Meu namorado está com depressão e me pediu um tempo. O que fazer?

Feita por >Anônimo · 3 dez 2017 Terapia de casal

Meu namorado iniciou um quadro depressivo após a morte da minha sogra no final do ano passado. Além de dizer não saber nada a respeito da vida e se sentir um nada, um lixo, ele tem crises de pânico e ansiedade em excesso, a ponto de ter contrações musculares involuntárias. Ele pediu um tempo no nosso namoro por ver que está me dando migalhas, perto do que me dava antes disso acontecer. Ele diz que não tem nenhum problema comigo, mas que não sabe lidar com o fato de acreditar que me faz sofrer, ele preferiu terminar para não ter que responder ao pai o motivo de não sair mais de casa, já que sempre nos encontramos todos os finais de semana. Por mais que ele tenha me dito que não procuraria por ninguém e negado estar com outra pessoa minha cabeça às vezes insiste em martelar que por causa disso nosso namoro que sempre foi incrível será jogado fora e logo ele aparecerá com outra pessoa. O que fazer para lidar com esses medos e inseguranças que são tão gritantes? Eu o amo e quero estar ao lado dele, como sempre estive.

Às vezes os pensamentos são tão gritantes e horríveis que chego até pensar se ele está fingindo, se estou cega, porque tudo estava bem e do dia para noite não está mais. O que fazer?

A melhor resposta 4 DEZ 2017

Carol, bom dia! Seu relato me trouxe duas questões, uma sua e outra do seu namorado. Seu namorado parece estar num processo depressivo em função da perda da mãe, pode estar tendo dificuldades com o processo de luto e seria importante que ele busque tratamento. A depressão trás consigo uma perda de vontade e isolamento, talvez por isso ele tenha rompido o namoro. Você tem uma série de questões relaciknadas a isso e sugiro que busque ajuda pra você. Estou à disposição, Renata Brito

Psicóloga Renata Brito Psicólogo em Rio de Janeiro

364 respostas

5 DEZ 2017

Carol, toda perda gera sentimentos depressivos intensos, ainda mais como a perda de uma mãe. Não tenho como dizer se ele também tem um transtorno de ansiedade ou somente sintomas ansiosos, mas sim, a ansiedade se manifesta de forma física também, não é fingimento. O que percebo é a sua insegurança em relação a ele e para isso é importante que você tenha um diálogo aberto com ele, que você tenha paciência em relação ao momento que ele está vivenciando (caso queria continuar com ele, porque você pode simplesmente sair desse relacionamento), e procurar terapia para trabalhar esses sentimentos. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

4 DEZ 2017

Oi Carol !
Pelo seu relato, ele está passando por um momento bastante delicado, onde parece estar em um sofrimento insuportável. É comum quando estamos muito tristes, demonstrar esse desejo de se afastar das pessoas que nos cuidam, por não ter clareza do que está acontecendo, e muitas vezes por temer envolver o outro ainda neste sofrimento todo.
É importante você separar bem o que é seu e o que é dele. Justamente para poder ajudá-lo a lidar com sofrimento que está passando, mas sem que você se influencie e fique triste também.

As formas como você pode ajudá-lo, é proporcionando a ele o cuidado necessário: Procure uma ajuda psicológica, se certifique de que ele vá ás sessões, talvez um psiquiatra indicar alguma medicação pra que ele possa parar de sofrer por um instante e poder ver sua vida de outra perspectiva. Isso tudo são formas de ajudá-lo, já que, por estar tão triste, ele pode não conseguir tomar iniciar de buscar essas ajudas, tão importantes nesse momento.

Espero tê-la ajudado!
Melhoras.

Thais Pithan

Thais Pithan Psicologia Psicólogo em Itajaí

66 respostas

4 DEZ 2017

Olá Carol,
pelo que você relata ele está num processo de luto e a depressão pode ser por causa do luto. É aconselhável que ele busque uma terapia para ajudá-lo a vivenciar o luto e superar a depressão.
Caso ele não queira sair de casa, pode começar fazendo terapia on line. CAso tenha interesse estou disposição.
Maria da Conceição V. Gioia
Psicóloga

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro