Sinto que minha vida já foi longa de mais.

Feita por >IZABELI GRAZIELLY SILVEIRA DOS SANTOS · 2 mar 2023 Abordagem psicológica

Completei a pouco 31 anos.
O sentimento que minha vida já foi longa de mais me acompanha a muito tempo, desde a adolescência.
Minha criação inteira foi difícil, hoje reconheço traços narcisistas na minha mãe.
Ela saia para trabalhar e nos trancava em casa sem comida e eu cuidava da minha irmã mais velha.
Quando um dos namorados bateu na minha irmã ela ficou ao lado dele na delegacia.
Meu pai não era diferente dela, apanhava muito com fios e galhos,fui abusada por algumas pessoas. Fiquei ao lado da minha irmã duas vezes enquanto ela tentava se matar e me incentivava também mas eu não queria deixar meu irmãozinho sozinho.
São alguns exemplos de uma vida caótica. Casei cedo e sai de casa, foi a semana mais feliz da minha vida e a única que senti felicidade de verdade. Eu tinha comida e paz. Mas até hoje esse vazio nunca me deixou. Tenho duas filhas e estou viva por elas mas eu não queria e isso me dói. Eu vejo beleza na vida, amo ler e a natureza, dou risada mas em qualquer momento mesmo feliz não seria minha escolha continuar aqui e, não ter essa escolha pesa muito. Sinto que vivo uma mentira pois choro toda vez que fico sozinha e enfim posso mostrar meu verdadeiro rosto. Na frente delas eu brinco, damos muita risada e vivemos normalmente mas não é assim que me sinto por dentro. Elas são incríveis e não merecem sofrer mas esse esforço pra aparentar estar bem me cansa. Elas acham que sou uma boa mãe, crio com carinho, amor e atenção mas eu só sinto apatia e não queria mais estar aqui.

A melhor resposta 11 MAR 2023

Oi Izabeli, sinto muito que você tenha passado por tantas dificuldades na vida. Seu relato é comovente e mostra que você é uma pessoa forte por ter superado tantas adversidades.

É normal sentir-se vazio, sem sentido e desmotivado quando se passa por tanta dor e trauma. No entanto, é importante lembrar que você não precisa lidar com isso sozinha. Há muitas opções de ajuda disponíveis que podem ajudá-la a lidar com seus sentimentos e a encontrar um sentido para sua vida.

Uma opção é procurar ajuda de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra. Nós podemos ajudá-la a entender seus sentimentos, a lidar com o trauma e a desenvolver habilidades para lidar com a apatia e a falta de sentido na vida.

Além disso, pode ser útil encontrar uma comunidade de apoio. Isso pode ser um grupo de apoio para pessoas que passaram por traumas semelhantes, um grupo religioso ou uma comunidade de amigos em quem você confia. O importante é ter alguém com quem você possa conversar e compartilhar suas experiências.

Lembre-se de que a vida pode ser difícil, mas também pode ser bonita e significativa. Tente se concentrar nas coisas que lhe trazem alegria e propósito, mesmo que sejam pequenas. Seus filhos são uma fonte de amor e alegria em sua vida, e eles merecem ter uma mãe feliz e saudável. Com ajuda e apoio, você pode encontrar um caminho para uma vida mais feliz e significativa.

Um grande abraço.

Filipe Araújo Psicólogo em Recife

44 respostas

6 MAR 2023

Olá Izabeli, espero que esteja tudo bem com você.

Você apresenta motivos, e bons, para seguir seu caminho em direção ao que você deseja para sua vida. Seus momentos de alegria e felicidade são verdadeiros, e você já parou para pensar que pode escolher se identificar mais com eles, do que com seus momentos de tristezas? Perceba que você tem se identificado mais com sua tristeza e com suas dificuldades, e isso passa a ser uma escolha sua, que não tem relação com seus pais, com seu marido, mas sim como a forma que você está construindo sua experiência neste mundo. Não deixe que momentos passageiros de tristeza e angústia sejam as diretrizes para você experimentar a realidade, e compreenda que eles são apenas momentos, passageiros, que não devem permanecer em nossa existência para sempre. Podemos sim escolher quanto tempo deixamos eles permanecerem, da mesma forma que podemos escolher prolongar nossa felicidade e nosso bem estar. Podemos aprender meios que nos permitam nos sentir bem, e desfrutar de uma vida mais plena, com aquilo que temos a nossa volta. Você tem muitas coisas boas a sua volta, porque não focar um pouco mais sua atenção neste momentos, e começar a compreender que podemos ter isso, que podemos experimentar o lado bom, e fazer com que ele seja realmente parte de nossa vida e de nossa existência? Um passo importante para que você possa realizar isso, é buscar autoconhecimento, para entender de onde vem essa apatia, esse choro, essa angústia. Esse não é seu verdadeiro rosto, pois nosso "rosto" é composto de várias "faces", e podemos escolher que faces queremos enfatizar, e quais faces devem ser deixadas de lado, porque não nos servem. Um Psicólogo pode te ajudar nesse processo de autoconhecimento, e pode te auxiliar muito neste momento. Comece a aprender esse lado bom agora, e projete um futuro mais feliz e cheio de realizações pessoais para você. Você merece isso também, seus filhos merecem isso, e a escolha está com você.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

4 MAR 2023

Olá Izabeli
Voce é uma boa mãe, apesar de se sentir não bem ainda como pessoa.
Izabeli, tua mãe teu pai fizeram do jeito que eles sabiam e conseguiam... eles não conseguiram ser malhor!
Mesmo assim, voce está aqui, hoje, passou por todas estas provações...
Precisa se recuperar, precisa se conhecer quem realmente voce é, qual a sua identidade...
Precisa corrigir as informações que tem na sua mente do que é a vida... não a vida de sofrimento; a vida não prevê o sofrimento.
Fica triste hoje porque voce sempre busca na sua mente as referências da experiência passada... O passado, passou e precisa passar pelo passado e viver o momento presente.
Voce foi forte, passou por tudo o que passou e está agora com suas filhas... viva este momento e não as recordações do passado.
Quando estas recordações te surgirem na mente, deixe passar e não corra atrás delas; Assim, conseguirá deletar as velhas recordaçoes e colocar novos padrões de experiências.
Quando puder e quiser, faça Psicoterapia para ser auxiliada.
Abraços

5817 respostas

3 MAR 2023

Olá Izabelli! Obrigado por escrever. Peguei algumas partes centrais de tua atitude de escrever aqui. Primeiro: o ato de escrever nos provoca para conviver com você, interagir, ponderar com você. Depois pequei outra parte: ..."Eu vejo beleza na vida, amo ler e a natureza, dou risada..."
Há muitas leituras a fazer, há muita beleza na vida, há muito encanto na risada.
As filhas acharem que você é uma boa mãe, você criar com carinho, amor e atenção, são muito maiores do que as outras partes do texto.
Vamos conversar?
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e antidemocráticos.

8607 respostas

3 MAR 2023

Olá! você estar precisando de ajuda? Então agende uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém