Me sinto apática e morta por dentro e mesmo assim continuo chorando

Feita por >Luna · 27 ago 2020 Ansiedade

Acho que devido aos fatores de 2020 todos estão se sentindo frágeis de algum modo. Eu tenho um histórico de ansiedade, então isso aumentou durante a quarentena. Em algum momento tive que ir ao hospital com coração acelerado e angústia no peito. Era ansiedade. Também tive que iniciar o TCC e foi exaustivo e assustador, me colocou no limite. Eu aguentei e fui resistindo. Eis que tive um problema de saúde e tudo começou a perder o sentido... a vida, a faculdade, existir de uma forma geral. Não há livros, músicas, comidas, banhos quentes, roupas limpas que me façam sentir melhor. Não tenho sonhos nem vontades. Tenho faltado às aulas online e não tenho mexido um dedo pelo TCC. Não vejo razão para nada e não me importo com nada também. Mas ainda choro às vezes.

O que poderia ser isso? Não me assusta, mas gostaria de entender.

A melhor resposta 30 AGO 2020

Luna

Boa Noite

Você se cobra muito ? Você é perfeccionista?
Calma, você não precisa ser perfeita em tudo.
Esse curso que você está terminando, realmente é o curso que faz seu coração pulsar ? Ou o fez por conta da familia ou outro motivo qualquer ? Será que você não está se boicotando para não se graduar?
Respostas para essas perguntas podem te levar a uma melhor compreensão do que está ocorrendo com você? Lembrando que todas as respostas estão dentro de nós.
Recomendo fazer minutos por dia de reflexão mediante silencio e prestando atenção na sua respiração. Relaxe. Respire fundo quando sentir uma angustia.
Recomendo também terapia.

Silene Silva Psicóloga Psicólogo em São Paulo

3 respostas

29 AGO 2020

Olá Luna! Obrigada por sua participação.
Percebo seu sofrimento, mas é difícil dizer o que pode ser, apenas com um recorte da situação que você está vivendo.
Como estamos durante a pandemia e você já apresenta histórico de ansiedade, é comum que os sintomas se agravem neste triste período e, além disso, há o TCC e as aulas da faculdade.
Acredito que o melhor a se fazer nesse momento é você iniciar o processo terapêutico. Lá o profissional poderá avaliar seu quadro com qualidade e fazer as devidas orientações, assim como auxiliar você a criar estratégias para lidar com a ansiedade e quem sabe até cessar com ela! Pense sobre isso.
Espero ter contribuído. Qualquer dúvida estou à disposição.

Abraços,
Bruna C. Laureanti R. - Psicóloga
CRP 08/30665.

Bruna Cristina Laureanti Ribas Psicólogo em Curitiba

169 respostas

29 AGO 2020

Olá Luna.
Grata por sua pergunta.
Em épocas de pandemia e isolamento sintomas de depressão e outras doenças fisiológicas podem se acentuar. A depressão aguda pode levar a esse quadro de desânimo. Mas pode também ser uma depressão crônica, você não comentou qual doença tratou antes. Fatores hormonais, como hipotireoidismo, também podem abaixar o metabolismo e causar deficiências de iodo, selênio, ferritina, testosterona, ou outros problemas nas células do corpo que podem ser detectadas através de exames. O excesso de stress, excesso de radiação elétromagnética, alimentação processada, alimentos industrializados que oxidam as células, sedentarismo. Coma alimentos naturais sem açúcar e sem alimentos industrializados. Faça exercícios físicos todos os dias, comece devagar e aos poucos e aumente a intensidade. Faça meditação. Procure ajuda do profissional da psicologia para falar de seus sentimentos e emoções.
Fico à disposição,
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

28 AGO 2020

Olá Luna, tudo bem?

Olha, todas essas expressões, tanto internas como externas, podem estar te afetando das mais variadas maneiras, como o desânimo, o estresse... tudo isso atrapalha, e muito a nossa vida

Mas pense que tudo isso será algo temporário, que falta pouco para você concluir seu tão sonhado curso e ter seu diploma em mãos, e logo vão começar a distribuir as vacinas pelo mundo, pois ela não ficará aí para sempre

Agora se estiver muito difícil aguentar tudo isso procure rapidamente um psicólogo

Abraços

Murilo Vital

Murilo Vital Psicólogo Psicólogo em Limeira

139 respostas

28 AGO 2020

Oi Luna, sou Geime Rozanski – Psicoterapeuta.
Tua ansiedade diz que tem muita coisa para fazer, muita vontade de se realizar, mas não está conseguindo, por fatores ambientais (Coronavirus) e também com questões pessoais (Valores, crenças, adestramento, falta de empoderamento)
Tudo o que sente é resultado da tua adaptação ao meio. Deixou de investir em ti mesma.
Respeita teu sentimento.
Não veio aqui para satisfazer os outros, veio aqui para se realizar e ser feliz, fazer o que gosta, como gosta e deseja e não como outros dizem.
A vida que está em ti, deve ser vivida com ousadia e “rebeldia”, com liberdade e responsabilidade pelas escolhas e decisões que toma.
Outra coisa é o sistema que te exige de uma forma específica. Com o sistema deve agir com muita flexibilidade e tolerância para poder dar-se bem com o ambiente, MAS NUNCA DEIXANDO DE FAZER O QUE GOSTA E O QUE QUERES.
Não é estudando, fazendo cursos que vai se realizar... este é sistema que diz que DEVES fazer.
Até podes fazer... se isto é também desejo teu. Claro que agora, que falta pouco, estás com o TCC em andamento, não vai eixar cair a peteca, mas comece a ter mais cuidados contigo mesma. Ouça mais teus sentimentos e faça mais teus desejos. Por aí vai começar a resgatar a tua essência, vai começar a sentir satisfação na vida.
A vida é movida pelo prazer, criatividade e alegria e não pelo dever, sofrimento e sacrifício.
Se puder, faça Psicoterapia, é o melhor investimento para consigo mesma.

5817 respostas

28 AGO 2020

Oi Luna! Grato por participar. Você experimenta uma crise centrada no panorama atual. A saída será dar o primeiro passo. Seu relato diz que você não é assim; está assim. Fale com tuas pessoas próximas de profunda confiança e amizade. Não fique sozinha, assim como movimente-se. Comece a fazer as coisas (uma de cada vez). Faça atividade física, movimente-se, escreva alguma coisa todo dia, para o TCC, mesmo que seja uma linha, mas escreve. Inicialmente não se preocupe com a qualidade, deixe para depois.
Resgate sonhos e planos que estão adormecidos desde os seus cinco ou seis anos de idade, viaje mentalmente a possibilidade de realizá-los.
A vida é uma construção, que na história, apresenta muitas situações difíceis: guerras, crises econômicas, revoluções, guerras, peste negra, etc.
As pessoas passam por elas, aprendem com elas, tornam-se mais fortes.
Será muito rico você ser ouvida pelo senso científico de um psicólogo.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: ética, solidariedade, comunicação, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8644 respostas

28 AGO 2020

Olá. Muito obrigado por seu contato.
Como mencionou que já tem histórico de ansiedade, importante entender qual o gatilho que está fazendo ela aflorar. Se o TCC, a pandemia, relacionamento?
A terapia Cognitivo Comportamental pode colaborar muito nesse processo.
Estou à disposição

Roberto Luiz Junior Psicólogo Psicólogo em São Paulo