Meu ficante pediu um tempo, quer ficar sozinho para se resolver

Feita por >Ster Rodrigues Pereira · 16 ago 2022 Dependência emocional

Olá!
Eu vou começar a contar desde o início para que vocês possam entender perfeitamente, possam se envolver na história!
Eu conheci ele em 2019, de uma maneira bem coisa de destino, eu estava passando em frente o lugar onde ele trabalhava e fui tirar o celular do bolso e deixei cair 2 reais na rua, eu me dei conta que tinha perdido quando toquei no bolso e já estava a uma rua à frente, quando olhei para trás vi ele com os 2 reais na mão, voltei peguei e fui embora, eu coloquei na minha cabeça que tinha certeza que nunca mais veria esse menino, mas o tempo e o destino mostram que as coisas não são assim, a gente começou a se seguir nas redes sociais, ele começou a namorar outra pessoa, eu estava namorando, e o tempo foi passando, terminei o meu namoro no mesmo ano, e segui minha vida, esse ano de 2022 ele terminou o relacionamento dele, a gente não se falava nem nada quando ele ainda namorava, só quando eles terminaram que passou umas duas semanas a gente começou a conversar, papo vai é papo vem até que passado uns dias a gente ficou, e foi indo, foi evoluindo, enfim.
No Juninao aqui na cidade ele ficou com uma menina e não me contou, descobri por outra pessoa, e fui conversar com ele, tentar resolver as coisas, ele me disse que não havia me contado pra eu não ficar mal, e que ele fez isso por conta da bebida, que ele nunca foi de beber e tudo mais, ok, passamos uns dias sem se falar e depois continuamos. Ele sempre falava pra mim que queria ficar sozinho, queria resolver coisas, ele sempre foi um pouco distante digamos assim, não de sentimentos, mas ele sempre se isolou muito, ele sempre me contava as coisas que já havia acontecido com ele, nos relacionamentos passados ele já foi traído, ele não cresceu com os pais, ele tem sonhos, mas ele desanima, enfim. O tempo foi passando e tal, até que teve uma festa fora, ele foi com alguns amigos e ficou com outra menina, ele mesmo me contou, porque eu havia dito que eu preferia ouvir da boca dele, do que dos outros, ele me disse que não sabe oque está acontecendo com ele, tudo tá diferente, falou que ele não era assim, que nunca foi de beber e agora que tá bebendo tá fazendo coisas sem pensar, e que eu não merecia sofrer, não merecia passar por isso, ele sugeriu darmos um tempo pra ele pensar, pra ele mudar, focar em coisas que ele nunca pode fazer enquanto namorava, como jogar bola ou ir à academia, ele sempre foi proibido de fazer as coisas pelas ex’s dele, eu nunca fiz isso, aí fico pensando, oq tem de errado comigo? A gente conversou eu tentando entender, e ele sempre me falando que o problema não era eu, ele quem queria ficar sozinho pra se resolver e se acertar, e também eu nunca sentei e conversei com ele sobre ficar sério, tava indo tudo bem entre a gente no início, até que eu falei que não ficava com pessoas que ficam com outras pessoas, ele entendeu, mas não conversamos em ficar sério e querendo ou não metade disso pode ter sido culpa minha! Eu falei que daria o tempo que ele precisa, e que eu estaria aqui, poque eu sempre estive com ele, sempre apoiei nesse tempo que ficamos juntos, no jogo principalmente, nos problemas, enfim, falei pra ele voltar quando esse tempo passasse ele disse que até lá eu já estaria com alguém que realmente seria incrível comigo, eu disse que não, que estaria ali, ele ficou feliz quando eu disse isso, a gente ainda se viu e conversou por alguns dias e a última mensagem foi um tchau que eu dei pra ele, mas ele não respondeu e eu tabem não fui atrás, faz 3 dias que não nos falamos, e até agora fico pensando se dou um tempo total, sumo, ou se só fico um pouco ausente e vou indo aos poucos, tipo sem apressar, sem sufocar, chamando ele pra dar uma volta, perguntando se tá bem, não sei oque faço, me ajudem nisso por favor? Algumas pessoas falam pra eu dar um tempo e esperar, outras falam que é bom eu me manter por perto e ir devagar, e eu fico confusa, oque faço?

A melhor resposta 17 AGO 2022

Oi Ster,
Traduzindo o pedido de tempo: "vou procurar alguém melhor do que voce; se não encontrar, volto pra ti"
O que voce escolhe? Isto te serve? Se sim, saiba que pode estar perdendo tempo, com ansiedade e que pode ser descartada.
Quer se dar valor? ... não espere por ele, vá viver a sua vida, vá procurar outros, melhores do que ele. E tem, basta apenas que se responsabilize por ti mesma, seja agente e não paciente.
Se ele realmente te valorizasse, mesmo sabendo que tem problemas, iria se esforçar para se corrigir e nunca queria te perder.
Conhece a pessoa de valor, aquela que realmente vale a pena investir, quando quer se corrigir, quando quer a cada dia ser a sua melhor versão e não vem com desculpas, jogando a culpa nos outros.
Cuide de ti mesma, descarte quem não te valoriza e não se valoriza.
Pessoas vazias, superficiais que querem apenas se aproveitar dos outros tem aos montes.
Te valorize,
Abraços

5817 respostas

17 AGO 2022

Dar um tempo” é uma prática da atualidade bastante comum. A pessoa que pede um tempo do relacionamento, na verdade, quer saber como é ficar sem seu parceiro ou parceira. Por isso, aceitar esse tempo pode ser ruim para o relacionamento, pois tende a esfriar ainda mais a relação. Quando a pessoa pede um tempo, a melhor forma de lidar coma situação é propor uma conversa honesta onde vocês poderão decidir se vale a pena continuar ou terminar a relação.

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

17 AGO 2022

Olá Ster! Obrigado por escrever. Pelo relatado, com o passar do tempo, vivendo afetos em comum, vocês foram vivendo diferenças de concepções de companhia:
- ele passou a querer curtir a vida, sair sem compromisso;
- você, mesmo dando o tempo que ele quisesse, na teoria, na prática, não o dá, ao mesmo tempo, não combina vínculo comprometido, mas também não o quer dividir com outras, em situações casuais de liberdade.
Amadurecer é preciso. Para vincular com qualidade e comprometimento, sua visão se apresenta mais sólida, mas ele não a quer, logo, não ´vínculo dessa modalidade, adequado a você.
Namoro é experiência para se conhecer melhor. Você o conheceu e reprovou, nesse tipo de interação.
O namoro sério, recíproco, começa com o namoro consigo mesma. Respeite-se, exija respeito.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.