Como lidar com a família do marido tóxica, com todos morando no mesmo quintal?

Feita por >Evelyn da Silva Marques da Conceição · 21 jun 2020 Desenvolvimento pessoal

Bom dia! Minha situação é a seguinte,moro no quintal da família do meu marido.eles sempre gostam de saber uns da vida do outro e isso eu não gosto porque sou discreta e eles são totalmente o oposto.gritam riem alto estão sempre falando uns mal dos outros e querem sempre estar juntos.estou grávida e prefiro me resguardar ficar na minha .minha cunhada que é visinha de porta também está e sinto que tudo que eu vou fazer ela quer saber me sinto sufocada e todos falam mal de mim e meu marido por ele esta trabalhado nesta quarentena pra poder sustentar nós 3 ja que teremos um filho.a família dele não concorda com isso mais ninguém diz isso na cara dele ,ai quando ele sai pra trabalhar todo mundo se junta e começa a criticalo e a mim também porque to querendo vida boa e ficar em "dormindo"ouvi meu sogro dizendo isso pra minha cunhada .pior que ninguém me defende optei então ficar de resguardo nos meus pais pra ter um pouco de paz daqui a 2 meses.eles tem ciumes se fico muito tempo com meu marido e se ate se fico em casa sozinha .Ate quando saímos eles criticam que quero sair mais tudo entre eles não falam na minha cara .mais fazem questão de falarem na minha porta tudo isso.sinto pressionada e muito emotiva com esta situação estou grávida e isso mexe comigo .sinto que ninguém aqui é verdadeiro e não consigo confiar neles por isso.e minha cunhada tem pressão alta desde que nasceu percebi que todos são muito protetores ,por ela estar gravida tambem cuidam muito dela fazem quase tudo pra ela; e eu faço minhas coisas sozinha porque consigo fazer sem me cansar muito.e meu marido me ajuda so que ai ela critica com a família que eu sou ruim por fazer minhas tarefas domésticas sozinha por me achar melhor e saudável. Ela quer ficar no meu pé o tempo todo e diz pra todo mundo que não ligo pra ela que não to nem ai pro filho dela que eu sou egoista de ficar na minha casa todo dia e não querer incomodar ninguém. O que faço nesta situação? Texto muito grande mais precisava expressar tudo!.

A melhor resposta 22 JUN 2020

Olá Evelyn
O fato de estar grávida, te deixa muito mais sensível a tudo que acontece a sua volta. No entanto, conviver com a família não costuma ser uma boa opção, seja a sua ou a dele. Se puder, procure um local para morar, mesmo que seja perto, mas que seja o seu espaço. Aprenda a ser assertiva com suas palavras e a colocar limites, explique seus sentimentos para estas pessoas, talvez faça alguma diferença.
Procure ajuda psicológica, assim poderá ter mais recursos para enfrentar estas situações.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

23 JUN 2020

Evelyn,
E porque estão morando aí?
Não tem como ir morar longe deles? Ou pelo menos mais afastados para manterem a privacidade?
Se não tem como, o negócio é não ouvir o que eles falam... não levar em consideração.
Provavelmente quando tu não ouvir mais eles, eles param de falar!
O problema não é eles... problema é voces que moram junto com eles...
O mundo é grande, tem espaço em outros lugares...

5817 respostas

22 JUN 2020

Olá, Evelyn, tudo bem? Realmente é uma situação desgastante ter que lidar com as expectativas do Outro. A todo momento ser colocada nesta situação de impasse, ainda mais com a família. Como você está grávida, aconselharia não entrar nesse jogo de fofocas. Tenta abstrair toda a situação, e conversar com seu marido sobre, e quem sabe até com eles. Talvez há algo que não esteja resolvido, e por isso essa situação está ocorrendo. No mais, seria muito bom para você e seu bebê uma terapia, pois esses momentos estressantes podem somar em ansiedade ou depressão. Caso precise de ajuda, não hesite em procurá-la.

Anônimo-377106 Psicólogo em Maceió

48 respostas

22 JUN 2020

Olá Evelyn! Grato por participar. Você relata uma situação que acontece com a maior parte das pessoas, quando a medida de aproximação ultrapassa um limite confortável. A privacidade de cada um, o tempo para respirar e estar consigo mesmo é diminuído, gerando a sensação de sufocamento e a falta de autonomia. Podemos entender que mudar de casa é uma possibilidade bastante distante para o momento. Você precisa ter a tua harmonia interna, precisa ter o tempo teu. De outro lado é preciso ponderar que cada família é um universo diferente, construído por décadas de formação de costumes. Nesse sentido, eles estão diferentes, mas é o jeito deles. As falas refletem muito mais a comunicação impulsiva (de quem está à vontade, relaxado) do que a expressão precisa da verdade. Por isso não é adequado você se incomodar com o rigor das falas. Também é importante você considerar que o que deve te dirigir é a tua verdade. Você trouxe da tua história, teus hábitos. Respeite-se, aprimore-se, conviva, mas minimize o desconforto. Mantenha tua harmonia interior: você logo será mamãe e terá um novo ser humano que trará muitas descobertas, estímulos, encantos, direcionamentos para novos hábitos, tanto teus quanto do teu marido, assim como daqueles que conviverem com vocês, após a vinda do bebê. Sendo possível, direcione sua mente para situações harmônicas. Não perca a direção de suas crenças, metas e objetivos. Estamos à disposição para maiores esclarecimentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente pra o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar a morte de mais uma pessoa próxima!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

22 JUN 2020

Evelyn boa noite! Você precisa urgente de terapia para aprender a lidar com essas pessoas. Abraços

Emmanuelle Machado Psicólogo em Macaé