Minha namorada possui depressão e terminou comigo, me ajudem

Feita por >Leonardo Tadeu · 3 jul 2017 Depressão

Eu namoro uma garota a cerca de nove meses, durante um bom tempo nosso namoro foi um mar de rosas e eu dei muito valor a ela e sempre fui prestativo, carinhoso. Ela sofre de depressão por conta do pai que é alcoolatra e usuario de drogas e com diversos problemas em casa desde pequena, ela acabou criando essa doença, ela fazia/faz o tratamento com especialistas e o uso de medicação. De um tempo para cá, ela suspendeu a medicação por vontade própria e também não foi mais as consultas etc. Viajamos semana passada a petropolis e ela me tratou super mal a viagem inteira, e eu relevei, brigamos na viagem pois não entendia a maneira dela me tratar mal tão subitamente sendo que a um dia atrás estava tudo bem. Ao chegar em casa no dia seguinte, ela me liga e rompemos o namoro por que ela disse que "queria se encontrar e não sabia quem ela era" e desde então quando tento reatar ou dizer que me amo e me preocupo, ela diz que não quer mais saber e fala pra eu procurar o meu caminho.

eu também possuo crise de ansiedade generalizada/depressão e estou atrás de tratamento, mas isso está acabando comigo e me consumindo, eu não sei o que fazer, ja tentei de tudo e agora de tanto insistir, eu não falo mais com ela.

o que fazer?

A melhor resposta 4 JUL 2017

Boa noite Leonardo.

A melhor coisa que você pode fazer no momento é buscar um tratamento para si. Por mais que queira ajudar sua namorada e estar junto dela, é necessário respeitar o desejo dela de se encontrar.

Ela ter parado com o tratamento e suspendido a medicação por conta própria é algo preocupante, e se possível um familiar ou pessoa mais próxima dela deve ser avisada dessa decisão dela e da mudança de comportamento. Além da terapia medicamentosa, um acompanhamento psicológico poderia auxiliar muito no quadro dela.

Diante do que escreveu, reforço que você deve cuidar de si, já que consegue perceber seu sofrimento e buscar ajuda para lidar com ele. Um acompanhamento psicológico para você vai ajudar a lidar com esse término e a pensar em possíveis estratégias para ajuda-la, se isso for possível.

Estou a disposição.

Atenciosamente

Bernardo Dolabella Psicólogo em Belo Horizonte

18 respostas

28 JUN 2022

Leonardo Tadeu,
O que voce precisa fazer é Psicoterapia para se curar, resolver o teu emocional, resolver teus conflitos, tua ansiedade, tua depressão.
Sem isso, nada dá certo e voce acaba atraindo pessoas que tenham o mesmo problema teu.
Portanto, deixe a tua namorada ir, trate a t mesmo, construa a tua vida com valores vitais e não com problemas.
O que tiver que ser, será; Se ela também se recuperar e se curar, pode ser que lá adiante voces vão se encontrar novamente, só que a aprendizagem precisa ser feita, cada um precisa fazer para si. Voce não pode fazer nada por ela, mas pode fazer para si mesmo.
Garantindo a sua qualificação, garante novas atrações, novas escolhas e decisões mais sábias.
Abraços

5817 respostas

18 MAI 2020

Olá,
Com relação a sua namorada, dei seu ombro amigo, se ela quiser, mas não lhe cobre ou force, respeita, sua decisão, mas mostre que está com ela se ela precisar.
Com relação a você busque uma ajuda psicológica, para você administrar melhor sua ansiedade e isso ajudará no seu relacionamento com ela, pois ansiedade demais atrapalha em tudo, sufoca.

Abraços!

Estou à disposição.

Mateus Adriano de Jesus Souza Psicólogo Psicólogo em Congonhas

75 respostas

9 JUL 2017

O trabalho do analista consiste em despertar aquilo que já existe dentro da pessoa, em despertar o sujeito para seu potencial criativo genuíno. A finalidade não é curar, e sim favorecer o crescimento interior por meio das dificuldades pessoais.
No decorrer do trabalho analítico há a proposição de que pelo falar, pelo escutar e pelo fazer criativo nos confrontamos com nós próprios. Pôr-se em processo analítico é possibilitar o existir permeável a outros saberes. É despertar para o próprio caminho de vida como processo natural com sentido, finalidade e objetivo; é a experiência interior.
A experiência interior se torna experiência de vida quando vivida com todas as suas implicações.

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

5 JUL 2017

Leonardo Tadeu!!
Diante da sua colocação, me parece que deseja preservar seu relacionamento e cuidar da pessoa que ama. Acontece que inicialmente deve cuidar do seu emocional primeiro, pois está muito fragilizado com o comportamento inesperado que sua namorada apresentou. Busque ajuda de profissionais, para apoia- lo nessa demanda, só se fortalecendo poderá apoiar alguém. Um médico para medica- lo, e psicólogo para cuidar da saúde mental. Quanto a sua namorada, seu comportamento está alterado porque ela parou o tratamento, e essa questão é preocupante. Sugiro que proponha alguma pessoa próxima, que possa orienta-la, para que ela retorne a cuidar de si.
Atenciosamente.
Celeste.

Psicóloga Celeste Martins Psicólogo em Rio de Janeiro

134 respostas

5 JUL 2017

Olá Leonardo, percebo pelo seu relato que você está em sofrimento por causa desta situação da rejeição de sua namorada. Como você alega ser uma pessoa que tem traços de ansiedade generalizada e depressão seria saudável para a sua saúde mental procurar ajuda de um acompanhamento psicológico para trabalhar estes sintomas e como lidar com a situação com a sua namorada de uma forma saudável que possa lhe possibilitar um equilíbrio emocional e psicológico saudável para que você se fortaleça e encontre caminhos e possibilidades de decidir se quer ou não continuar neste relacionamento que está comprometendo a sua saúde psicológica.
Att. à Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

4 JUL 2017

Bom dia Leonardo.
O importante nesse momento é se cuidar, procure ajuda psicológica e psiquiátrica sim. Você precisa se fortalecer e elaborar o término dessa relação. Pode ser um processo pouco lento, o importante é não desistir. Quanto a sua ex namorada, diante do seu relato ela não parece estar bem, ela precisa voltar ao tratamento. Porém não é uma tarefa sua.
Continue se cuidando.
Estou a disposição.
Psicóloga Marijara Pereira

Café, Psicologia e Mulher Psicólogo em Araguari