Como lidar com pais dependentes?

Feita por >Gabi · 13 out 2019 Dependência emocional

Amo meus pais e admiro todo o esforço que fizeram durante a vida para criar minhas irmãs e à mim; sou a caçula de 3 filhas e minhas irmãs mais velhas são casadas há 6. Desde que minhas irmãs se casaram e eu fui a única que fiquei em casa, meus pais passaram a ficar dependentes de mim ao extremo. Quando saio de casa para me divertir com os meus amigos ou até mesmo participar de eventos do trabalho eles mandam mensagens o dia todo, perguntam se já estou chegando em casa mesmo que não tenham se passado duas horas depois da minha saída e a todo momento me solicitam para alguma coisa; desde opiniões sobre algo do trabalho deles ou para a compra de coisas novas para nossa casa. Geralmente eu sou bem família, mas confesso que toda esta atenção me sufoca, quando estou sozinha no meu quarto e preciso ter um momento de paz realizar meus afazeres ou descansar, minha mãe entra sem bater na porta ou pedir licença e acha que devo parar meus afazeres para atendê-la e inclusive mudou o computador de uso dela para dentro do meu quarto alegando que a casa não tem espaço para colocar na sala, com isto perco minha privacidade e muitas das vezes quando quero dormir, preciso esperar ela terminar de usar para ir deitar. Quando estou no trabalho ou estudando ela me manda mensagens com uma lista de afazeres para serem terminados quando eu chegar e o tempo todo só fala do trabalho dela. Meu pai geralmente é fechado mas quando encontra comigo só acaba por fazer diversas reclamações sobre o quanto minha mãe o irrita e o quanto ele já está cansado de trabalhar e de todo o resto. Quando o assunto é minha vida pessoal eles acham que devem escolher um homem para mim pois já estou solteira há algum tempo mas sou jovem (24 anos) e inclusive já tentaram arrumar encontros com filhos de conhecidos da família mesmo que eu esteja tranquila com isso. Planejo ter minha casa própria e estou me organizando para sair de casa mas todas as vezes que pedi orientação ou os inclui em meus planos eles sempre me colocam pra baixo dizendo que é melhor ficar com eles do que ter gastos em morar sozinha ou com amigos logo nos primeiros anos de vida adulta. Tenho ao máximo ser paciente mas me sinto mal ao voltar para casa e me sinto melhor e mais leve quando estou longe dos meus pais. O que devo fazer?

A melhor resposta 15 OUT 2019

Gabi eu sei que é complicado ter uma familia que nos sufoca, porém você precisa se posicionar de uma forma natural e racional , falando para eles o que você sente e como está se sentindo nesse momento, e caso isso não funcione busque por uma terapia familiar.

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

14 OUT 2019

Olá Gabi! Comecemos pela necessária repetição: os pais sempre querem o bem dos filhos, a partir da experiência deles pais (para o que acreditam ser bom para os filhos). De outro lado, as pessoas da sua idade tendem a considerar que as impressões dos pais são equivocadas e desnecessárias. Na verdade, é preciso ter sabedoria para filtrar as coisas. Os pais, de fato tem experiência de vida. De outro forma, os vinte e quatro anos seus são muito diferentes de como era os vinte e quatro anos, na época deles. Tenha uma conversa franca com eles, avise que você não poderá ficar a todo momento conectada com eles, mas faça esforço por deixá-los seguros e tranquilos. Você pode administrar a troca com eles, de forma a colocar em níveis razoáveis, sem se sentir culpada. Morar fora, ter espaço próprio tem seus benefícios: gera autonomia, independência, liberdade. As pessoas, em idades próximas à sua, caminham para isso. Por outro lado, morar e administrar outros espaços apresenta lá seus problemas. Morar com os pais apresenta seus inconvenientes, mas também trás algumas acomodações. Namorado, casamento, não é encontro, é construção, precisa ser construção a dois: você e a pessoa que vivenciar com você, essa escolha mútua. Cabe ressaltar: a essência é a construção (administração, condução) da qualidade da interação. Um abraço: Ary Donizete Machado.