Ficante com depressão me pediu um tempo

Feita por >Janaina · 27 mai 2020 Terapia de casal

Conheci um rapaz tem sete meses... nos falamos por mensagem um mês antes de nos encontramos pessoalmente. Ele disse que havia se divorciado ha um ano, eu quis conhece-lo melhor antes de encontrar com ele... Quando nos encontramos foi tudo muito intenso. ( ele é muio carinhoso, ele chora com muita facilidade, é muito romantico)Saímos para jantar e conversar e foi maravilhoso. No jantar, ele me disse que ja tinha tido depressão, que ele perdeu a irma quando era mais novo, e depois antes dele concluir a faculdade ele perdeu a mãe. Ele conheceu uma pessoa no qual ele ficou junto nove anos, ele nunca falou mal dessa pessoa, apenas disse que o relacionamento havia virado uma amizade... no ultimo ano de casado ele teve a depressão pela primeira vez, e o casamento meio que acabou, logo depois ele descobriu um traição dela. Repito, ele não nunca falou mal da ex, só disse que ela não soube lidar com a doença, e eu não a defendo, mas creio que seja complicado estar em um relacionamento com alguém assim... pois bem, ficamos 2 meses super bem, e um dia sem mais nem menos ele esfriou cmg, falava pouco, sumia... eu fui falar com ele, perguntar o que estava rolando, ele disse que estava confuso sobre várias coisas da vida dele, e que precisava pensar... eu, na hora fui reativa, pq eu quis saber motivo e ele não tinha e tal... e eu, acabei terminando. Passou um dia ele veio falar comigo novamente, que sentia minha falta e que queria conversar comigo, que fazia bem a ele. Que ele achava que estava com depressão de novo. Logo em seguida veio o carnaval, eu continuei conversando com ele, e o sentimento crescendo, mas a gente não se via. Até que um dia eu questionei ele sobre isso, por ele sumiu um dia, e ele disse que foi a bloquinhos de carnaval, que não tinha que me falar isso, mas que não queria me fazer sofrer, que ele tinha muito que evoluir e tal... ai eu larguei d lado, fui pra Bahia, passar o carnaval ficamos uns 20 dias sem se falar, no meu retorno ele comentou em um story meu, e começamos a nos falar, eu estava ciente que dali nao ia rolar mais nada, e eu tb não tava afim e super fria com ele... ai ele veio de novo com papo de saudade que sente falta e tal... cheio de problemas com o pai, com o trabalho dele (ele e medico) e logo veio a Covid/isolamento e a gente voltou aquela intensidade, ele dizendo que se arrependia de não ter namorado comigo aquela época e tal... e eu fui deixando vê, ele me mandou presentes e, aparentemente estava tudo bem. Ele me ligava varias vezes ao dia, quando saia do trabalho, quando chegava em casa ligava por video e a gente ficava horas...e começaram a mandar várias pessoas do trabalho dele embora e ele ficou com medo de ser mandado embora, ele foi ficando diferente de nov, o humor dele oscilava muito, uma hora tava feliz e do nada tava triste. Eu disse que ficaria com ele na casa dele, ele não quis por medo dele pegar e me passar e tal... mas reclamava MUITO de estar sozinho. Até que essa semana ele virou e disse que queria OUTRO tempo pra pensar, e vinha com palavras'' você acha que a gente vai da certo'' '' eu não quero te perder, tenho muito medo de te perder para sempre'' mas mesmo assim pediu o tempo, eu na hora fiquei chocada sem entender nada, desliguei o telefone e pedi para que ele não me procurasse mais. Pq acaba sendo toxico pra mim, eu ja comecei a achar que ele tinha arrumado alguém e não queria falar. Desativei todas as minha redes sociais pra da u tempo pra minha cabeca tb, ele viu e achou que eu o bloqueei e saiu me bloqueando tb. E ontem, ele me bloqueou no whats, e eu quieta.Logo depois desbloqueou, e disse que era ruim me ve ''online'' e não manda msg já que eu havia pedido pra não mandar. os dois dias que não nos falamos, ele teve crise de ansiedade tava mal... porem hoje, ele não falou cmg mais.
Eu estou super confusa, pq nesse momento em que estamos vivendo, a gente tem que priorizar a saúde da gente, principalmente a mental... e tem horas que eu acho que ele ta mentindo, por outro lado acho que deve ser a depressão, pq não acredito que ele possa mentir assim a troco de que. Então, escrevo aqui para que algum psicologo possa me ajudar com isso. Obrigada

A melhor resposta 29 MAI 2020

Olá Janaina
Você acha que vale a pena ficar esperando que ele de o “tom” da relação e você ficar esperando para ver qual é o próximo capitulo, sem que você possa ser a “protagonista” nesta história? É isso que você espera de uma relação?
Você acredita que se, você mesma, tomar as “rédias” da sua vida, irá continuar confusa?
Pense nisto.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

5 DEZ 2021

Olá! Você consegue lidar com esse tipo de relacionamento? Ele precisa buscar ajuda médica e psicológica para avaliar e tratar a depressão dele, mas você não pode ficar refém do humor dele, parece que tem horas que ele te quer por perto e outras ele te afasta e é dificil lidar com esse comportamento dele.
Se priorize, veja o que você quer, o que é importante para você, não viva nessa gangorra que está nesse momento.
Se cuida

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

28 MAI 2020

Olá Janaína! Obrigado por participar. Seu relato fala de diversas idas e vindas. Você já verificou, de forma independente, a procedência dos relatos dele? Qual o CRM dele e a especialidade? Qual a tua formação? Idade? Você desconfia disso. De outro lado, pela sua descrição vocês aproximam-se e afastam-se, concluem que não há perspectiva, depois retomam. Depressão é um conceito subjetivo, com muitos graus e possibilidades de manifestação. De outro lado, as pessoas, veem um mesmo fato de forma diferente, assim como, apresenta recursos e possibilidades de relatos dos fatos, com as limitações das palavras e as respectivas distorções emocionais. Nada com ver com os próprios olhos. Diante do relato e do tempo de convivência: haverá adequada proporção entre a história vivida e a confusão na sua mente? Você está cuidando para fazer predominar p respeito a si mesma? Por que uma relação instável, com duração máxima de sete meses adquire tanta importância para você? Como está a plenitude de sua rotina? Coloco-me à disposição para maiores considerações. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário, com máscara, higiene e distanciamento físico: uma morte a mais evitada, vale toda a vida preservada.