou tudo o que tinha do T0 e desistiu por completo da ideia de ir morar para lá pois diz que se fosse coisa se ir, talvez daqui a uns meses a encontrassemos com um frasco de comprimidos na barriga. Ela me disse que sempre se importou comigo e que me ama mas que tinha de ser assim. Faz hoje 1 mês e meio que ela sumiu, simplesmente assim, não responde a mensagens, não atende o telemovel, nem a mim, nem aos meus amigos ou a minha familia. Pelo que sei dela anda apenas a trabalhar muito e depois vai pra casa. Falei com a familia dela e dizem que ela está feliz como nunca esteve e eu acho que é mentira pois são uma familia que não querem saber e tentam esconder como ela se sente. Também falei com a psicologa dela. Tenho muito medo pois ela mostrou ter pensamentos negativos e se sentir inutil para todos nós, que ninguém a compreende, mas também não aceita ajuda de ninguém, nem quer ver ou falar com ninguém. Eu mando mensagem de vez em quando dizendo que ainda a amo e que me importo muito com ela mas ela apenas vê e não responde.

Obs: A psicologa nunca disse que ela tinha depresão, mas falei com várias pessoas que me disseram que o isolamento social é algo preocupante.

Desculpem o texto longo mas preciso muito de ajuda...

A melhor resposta 29 JUN 2018

Bom dia, Romeu nesse momento difícil para sua namorada você tem que aguardar até ela se sentir confortável para conversar ou não, se prepare para respeitar a decisão dela, esperar a melhora da crise, ter calma, paciência e mais do que tudo como ela vivencie o luto.
Você relata que a psicóloga não te comunicou que, sua namorada tem depressão e, a informação se ela faz tratamento medicamentoso também não é mencionado, e a família também não te dá informações assim, sugiro que você procure pesquisar sobre Depressão para entender melhor o que acontece com a pessoa em crise de depressão, assim você estará consciente e fortalecido para decidir sobre sua relação com ela. Um abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

24 JUN 2018

Oi Romeu, percebo que você está sofrendo muito e se importa com sua ex namorada. Mas só podemos ajudar quem está aberto para ajuda. Você falou que ela está em acompanhamento psicológico então está assistida. Você contou que o afastamento foi voluntário então respeite a decisão dela e cuide de você, pois para existir um relacionamento precisa que os dois queiram e estejam na mesma sintonia.
O que tem feito por você ultimamente? Tem cuidado das suas emoções? Buscou ajuda para lidar com o luto pelo fim desse relacionamento ? Pense nisso com carinho.
Um grande abraço. Espero ter ajudado.

Vanessa Isola Psicóloga Psicólogo em Ribeirão Preto