Como lidar com a vida de universitário morando sozinho longe da família?

Feita por >Samuel · 3 nov 2017 Ansiedade

Tenho muita dificuldade de conciliar os estudos pois me sinto ansioso quando fico sozinho e não consigo estudar

A melhor resposta 3 NOV 2017

Samuel, bom dia! Fico feliz por ter se aberto por aqui. Realmente o período da escolha e a responsabilização da mesma, com mudança de vida, de rotina, de amigos é um processo de amadurecimento que vem de uma vez só para os jovens hoje em dia. E muitas vezes, os mesmos não buscam ajuda profissional para conhecer-se ainda mais e ganhar segurança nesta fase e momento turbulento. São várias situações como: construir e manter as relações (as antigas do colégio, a família, amigos e as novas da Universidade), as matérias passam a ser mais específicas (várias opções tanto teóricas quanto práticas nas redes sociais e sites), novas responsabilidades (na Universidade não acompanham o tempo do intervalo com alguém cobrando presença, exercícios prontos). Só o universitário na formação do seu profissionalismo que faz a sua carreira, o seu caminhar! E olhar para isso é de suma importância para o amadurecimento! Por isso acredito ser importante a busca por um processo terapêutico com Psicólogo em sua cidade. Espero ter lhe ajudado! Para quaisquer outros esclarecimentos ou acompanhamento, estou à disposição. Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro

353 respostas

6 NOV 2017

Boa tarde Samuel,
sua questão é comum a outras pessoas, a dificuldade de planejamento, de firmeza em suas resoluções e na prática de alternativas para a questão, aliada a dificuldade de não saber conviver consigo mesmo, gera angústia. Pois todas as coisas comuns a essa realidade indicam que o centro da sua vida não é você, são outras coisas, pessoas e situações que vc não conseguiu resolver! Sendo assim...procure alternativas temporárias para compreender sua situação, amenizar os sintomas e em seguida começar a dar um passo para resolver essa questão!
Faça relaxamentos, reflita sobre os sintomas e questões que te incomodam e trace um plano para intervir sobre elas!
procure um psicólogo em uma sessão presencial para começo e investiguem juntos que falta para começar a desenvolver e ficar feliz com suas próprias escolhas!
Att.
Thalita Ribeiro

Thalita Coutinho Ribeiro Psicólogo em Belém

71 respostas

5 NOV 2017

O trabalho do analista consiste em despertar aquilo que já existe dentro da pessoa. É a arte de despertar o sujeito para seu potencial criativo genuíno. A finalidade não é curar, e sim favorecer o crescimento interior por meio das dificuldades pessoais.
No decorrer do trabalho analítico há a proposição de que pelo falar, pelo escutar e pelo fazer criativo nos confrontamos com nós próprios. Pôr-se em processo analítico é possibilitar o existir permeável a outros saberes. É despertar para o próprio caminho de vida como processo natural com sentido, finalidade e objetivo; é a experiência interior.
A experiência interior se torna experiência de vida quando vivida com todas as suas implicações. A psicoterapia tem como objetivo auxiliar pessoas que sofrem ou estão com dificuldades na vida e não conseguem resolver sozinhas. Na terapia o analisando é convidado a, num espaço seguro e sigiloso, explorar seus afetos, pensamentos e fantasias que compõem o cenário de seu sofrimento.

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

5 NOV 2017

Olá Samuel, entendo bem esse sentimento, de angústia, de ansiedade e de solidão.
O início é normalmente bem difícil até que não tenha feito um ciclo de amizade que lhe proporcionará mais segurança e acolhimento.
Mas tente ver o lado positivo, que é o enfrentamento de um mundo novo em que vc será o único responsável, seu crescimento interior, o desenvolvimento do seu lado intelectual, a nova história que começou a construir. Quando voltar de férias para casa, perceberá o quanto está diferente e o quanto cresceu.
Sugiro a você que busque um psicologo (a), que lhe ajudará passar por esse período de crescimento.
Samuel, crescer dói, sair da casca dói, mas faz parte do seu desenvolvimento, siga em frente.
Espero tenha de ajudado
Abraço
Vera Pelizzari

Vera Pelizzari Psicóloga Clínica Psicólogo em São Paulo

295 respostas

5 NOV 2017

Deve ser uma situação nova pra você e isso é algo que precisa ser refletido. Existe também a perda do contato mais frequente que te faça de certa forma um suporte. Você agora está aparentemente sendo mais cobrado pela responsabilidade. A terapia pode sim lhe ajudar.

Cristiano G. Bezerra Psicólogo em Recife

87 respostas

4 NOV 2017

Oi Samuel, é natural essa angustia de sentir-se só. Uma sugestão é que você busque novos contatos sociais e formas de contato com as pessoas que você gostam que estão longe de você. Você fica distraído porque há em você, provavelmente, essa necessidade de contato com essas pessoas. Procure ter uma rotina, fazer atividade física e focar nas suas atividades. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

4 NOV 2017

Boa tarde.
Você está numa nova fase da vida. É comum nessa etapa o surgimento de várias emoções, dentre elas a ansiedade.
Procure ter um tempo para lazer, fazer algo que te acalme e te traga sensação de felicidade.
Caso essa ansiedade esteja atrapalhando seu estudo e seu bem estar sugiro procurar um psicólogo em sua região.
Fico à disposição.
Psicóloga Ana Luiza Clemente.

Ana Luiza Clemente Psicólogo em Rio de Janeiro

2 respostas

4 NOV 2017

Olá Samuel!
Caso possua disponibilidade e interesse seria indicado iniciar a psicoterapia para dividir estas questões de sentir-se sozinho e longe da família.
O acompanhamento psicológico pode favorecer o bem estar e consequentemente a concentração nos seus estudos.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

4 NOV 2017

Certo Samuel,
Acho que você pode encontrar alguém pra conversar com quem tu possa "se escutar" sobre quais sentimentos e lembranças você tem de casa. O que está sentindo pela sua família? É saudade? É culpa? Quais as expectativas que você tem sobre este estudo e essa mudança de casa? Parece- me que você se beneficiaria caso possa se abrir sobre as idéias que passam na sua cabeça em relação à mudança e aos estudos. Grande abraço

Nathaniel Pires Raymundo Psicólogo Psicólogo em Porto Alegre

5 respostas

4 NOV 2017

Olá Samuel,
essa fase faz parte do amadurecimento.
Aproveite que está longe começa a trabalhar alguns pontos da sua vida que te fortalecerão:
- relacionamento social (as novas amizades; continue em contato com as antigas);
- foque nos estudos como projeto de vida;
- cuide da sua saúde física;
- faça esportes;
- fique em contato com a natureza;
- administre os seus recursos financeiros;
- viva uma relação amorosa, permita-se;
- busque estágios ou trabalhos de período curto, até voluntário;
- saia de casa, passeie, divirta-se;
- avalie como está a sua espiritualidade;
- entre outros. .
Você precisa pensar que não perdeu ninguém, apenas está um tempo distante para crescimento profissional. Esse crescimento profissional, juntado com a distância te fará crescer emocionalmente, te trará uma maturidade e independência fantástica.
Se você ainda continua desconfortável procure um psicólogo na sua cidade. Vai te ajudar na angústia criando estratégias de enfrentamento.
Fico à disposição.

Marci Kraft Psicólogo em Joinville