Meu namorado está com depressão, como lidar?

Feita por >Amy · 23 abr 2020 Depressão

Temos 25 anos e uma longa história juntos, namoramos 5 anos, fomos casados por 4 e acabamos nos separando. Na época não sabíamos, mas ele já estava com depressão, e foi um dos fatores que resultou na separação, pois ele foi ficando muito apático e pessimista com tudo. Ficamos 10 meses separados e acabamos voltando em setembro do ano passado. Foi uma volta bastante conturbada, devido a relacionamentos com outras pessoas que tivemos nesse período. Enfim, em outubro ele veio morar comigo, com um pouco de insistência minha, e ficou até o mês passado. Quis voltar pra casa da mãe dele, diz que não está conseguindo lidar com o relacionamento, com a convivência do casamento, e que muitas vezes quer se isolar, e que na casa da mãe dele se sente mais confortável já que pode simplesmente se trancar no quarto e aqui ele se sentia desconfortável. Está sendo muito difícil para mim lidar com a situação, pois ás vezes parece que ele quer ficar longe de mim, e me sinto abandonada. Eu tento entender, tento acreditar que tudo isso é depressão, pois ele só quer ficar sozinho e dormindo quase o dia todo, e não tem vontade de fazer nada. Ele diz que não quer ficar longe, demonstra preocupação com o que sinto, só não está conseguindo morar junto e que não sabe se consegue lidar novamente com o casamento. Ele sabe que precisa se tratar, mas não procura tratamento. Sempre foge desse assunto. A mãe dele também está preocupada, ele ás vezes fica muito ansioso e começa a fumar bastante ( ele havia parado)... Mas também está fazendo muito mal pra mim, me sinto insegura com relação a nós dois e aos sentimentos dele, queria saber lidar melhor com tudo isso.

A melhor resposta 24 ABR 2020

Olá! Obrigado por participar. A vida de cada um de nós é complexa, muito complexa. Muitas vezes ela é trabalhosa. Pelo seu relato, uma questão é o problema dele, que você nomeou como depressão. Isso envolveu serapação, retorno e separação (corporal), posto que tanto você quanto ele, preocupam-se um com o outro. O caminha mais razoável, para ajudar o outro, é organizar o mundo interno com a maior harmonia possível. Assim sendo, tanto você quanto ele, cada qual, precisa mapear os detalhes do mundo interno. Depois adquiriram força e ponderação para ajudar ao outro. Nessa linha de raciocínio, antes de namorar o outro, da melhor forma possível, é preciso namorar a si mesmo, para poder representar acrescimos ao outro, porto seguro, para os momentos de incertezas do outro, representar a manutenção da estabilidade, mesmo diante de dúvidas, posto que a vida é dinâmica e as coisas vão se desorganizando e reorganizando, com a nossa participação inteligente. Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Nao se esqueça da rotina bem organizada, incluindo sono noturno, atividade física, metas significativas e alimentação adequada. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for estritamente necessário). Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.