Eu gosto de uma pessoa, mas ao mesmo tempo quero ficar o mais longe o que fazer?

Feita por >Janaina · 20 set 2020 Dependência emocional

Eu moro só com meu marido tem 2 ano, 3 anos atrás vim pra outra cidade e ficamos morando eu ele e a irmã dele durante um ano. A irmã dele me ajudou muito, me ajudou a evoluir bastante, pois eu estava em uma cidade nova, ela me conseguiu emprego e viramos amigas, mas a minha cunhada tinha alguns problemas ela não gostava de ser contrariada e brigava muito com meu marido. Eles brigavam ao ponto dela querer matar ele e até ameaçar se matar, ela queria ter controle de tudo, a gente não podia sair que ela brigava, falava que estávamos jogando dinheiro fora, se nós brigassemos ela ficava com raiva da gente e falava que isso era coisa de criança. Várias vezes eu e meu marido formos dormir juntos brigados um com o outro pra ela não perceber que estávamos brigado. Ela tinha surtos ameaçava se matar, reclamava de tudo até hoje, ela só me fala de problema e mais problema, ela sempre dizia que ia se matar e eu ficava desesperada. Graças a toda essa situação eu adquiri ansiedade.
Mas nós raramente brigávamos pq eu evitava sempre o confronto com ela e aceitava tudo o que ela falava mesmo ela estando errada tudo pra evitar confusão, quando eu fazia algo que sabia que ela não gostava eu entrava em Pânico começava a passar mal, pois sabia sua reação. Eu evitava sair com meu marido, fazer coisas que eu gostava, até mesmo cuidar de mim pois sabia que irritaria ela. Mas ela não falava isso diretamente, ela sempre dizia que a gente podia fazer o que quisessemos, mas quando fazíamos era um inferno. E eu sempre lá, até briguei várias vezes com meu marido por ela, pq eu defendia ela mesmo não acreditando na razão dela, eu defendia ela mesmo sabendo que ela estava errada pra ela não se sentir sozinha e continuar a confusão então eu ficava contra meu marido.
Hoje em dia não moramos mais juntos, mas ainda nos falamos, eu sempre ajudo ela, pois ela tem dois filhos e não tem amigos, nem a família dela ajuda ela. Meu marido mesmo que é irmão dela não ajuda ela, pois ele diz que quer distância dela, pq ela só traz problema e confusão pra vida de todo mundo. Eu já tentei me afastar, mas eu nunca disse pra ela que não queria mais falar com ela pq ela me faz mal, eu sei como ela vai reagir, vai dizer que eu me aproveitei dela, que eu só estou onde estou pq ela me ajudou e vai dizer que sou ingrata e falsa.
Eu estou doente, eu sinto raiva o tempo todo eu fico a madrugada toda pensando em tudo o que eu passei quando morávamos juntos, diversas vezes ela me diminuiu, mas quando meu marido jogava na nossa cara que ela me tratava mal eu dizia que era mentira que ela não me tratava mal, mesmo sabendo que ela me tratava mal. Isso me dá ódio, eu não quero ela perto de mim, mas quando ela me manda msg ou fala comigo pessoalmente eu fingo que não sinto nada disso e acabo sempre perto dela ajudando em tudo o que ela precisa.
Não consigo parar de pensar nela e em tudo que passei, chego a sentir ódio de tudo e por não ter dado limites, mas agora já eu gosto muito dela e não quero abandona-la pois ela não tem ninguém e não quero parecer uma amiga falsa e ingrata.

O que eu faço?? Me ajudem por favor, eu estou corroendo por dentro, eu fico tão feliz quando ela passa dias sem falar comigo, não gosto quando ela me manda msg, mas quando ela manda eu não consigo não responder, não consigo cortar laços. ME AJUDEM!!!!

A melhor resposta 22 SET 2020

Oi Janaina,
Eu entendo que você tem um lado bom de se preocupar com o próximo, ajudar... mas é preciso colocar limites em algumas situações, e me parece que você não está conseguindo lidar com tudo isso.
Agora precisa se concentrar em você, se cuidar, porque acabou se anulando muito e pelo que escreveu você não esta bem.
O processo terapêutico vai te ajudar a lidar com essa situação.
Fico a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicologa Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo